Covid-19: Londres e outras regiões do Reino Unido entram em nível máximo de risco de contaminação

A partir desta quarta-feira, Londres e algumas regiões vizinhas estarão submetidas às restrições mais duras previstas até agora pelo governo britânico. No escalonamento dividido de acordo com o risco de contaminação, estas áreas passam para o nível 3, considerado o mais alto. Com isso, mais da metade da população do Reino Unido volta a viver sob a imposição de limitações.

Primeiro país a aplicar o imunizante da Pfizer/BioNtech contra a Covid-19, o Reino Unido já vacinou dezenas de milhares de pessoas na última semana, nesta que é a maior campanha de vacinação de sua história. Apesar dos esforços, o país ainda está muito longe de resolver o problema.

O Reino Unido também é a nação com o maior número de mortos pela doença na Europa. São quase 65 mil óbitos. Desde o dia 2 de dezembro, quando terminou o período do segundo lockdown, as pessoas voltaram às ruas, por incentivo do próprio governo. Às vésperas do Natal, o comércio está aberto, assim como bares, pubs e restaurantes. Foi um respiro concedido pela equipe do primeiro-ministro, Boris Johnson, à economia, logo depois que o número de casos começou a ceder. Mas o movimento era muito grande.

Já no primeiro final de semana após o lockdown, as aglomerações no centro da capital britânica e de outras cidades pelo país eram enormes. Sem a obrigatoriedade, muitos não usavam máscaras e a concentração de pessoas era imensa. Nos últimos dias, as autoridades reforçaram o policiamento nas ruas para garantir que as regras de distanciamento e de proteção sejam seguidas.

Em outras três regiões da Escócia, restrições mais duras serão impostas a partir desta sexta-feira (18). O país dividiu o escalonamento em cinco níveis de risco.

Todo esse cenário pode acabar mudando as regras previstas para o Natal. A ideia inicial era de oferecer um alívio entre os dias 23 e 27 de dezembro para que as pessoas comemorassem com um pouco mais de normalidade a data que é uma verdadeira obsessão no país.

A princípio, as famílias poderão se reunir, mas o governo pede o uso de máscaras e que os contatos físicos sejam evitados. No entanto, diante do aumento do número de casos diários de contaminação, o governo tem pedido às pessoas que sejam razoáveis e que evitem reuniões desnecessárias e exageros, o que talvez já não seja mais suficiente.

Cientistas aumentam a pressão sobre a equipe de Johnson, alertando que o relaxamento das medidas de segurança sanitária deve piorar ainda mais a situação, e pedem que o governo reconsidere a flexibilização das regras.

Natal incerto

Representantes dos governos da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte participam de uma segunda rodada de reuniões nesta quarta-feira para decidirem os próximos passos e o que muda para o período do Natal. Depois de negar essas mudanças inicialmente, o governo de Johnson avisou que as regras estão sob constante revisão. Ou seja, à essa altura, já não se sabe se as celebrações de Natal estão garantidas.

A situação é crítica para o comércio. Nesta terça-feira (15) foi anunciado um novo aumento do índice de desemprego no país, que voltou a bater novo recorde: 4,9%.

A chegada da vacina, que começou a ser aplicada no último dia 8 em todo o país, foi muito comemorada, mas a campanha ainda vai levar um tempo até que um percentual relevante da população seja vacinado. Uma volta à “vida normal” é prevista para o segundo semestre do ano que vem, se tudo correr como esperado.

Estudos britânicos apontam para a existência de uma nova cepa do coronavírus no sudeste da Inglaterra, que poderia ser ainda mais transmissível, mas ainda não há evidências que confirmem a suspeita, nem que os sintomas seriam mais graves. As autoridades afirmam que, por enquanto, não há razão para alarde. À princípio, a vacina que está sendo oferecida à população atenderia também a essa mutação do vírus.

A aposta do Reino Unido

O Reino Unido continua apostando na vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com o laboratório AstraZeneka. A vacina é produzida no próprio país e é mais fácil de ser manipulada do que a da Pfizer/BioNtech, que precisa ser mantida a menos de 70 graus negativos. Das 355 milhões de doses de vacinas que o governo já encomendou, entre todas as que estão sendo testadas nesse momento, 100 milhões são as de Oxford.

Na última semana, o AstraZeneka, laboratório que trabalha em parceria com a Universidade de Oxford neste imunizante, anunciou que faria pesquisas conjuntas com o Instituto Gamaleya, na Rússia, que desenvolve a vacina Sputnik V, para avaliar se a aplicação combinada das duas vacinas, ou seja, aplicar uma dose de cada, poderia ser mais eficaz do que usar duas doses do mesmo imunizante. Os testes clínicos serão conduzidos na Rússia e em adultos com mais de 18 anos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …