Cientistas descobrem o que acontece no cérebro instantes antes da morte

(dr) baycrest.org

O cérebro pode funcionar no máximo durante cinco minutos sem oxigênio. Depois disso, o dano é irreparável.

Quais são os últimos processos que o cérebro do ser humano realiza antes de deixar de funcionar para sempre? A resposta a esta pergunta foi dada em um estudo de um grupo de cientistas dos EUA e da Alemanha, publicado em fevereiro nos Annals of Neurology.

O objetivo do estudo era observar o que acontece no âmbito neuronal quando uma pessoa deixa de viver, com o objetivo de identificar se a isquemia cerebral – a redução do fluxo sanguíneo no cérebro – pode ou não ser reversível, segundo a RT.

A conclusão foi que, passados alguns minutos sem receber oxigênio, os neurônios “se apagam”. O processo não é repentino. Pelo contrário, acontece dividido em duas fases.

Em primeiro lugar o cérebro fica numa espécie de “modo silencioso“.

Nesta etapa de depressão cortical sem propagação, os neurônios deixam de exercer suas funções quando detectam que há escassez de oxigênio, mas continuam ativos, uma vez que tratam de conseguir esse elemento de todas as formas possíveis.

Depois disso, os neurônios entram no “modo repouso“. Os neurônios começam a poupar toda a energia que podem e mantêm uma carga elétrica mínima, para poder se recuperar caso o oxigênio e o fluxo sanguíneo se restabeleçam.

Se isso não acontece no máximo em cinco minutos, os neurônios perdem suas ligações – ou sinapses – e morrem.

Os especialistas realizaram a análise em oito pessoas, das quais três padeciam de uma hemorragia subaracnoide – tinham sangue em espaços onde normalmente circula líquido cerebrospinal – e as outras cinco tinham sofrido um traumatismo craniano.

Os pesquisadores analisaram pacientes com lesões cerebrais graves para identificar com maior precisão o momento em que o cérebro humano deixa de funcionar.

O que acontece no cérebro quando o coração para de bater é um assunto que desperta muito interesse entre a comunidade científica. Vários estudos foram realizados sobre o assunto.

Em dezembro de 2017, os cientistas descobriram que a consciência continuava durante três minutos depois de o coração ter parado de bater, o que parece ser suportado por este último estudo. Além disso, cientistas divulgaram em outubro de 2017 que nós até sabemos quando estamos mortos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Morre Stan Lee

O ilustrador Stan Lee, mítico criador da Marvel Comics e pai de alguns dos mais famosos super-heróis de todos os tempos, faleceu nesta segunda-feira (12), aos 95 anos. Segundo notícia divulgada pelo TMZ, uma ambulância …

Buracos negros podem ressuscitar mortos cósmicos (só para matá-los de novo)

Os buracos negros são incríveis fenômenos espaciais que não param de nos surpreender. Um grupo de cientistas descobriu agora que alguns buracos negros podem trazer de volta à vida estrelas “zumbis” – e destruí-las. Os buracos …

Código neuronal da ansiedade pode ter sido finalmente descoberto

Os cientistas podem ter descoberto a assinatura neuronal da ansiedade e da tristeza. De acordo com um novo estudo, esses sentimentos podem estar associados à “conversa” entre duas áreas do cérebro.  Para a descoberta, os cientistas …

Debaixo do gelo da Antártida estão escondidos restos de antigos continentes perdidos

De todos os continentes do planeta, sabe-se pouco sobre a massa gelada da Antártida. Agora, cientistas usaram imagens de satélite para estudar a tectônica da Terra, revelando as estruturas ocultas do continente. Devido à localização remota …

Dinamarqueses desafiaram Hitler e salvaram sua população judaica dos nazistas

No dia 29 de setembro de 1943, um rabino dinamarquês interrompeu o culto matinal na sinagoga Krystalgade em Copenhague e disse: “Não temos tempo para continuar com as orações”. Nascia, assim, a resistência dinamarquesa: “Não temos …

Em Dubai, os policiais vão pilotar motos voadoras

Em uma iniciativa futurista, a empresa Hoversurf, sediada na Califórnia, está dando treinamento a agentes de polícia de Dubai para pilotarem motos voadoras. A iniciativa se junta assim à lista de projetos ambiciosos que o …

Mulher morre por overdose de botox em Hong Kong

Uma mulher de 52 anos morreu nesta segunda-feira (12) em Hong Kong, depois de receber uma overdose de botox em uma clínica estética. É o terceiro caso deste tipo em menos de um mês na …

Toquinho se diz confiante em Bolsonaro e Moro: “segurança total de não corrupção”

O cantor e compositor Toquinho se mostrou confiante em relação ao governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. O compositor disse esperar do novo governo um freio à antiga “classe política que monopoliza tudo” no país …

Por que Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho, que Bolsonaro quer extinguir

Caso seja confirmada a extinção do Ministério do Trabalho no governo de Jair Bolsonaro, conforme anunciou o presidente eleito, será a primeira vez em 88 anos que o país não terá uma pasta na área, …

Um banho quente para combater a depressão? Sim, funciona

Um estudo internacional sugere que tomar longos banhos de imersão, duas vezes por semana, melhora os níveis de humor e ajuda no combate à depressão. Dois banhos longos de imersão por semana é a receita ideal …