Corrimento nasal permanente era vazamento de fluido do cérebro

Uma mulher norte-americana sofreu durante cerca de dois anos de corrimento nasal permanente e os médicos disseram que era das alergias. Mas, afinal, era um vazamento de fluido do cérebro.

Kendra Jackson, de 52 anos, começou a ter o corrimento nasal há cerca de dois anos e meio, depois de ter tido um acidente de trânsito, onde bateu com o rosto no painel de controle do carro, segundo relata a CNN.

O corrimento era acompanhado por tosse, espirros e enxaquecas. Kendra Jackson consultou vários médicos que disseram: o problema era das alergias. Por isso, ela tomou diversos tipos de medicamentos, mas nada resultou.

Até que, neste ano, foi diagnosticada com a origem do problema. Não se trata, afinal, de muco nasal, mas de um vazamento do fluido cerebrospinal, também conhecido por líquido cefalorraquidiano (LCR), que se deve a um pequeno buraco no crânio.

O fluido cerebroespinal é incolor e tem como função envolver e proteger o cérebro e a medula espinal, ajudando também a remover resíduos e distribuir nutrientes e outras substâncias pelo Sistema Nervoso Central.

“É um fluido que, na verdade, cobre o cérebro”, porque “o crânio é uma caixa fixa e o cérebro é um órgão macio e suave” que “precisa ser protegido” dos movimentos dentro dessa “caixa dura”, como salienta à CNN a rinologista Christie Barnes, que operou Kendra Jackson.

Portanto, é uma espécie de “almofada para o cérebro e para a medula espinal”, acrescenta Christie Barnes.

O fluido cerebrospinal está em constante produção no cérebro, sendo normalmente absorvido pela corrente sanguínea através da dura-máter, a membrana mais externa do cérebro e da medula espinal.

No caso de Kendra Jackson, um pequeno buraco no osso que separa as cavidades nasais e craniais, a chamada placa cribriforme, permitia a saída do fluxo para o nariz e para a boca.

Christie Barnes explica que a placa cribriforme é uma parte do cérebro que é “muito fina, menor do que uma batata frita”, e, portanto, um dos “locais mais comuns” para os vazamentos de LCR.

Esses vazamentos, que colocam a vida em risco e que aumentam as probabilidades de sofrerem infecções como a meningite, são raras e, habitualmente, provocadas por traumas na cabeça ou cirurgias.

O acidente de trânsito que sofreu pode explicar o caso de Kendra Jackson, que perdia cerca de meio litro de fluido por dia. “Ela acordava de manhã, depois de dormir na vertical em uma cadeira, e toda a frente da camisa estava molhada. Era muito fluido”, explica à CNN Christie Barnes.

A situação da norte-americana foi resolvida com uma cirurgia para tapar o pequeno buraco, com recurso a “tecido do interior do nariz” e a “gordura abdominal”, como conta a rinologista.

Kendra Jackson diz à CNN que o corrimento parou, depois da cirurgia, mas reclama que as enxaquecas continuam.

 

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …