Escritora lança livro com namoro entre escrava e seu senhor e é criticada por “romantizar escravidão”

A escritora Jéssica Macedo foi criticada nas redes sociais pelo lançamento do livro “A Escrava e a Fera”, que conta a história de romance entre uma escrava africana, Amali, e seu senhor, um barão de Minas Gerais.

O barão foi marcado por queimaduras nos rostos e nas mãos e, por isso, não sai de casa, em uma alusão ao clássico “A Bela e a Fera”, que segue linha semelhante. Já a escrava foi trazida em um navio negreiro em condições precárias, foi violentada e marcada a ferro ao ser vendida no mercado de escravos. Evidentemente, a história é datada.

Linha de raciocínio de Jéssica desenvolveu um debate sobre romantização do racismo. Para muitos, a escritora tentou vender o período mais doloroso na história dos negros brasileiros de uma forma poética. Vale lembrar que o Brasil foi o país que mais importou escravos da África antes da abolição.

“O respeito acabou. O limite também. Estupro, escravidão e sequestro viraram novamente romance, em 2018. Não temos mais a desculpa utilizada por Gilberto Freyre, Jéssica Macedo é uma mulher de que tempo? O nosso? Ou de um escritor do século passado que achou interessante perpetuar historicamente o estupro de mulheres negras e a escravidão?”, escreveu Liv Teodoro, em postagem que viralizou no Facebook.

“O estereótipo de cuidadora, mesmo quando não é cuidada, tem sua liberdade castrada e seu corpo violado. É este o tempo da escritora? Nós vamos permitir, novamente, que sejamos retiradas desta forma, ainda mais dentro de um romance?”, pergunta a internauta.

Oi, gente, agora que acabou o carnaval podemos falar de uma coisa bem séria? A Portal Editora preparou uma surpresa…

Posted by Lív Teodoro on Tuesday, February 13, 2018

A publicação do livro ocorreu através da Portal Editora, que, segundo Liv, denunciou todos os comentários criticando o título em seus posts, não abrindo espaço para argumentação.

Em post no Facebook, a autora se justificou e afirmou que não houve intenção de romantizar o período da escravidão. Ela disse que Amali, a escrava, teve como papel na história criar uma nova mentalidade em seu senhor, que passou a entender como o regime escravocrata era explorador.

Esta mensagem é uma resposta aos comentários relacionados ao meu livro “A Escrava e a Fera”, que está em pré-venda.Eu…

Posted by Jéssica Macedo on Wednesday, February 14, 2018

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Descoberta galáxia raríssima em forma de "anel de fogo" a 10 bilhões de anos-luz

Astrônomos capturaram uma imagem de uma galáxia localizada a cerca de 10,8 bilhões de anos-luz de distância. Mas o que realmente impressionou os pesquisadores é que se trata de um tipo muito raro: uma galáxia …

Médicos da linha de frente contra coronavírus ganham casamento surpresa em hospital

O coronavírus bagunçou a vida de todo mundo, imagine só a rotina dos profissionais da área de saúde? Pois…o jornal O Globo contou a bela história de amor de uma cerimônia de casamento surpresa dentro …

Restos de naufrágio de mais de 200 anos são encontrados no México

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia (INAH) do México localizaram vestígios de um naufrágio de mais de 200 anos nas águas do estado mexicano de Quintana Roo. Uma equipe do instituto considerou que os restos correspondem …

Parlamento da China aprova lei que pode significar fim da autonomia de Hong Kong

O Parlamento chinês adotou nesta quinta-feira, praticamente por unanimidade, a polêmica lei sobre segurança nacional em Hong Kong. Segundo críticos, a medida acabará com a autonomia da ex-colônia britânica, cenário de grandes manifestações pró-democracia …

França proíbe uso de hidroxicloroquina para tratar covid-19

Decisão foi tomada após parecer desfavorável do Conselho Superior de Saúde Pública. País é o primeiro a adotar proibição desde que OMS suspendeu testes com o medicamento no tratamento de pacientes com o novo coronavírus. A …

Netflix vai permitir reprodução de filmes e séries parcialmente baixados

Já faz um bom tempo que a Netflix liberou a função de baixar filmes e séries para ver offline e, agora, parece que a empresa trabalha em uma maneira de liberar a reprodução antes mesmo …

China revela 1ª apresentadora virtual desenvolvida por inteligência artificial e tecnologia 3D

Apresentada recentemente pela agência estatal chinesa Xinhua, a primeira apresentadora digital, feita com tecnologia 3D e inteligência artificial do mundo já está trabalhando. Batizada de Xin Xiaowei, a âncora humanoide replica à perfeição a aparência, feições, …

Esta massiva galáxia antiga não deveria existir, de acordo com astrônomos

Uma galáxia massiva similar à Via Láctea desafia a compreensão da formação de galáxias por astrofísicos. Estudo publicado na Nature revela que o sistema surgiu 1,5 bilhões de anos após o Big Bang, sendo o …

Pela 1ª vez, Twitter alerta para fake news em posts de Trump

Rede social marcou dois tuítes do presidente americano com sugestão para que usuários chequem os fatos, apontando que alegações "não têm fundamento". Em reação, Trump acusou plataforma de interferir em eleições. A rede social Twitter colocou, …

Arqueólogos creem ter solucionado mistério de pinturas rupestres aborígenes

Equipe de arqueólogos australianos descobriu raros exemplares de arte rupestre detalhada e em pequena escala com recurso a estênceis, em um abrigo rochoso do povo aborígene Marra. O achado teve lugar em uma caverna que servia …