Se o dono está triste, os cães fazem de tudo para animá-lo

Segundo um estudo recente, os cães sentem quando o dono está triste e, nesses casos, tentam ajudá-lo de todas as formas possíveis.

Um grupo de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizou um estudo que apurou que os cães superam seus próprios obstáculos para ajudar os donos.

Os cientistas observaram 34 animais de estimação, cães de várias raças e tamanhos, interagir com seus donos. Posteriormente, os separaram, colocando os humanos por trás de uma porta transparente, de maneira que os cães fossem capazes de ver e ouvir seus humanos.

Em determinado momento, os donos foram instruídos, pelos pesquisadores, para cantarem a conhecida canção de embalar Brilha, Brilha Estrelinha (em inglês) ou para começarem a chorar.

A reação dos fiéis companheiros de quatro patas foi surpreendente: os cães cujos donos choravam abriram, em média, a porta três vezes mais rápido, comparativamente os animais cujos donos cantavam.

Além disso, a equipe analisou também os níveis de estresse dos animais e chegaram à conclusão que os animais de estimação que abriram a porta para “salvar” os donos apresentavam níveis menores de ansiedade, em comparação àqueles que não chegaram a abrir a porta.

A razão para esses resultados reside no fato de estes cães “mais estressados” estarem muito aflitos por ouvirem o choro do dono para conseguirem agir. Isso significa que estes animais estavam, de igual forma, preocupados. Aliás, mais ainda.

“Os donos de cães podem afirmar que seus animais entendem e sentem seus sentimentos e os resultados da nossa pesquisa comprovam essa teoria”, comentou Emily Sanford, autora principal do artigo científico publicado esta semana na revista científica Learning & Behavior.

Mas os resultados vão ainda mais além. Esses amigos de quatro patas não só sentem o que os donos estão sentindo, como demonstraram que, se souberem de uma forma para os ajudar, irão ultrapassar qualquer barreira para confortá-los. Essa é só mais uma prova de que o amor que os cães sentem pelos donos é mesmo verdadeiro.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …