Cães manipulam intencionalmente os donos para conseguirem o que querem

Os cães são todos honestos, leais e obedientes, certo? Bem, nem sempre. Um grupo de cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, afirma que os cães manipulam intencionalmente os donos para receber o que desejam, principalmente se for uma guloseima.

Os cientistas estudaram 27 cães de raças diferentes, sendo que cada um deles foi acompanhado por duas pessoas: uma deixava o cão comer uma guloseima, a outra não lhe dava nada.

Segundo o estudo publicado no jornal Animal Cognition, ao longo da experiência o cão poderia optar por levar a pessoa que o acompanhava até um de três locais potenciais de alimentos: uma caixa continha um bom alimento, outra continha um alimento que o animal não gostava e a terceira estava vazia.

De acordo com os especialistas, os animais aprenderam a “manipular” os humanos muito rapidamente. Se estivessem acompanhados por uma pessoa “mesquinha”, os cães levavam o participante à caixa vazia, uma vez que teriam a hipótese de receber o alimento preferido do outro acompanhante.

Depois, quando estavam acompanhados pela pessoa que estava disposta a dar a eles uma guloseima, os animais escolhiam a caixa com o alimento bom.

“Os animais mostraram uma flexibilidade impressionante no comportamento, não se limitando apenas a uma regra estrita, mas pensando nas diferentes opções que tinham. E foram capazes de diferenciar rapidamente os dois acompanhantes”, afirmou Marianne Heberlein, a principal autora do estudo, citada pelo Telegraph.

Segundo Daphna Buchsbaum, que investiga a cognição do cão na universidade de Toronto, no Canadá, a conclusão do estudo alimenta um debate sobre que tipos de habilidades cognitivas sofisticadas os cães e outros animais compartilham com os seres humanos.

A questão é se os cães são suficientemente flexíveis para enganar os humanos em outros contextos – se conseguirem realizar tal habilidade, é uma prova de que têm realmente “um raciocínio social muito sofisticado”, conclui Buchsbaum.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ministério da Saúde recua e volta a recomendar vacinação de adolescentes

O Ministério da Saúde recuou nesta quarta-feira (22/09) e voltou a recomendar a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra a covid-19, uma semana após ter recomendado a suspensão. "Concluímos que os benefícios da vacinação de adolescentes …

Queiroga testa positivo para covid-19 e fica em Nova York

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para covid-19 durante a viagem a Nova York, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, e ficará em isolamento na cidade, comunicou nesta quarta-feira (21/09) a Presidência da …

Vulcão em erupção nas Canárias: o cenário 'desolador' enfrentado por moradores afetados pelo Cumbre Vieja

Juan Vicente Rodríguez ainda não chegou às lágrimas, mas ele garante que no final "todos vão acabar chorando". Morador da ilha canária La Palma, Rodríguez observa nas redondezas os rios de lava do vulcão Cumbre Vieja …

Anistia Internacional acusa empresas farmacêuticas de deixar países pobres sem vacinas anticovid

A ONG Anistia Internacional divulgou um relatório nesta quarta-feira acusando os grandes grupos farmacêuticos que produzem vacinas contra a Covid-19 de alimentar uma crise de direitos humanos sem precedentes. Por essa razão, a entidade …

Descobrem na Espanha dezenas de pegadas de espécie extinta de elefantes

Paleontólogos descobriram em Huevla, na Espanha, em um sítio da época do Pleistoceno Superior, trilhas e rastros de elefantes recém-nascidos e juvenis atribuídos a elefantes de presas retas (Palaeoloxodon antiquus). Os elefantes de presas retas são …

Na ONU, Bolsonaro defende ineficaz "tratamento precoce"

O presidente Jair Bolsonaro usou nesta terça-feira (21/09) seu discurso de abertura da 76ª Assembleia-Geral das Nações Unidas para defender o desacreditado "tratamento precoce" promovido pelo seu governo, que consiste num coquetel de drogas ineficazes …

Turismo em reservas naturais federais no Brasil triplica em 13 anos

Cerca de 15 milhões de turistas visitaram reservas ambientais federais no Brasil em 2019, uma alta de 300% nos últimos 13 anos. Se por um lado esse aumento reflete um maior interesse dos brasileiros em …

Presidente do Conselho da UE acusa EUA de "falta de lealdade" após ruptura de contrato com a França

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, acusou nesta segunda-feira (20) os Estados Unidos de falta de lealdade depois que a Austrália cancelou um amplo contrato com a França para comprar submarinos …

Morcegos das cavernas de Laos podem revelar origem da COVID-19

Descobriu-se que os morcegos que habitam as cavernas do norte de Laos transportam um coronavírus que compartilha uma característica importante com o SARS-CoV-2, dando pistas aos cientistas para desvendar a causa da COVID-19. Uma equipe de …

Em Nova York, Bolsonaro vai se reunir com Boris Johnson

O presidente Jair Bolsonaro viajou neste domingo (19/09) para Nova York, nos Estados Unidos, onde participará nesta semana da Assembleia Geral das Nações Unidas e terá seu primeiro encontro bilateral com o primeiro-ministro do Reino …