Queda de avião da Segunda Guerra fez 20 mortos na Suíça

(dr) JU-AIR

A linha de aeroplanos JU-52 foi fabricada pela Junker entre 1932 e 1952.

Cerca de 20 pessoas morreram no acidente de um avião militar antigo, no sábado (4), no leste da Suíça, informa a mídia suíça.

A aeronave, um bimotor Junker JU52 HB-HOT construído em 1939 na Alemanha, pertencia à JU-Air, fundada em 1982 por amigos da Força Aérea, informou a agência de notícias ATS.

O dispositivo, que pode transportar 17 passageiros e três membros da tripulação, caiu contra a vertente oeste do maciço Piz Segna, de uma altitude de 2.540 metros, no cantão de Grisons, leste da Suíça. Segundo o jornal suíço de língua alemã Blick, o avião estava cheio e o acidente teria resultado na morte das 20 pessoas.

Quase 48 horas depois do acidente, a polícia cantonal não forneceu qualquer balanço. A polícia informou que cinco helicópteros participavam das operações de salvamento e que o espaço aéreo acima do local da catástrofe tinha sido fechado até a noite deste domingo.

No site, a JU-Air expressa “sua profunda tristeza” e presta pesar aos “passageiros, aos membros da tripulação, às famílias e aos amigos das vítimas”, adiantando que seus voos estão suspensos.

O site da companhia informa que a JU-Air possui quatro aviões Juncker, de 1939, e que transportou mais de 14 mil pessoas em 2014 para voos curtos e turísticos. Os pilotos são antigos militares e profissionais, todos voluntários.

A companhia informa no site um único acidente, em 1987, no aeroporto de Coblence, no centro da Alemanha, do qual não resultou qualquer vítima.

A queda do JU52 HB-HOT foi um dos dois acidentes de aviação ocorridos no sábado na Suíça. Outro acidente de avião ocorreu na manhã de sábado, no norte do país, quando um avião de turismo com um casal e duas crianças a bordo caiu em uma floresta em Hergiswil, no cantão de Nidwald.

O pequeno avião se incendiou imediatamente após ter caído. Os socorristas não encontraram qualquer sobrevivente.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pessoas feias superestimam drasticamente suas aparências

Pessoas pouco atraentes parecem menos capazes de julgar com precisão sua própria atratividade, e tendem a superestimar sua aparência. Não faltam disparidades entre pessoas atraentes e pouco atraentes. Estudos mostram que os mais belos entre nós …

Noruega acusa Pequim de ciberataque contra serviços do governo

Pela primeira vez na história, o Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em inglês) identificou a China como sendo responsável por um ataque hacker contra as autoridades do país nórdico. A agência de …

China supera marca de 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 aplicadas

Quantia representa mais de um terço das doses aplicadas no mundo. Após início lento da imunização, autoridades chinesas querem vacinar completamente 40% da população até o final de junho. O número de doses de vacinas contra …

Brasileiros protestam no exterior contra Bolsonaro e gestão da epidemia

Dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro e sua gestão da pandemia, que já deixou mais de meio milhão de …

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …

Por que a imunidade de rebanho está longe de ser realidade

Embora costume ser apresentada como simples cálculo matemático, alcançar a imunidade de rebanho não é tarefa fácil. Ela não só depende da infecciosidade das variantes, como da adoção de medidas sanitárias pela população. Apesar das campanhas …

Uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, realizada em regiões da Europa, o uso recreativo da planta pode …

EUA terão feriado para comemorar fim da escravidão

Data já celebrada na maioria dos estados vai se tornar feriado federal. O "Juneteenth" lembra dia em que os últimos escravos negros foram libertados no país, em 1865. Após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos na …

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles. A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos …