Escritora lança livro com namoro entre escrava e seu senhor e é criticada por “romantizar escravidão”

A escritora Jéssica Macedo foi criticada nas redes sociais pelo lançamento do livro “A Escrava e a Fera”, que conta a história de romance entre uma escrava africana, Amali, e seu senhor, um barão de Minas Gerais.

O barão foi marcado por queimaduras nos rostos e nas mãos e, por isso, não sai de casa, em uma alusão ao clássico “A Bela e a Fera”, que segue linha semelhante. Já a escrava foi trazida em um navio negreiro em condições precárias, foi violentada e marcada a ferro ao ser vendida no mercado de escravos. Evidentemente, a história é datada.

Linha de raciocínio de Jéssica desenvolveu um debate sobre romantização do racismo. Para muitos, a escritora tentou vender o período mais doloroso na história dos negros brasileiros de uma forma poética. Vale lembrar que o Brasil foi o país que mais importou escravos da África antes da abolição.

“O respeito acabou. O limite também. Estupro, escravidão e sequestro viraram novamente romance, em 2018. Não temos mais a desculpa utilizada por Gilberto Freyre, Jéssica Macedo é uma mulher de que tempo? O nosso? Ou de um escritor do século passado que achou interessante perpetuar historicamente o estupro de mulheres negras e a escravidão?”, escreveu Liv Teodoro, em postagem que viralizou no Facebook.

“O estereótipo de cuidadora, mesmo quando não é cuidada, tem sua liberdade castrada e seu corpo violado. É este o tempo da escritora? Nós vamos permitir, novamente, que sejamos retiradas desta forma, ainda mais dentro de um romance?”, pergunta a internauta.

Oi, gente, agora que acabou o carnaval podemos falar de uma coisa bem séria? A Portal Editora preparou uma surpresa…

Posted by Lív Teodoro on Tuesday, February 13, 2018

A publicação do livro ocorreu através da Portal Editora, que, segundo Liv, denunciou todos os comentários criticando o título em seus posts, não abrindo espaço para argumentação.

Em post no Facebook, a autora se justificou e afirmou que não houve intenção de romantizar o período da escravidão. Ela disse que Amali, a escrava, teve como papel na história criar uma nova mentalidade em seu senhor, que passou a entender como o regime escravocrata era explorador.

Esta mensagem é uma resposta aos comentários relacionados ao meu livro “A Escrava e a Fera”, que está em pré-venda.Eu…

Posted by Jéssica Macedo on Wednesday, February 14, 2018

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …