Especialistas alertam para segunda onda de contágios no Reino Unido

Em carta aberta, representantes da classe médica britânica criticam a flexibilização das medidas de contenção, um dia após governo anunciar reabertura de bares, restaurantes, museus e cinemas na Inglaterra.

Representantes da classe médica britânica são contra a flexibilização das medidas de contenção contra o coronavírus na Inglaterra. Em carta publicada nesta quarta-feira no British Medical Journal, eles alertam para o “risco real” de uma segunda onda de infecções no país.

O texto foi divulgado um dia após o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciar a reabertura, a partir de 4 de julho, de bares, restaurantes, hotéis, cabeleireiros, museus e cinemas – fechados desde o final de março. As novas medidas só valem para a Inglaterra. Na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, as flexibilizações são decididas pelas autoridades locais.

A decisão foi elogiada por ampla parcela do setor econômico, que enfrenta recessão e perda maciça de postos de trabalho após mais de três meses de restrições.

Os especialistas em saúde, por sua vez, afirmam ser necessário agir rapidamente para evitar ainda mais fatalidades e perdas para a economia. “Muitos elementos da infraestrutura necessária para conter o vírus ainda estão sendo implementados, mas ainda existem desafios significativos“, diz a carta.

“Embora a magnitude da pandemia no Reino Unido seja difícil de prever, as evidências disponíveis sugerem que surtos locais estão se tornando mais prováveis ​​e uma segunda onda é um risco real.”

O texto afirma ainda que o governo deve não apenas combater as consequências econômicas da primeira onda de contágio rapidamente, mas também deve garantir que o país esteja adequadamente preparado para uma segunda onda.

Entre os signatários da carta aberta estão o presidente da Associação Médica Britânica, que representa os médicos do Reino Unido, e os diretores da Faculdade Real de Cirurgiões, da Faculdade Real de Médicos e da Faculdade Real de Medicina de Emergência.

Assessores governamentais do setor médico também descreveram a flexibilização anunciada na terça-feira como “não isenta de riscos“.

O Reino Unido é o país mais severamente afetado na Europa pela pandemia de coronavírus. De acordo com a Universidade Johns Hopkins, quase 308 mil pessoas foram infectadas e mais de 43 mil morreram. A taxa de mortos por 100 mil habitantes é a maior do mundo, ficando acima de 64. Os especialistas reconhecem que a subnotificação é alta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …