Escritora lança livro com namoro entre escrava e seu senhor e é criticada por “romantizar escravidão”

A escritora Jéssica Macedo foi criticada nas redes sociais pelo lançamento do livro “A Escrava e a Fera”, que conta a história de romance entre uma escrava africana, Amali, e seu senhor, um barão de Minas Gerais.

O barão foi marcado por queimaduras nos rostos e nas mãos e, por isso, não sai de casa, em uma alusão ao clássico “A Bela e a Fera”, que segue linha semelhante. Já a escrava foi trazida em um navio negreiro em condições precárias, foi violentada e marcada a ferro ao ser vendida no mercado de escravos. Evidentemente, a história é datada.

Linha de raciocínio de Jéssica desenvolveu um debate sobre romantização do racismo. Para muitos, a escritora tentou vender o período mais doloroso na história dos negros brasileiros de uma forma poética. Vale lembrar que o Brasil foi o país que mais importou escravos da África antes da abolição.

“O respeito acabou. O limite também. Estupro, escravidão e sequestro viraram novamente romance, em 2018. Não temos mais a desculpa utilizada por Gilberto Freyre, Jéssica Macedo é uma mulher de que tempo? O nosso? Ou de um escritor do século passado que achou interessante perpetuar historicamente o estupro de mulheres negras e a escravidão?”, escreveu Liv Teodoro, em postagem que viralizou no Facebook.

“O estereótipo de cuidadora, mesmo quando não é cuidada, tem sua liberdade castrada e seu corpo violado. É este o tempo da escritora? Nós vamos permitir, novamente, que sejamos retiradas desta forma, ainda mais dentro de um romance?”, pergunta a internauta.

Oi, gente, agora que acabou o carnaval podemos falar de uma coisa bem séria? A Portal Editora preparou uma surpresa…

Posted by Lív Teodoro on Tuesday, February 13, 2018

A publicação do livro ocorreu através da Portal Editora, que, segundo Liv, denunciou todos os comentários criticando o título em seus posts, não abrindo espaço para argumentação.

Em post no Facebook, a autora se justificou e afirmou que não houve intenção de romantizar o período da escravidão. Ela disse que Amali, a escrava, teve como papel na história criar uma nova mentalidade em seu senhor, que passou a entender como o regime escravocrata era explorador.

Esta mensagem é uma resposta aos comentários relacionados ao meu livro “A Escrava e a Fera”, que está em pré-venda.Eu…

Posted by Jéssica Macedo on Wednesday, February 14, 2018

Ciberia // Hypeness

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Primeiro-ministro renuncia e coloca fim a governo na Itália

Em discurso no Senado, Giuseppe Conte anuncia que vai deixar o cargo e acusa seu vice, Matteo Salvini, por crise na coalizão de governo. Presidente deve decidir sobre convocação de novas eleições. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe …

Governo de Hong Kong espera "volta à calma" sem ceder a demandas de manifestantes

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, disse esperar que "uma volta à calma" esteja a caminho no território, depois que a grande manifestação do último domingo (18) acabou sem violência. Depois de …

Cientista americana diz ter certeza que a Terra será atingida por um asteroide

Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após a quase colisão da …

Justiça de El Salvador absolve acusada de homicídio por suspeita de aborto

Promotoria pedia pena de 40 anos de prisão para vítima de estupro que dizia não saber da gravidez até o momento do parto. País da América Central possui uma das legislações mais rigorosas do mundo …

EUA testam míssil após deixarem tratado nuclear

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (19/08) que realizaram um teste com um míssil de cruzeiro. Esse é o primeiro teste feito pelo país desde que deixou oficialmente o Tratado de Forças Nucleares de Alcance …

Astrônomos descobrem 39 galáxias antigas movendo-se tão rápido que nem mesmo o Hubble consegue vê-las

Astrônomos da Universidade de Tóquio (Japão) conseguiram detectar 39 galáxias muito antigas, do início do nosso universo, utilizando dados do espectro infravermelho de telescópios submilimétricos. A luz destas estrelas viajou nada menos que 11 bilhões de …

Trump confirma ter interesse em comprar Groenlândia

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em entrevista com jornalistas que tem interesse na compra da Groenlândia. O cientista político Vladimir Shapovalov comenta a declaração do líder norte-americano em entrevista ao serviço russo da …

Brexit sem acordo: tempos duros para britânicos, confirma relatório vazado

Segundo documento do governo vazado para imprensa, Reino Unido estará sujeito a meses de caos de transportes e carência de artigos básicos, caso se separe da UE sem um acordo de transição, como propõe o …

Pesquisadores criam adesivos corporais que verificam a saúde

A universidade de Stanford anunciou um novo experimento: adesivos corporais que leem informações a respeito da saúde da pessoa. Basicamente, os adesivos captam os sinais fisiológicos que emanam da pele, e então transmitem essas leituras de …

Bolsonaro se engana e critica Noruega com vídeo dinamarquês

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar a Noruega, que anunciou na semana passada a suspensão de repasses ao Fundo Amazônia. O mandatário, cujas políticas ambientais têm sido alvo de críticas internacionais, publicou um vídeo …