Queda de avião militar na Argélia mata mais de 250 pessoas

Rob Schleiffert / Wikimedia

O exemplar de um Ilyushin-76

Um avião militar caiu, nesta quarta-feira (11), pouco depois da decolagem próxima de uma base da Força Aérea argelina em Boufarik, 30 quilômetros a sul de Argel, capital do país. O ministério da Defesa do país informou a morte de 257 pessoas.

Inicialmente, segundo a a agência de notícias oficial local, a APS, bem como várias cadeias de televisão argelinas, o avião seguiria com cerca de 100 militares a bordo. O número foi corrigido ainda pela manhã.

Ainda não há informações sobre eventuais sobreviventes, com a mídia transmitindo imagens ao vivo do veículo em chamas. Uma fonte oficial do Ministério da Defesa argelino afirma que o acidente fez 257 mortos, informação confirmada pela proteção civil e divulgada pelo G1.

“Há mais de 100 mortos. Mas não temos certeza ainda”, afirmou Mohammed Achour, porta-voz da agência de proteção civil argelina, citado pela AP. O número de vítimas mortas pode aumentar para 200, segundo fontes locais citadas pela BBC.

Vários serviços de emergência estão no local onde o avião caiu, em um campo agrícola, depois de decolar da base aérea de Boufarik, 30 quilômetros a sul de Argel.

O avião militar (II-76) seguia para outra base aérea militar em Bechar, no sudoeste da Argélia, mas antes tinha previsto fazer uma parada em Tinduf (sul), cidade que abriga milhares de refugiados do vizinho Saara Ocidental, anexado pelo Marrocos e alvo de uma disputa com a Frente Polisário.

O governo e as forças armadas argelinas já ordenaram uma investigação para apurar as causas do acidente.

Há quatro anos, em fevereiro de 2014, 77 pessoas, entre militares e respectivos familiares, morreram na queda de um avião Hércules C-130, da Força Aérea argelina, que caiu em uma zona montanhosa próxima de Oum El Bouaghi.

Apenas um passageiro sobreviveu ao acidente, que o Ministério da Defesa argelino atribuiu às más condições atmosféricas.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …

Dinossauros foram extintos por impacto de asteroide, defende pesquisa científica

O mistério que levou ao fim da era dos dinossauros motiva pesquisadores do mundo inteiro a debater o que teria provocado essa extinção. Um novo estudo busca descartar a teoria de que a atividade vulcânica …

Microsoft assume compromisso de ser uma empresa carbono negativo até 2030

A Microsoft fez uma transmissão ao vivo para contar ao mundo o seu engajamento com o meio ambiente, a fim de trazer um futuro mais sustentável. Em apresentação conduzida por Satya Nadella (CEO), Amy Hood (CFO) …

Marine Le Pen se lança em pré-campanha presidencial

A líder da extrema direita francesa, Marine Le Pen, anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento de sua campanha “pré-presidencial”. O pleito acontece apenas em 2022, mas a candidata derrotada no segundo turno em 2017, que enfrenta …

Bolsonaro é autor de mais da metade dos ataques a jornalistas em 2019

Em todo o ano foram registrados 208 casos de ataques a veículos de comunicação e jornalistas, um aumento de 54%. Presidente foi responsável por 121 deles, afirma a entidade. O presidente Jair Bolsonaro, sozinho, é responsável …