Segundo um estudo recente, os cães sentem quando o dono está triste e, nesses casos, tentam ajudá-lo de todas as formas possíveis.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, realizou um estudo que apurou que os cães superam seus próprios obstáculos para ajudar os donos.
Os cientistas observaram 34 animais de estimação, cães de várias raças e tamanhos, interagir com seus donos. Posteriormente, os separaram, colocando os humanos por trás de uma porta transparente, de maneira que os cães fossem capazes de ver e ouvir seus humanos.
Em determinado momento, os donos foram instruídos, pelos pesquisadores, para cantarem a conhecida canção de embalar Brilha, Brilha Estrelinha (em inglês) ou para começarem a chorar.
A reação dos fiéis companheiros de quatro patas foi surpreendente: os cães cujos donos choravam abriram, em média, a porta três vezes mais rápido, comparativamente os animais cujos donos cantavam.
Além disso, a equipe analisou também os níveis de estresse dos animais e chegaram à conclusão que os animais de estimação que abriram a porta para “salvar” os donos apresentavam níveis menores de ansiedade, em comparação àqueles que não chegaram a abrir a porta.
A razão para esses resultados reside no fato de estes cães “mais estressados” estarem muito aflitos por ouvirem o choro do dono para conseguirem agir. Isso significa que estes animais estavam, de igual forma, preocupados. Aliás, mais ainda.
“Os donos de cães podem afirmar que seus animais entendem e sentem seus sentimentos e os resultados da nossa pesquisa comprovam essa teoria”, comentou Emily Sanford, autora principal do artigo científico publicado esta semana na revista científica Learning & Behavior.
Mas os resultados vão ainda mais além. Esses amigos de quatro patas não só sentem o que os donos estão sentindo, como demonstraram que, se souberem de uma forma para os ajudar, irão ultrapassar qualquer barreira para confortá-los. Essa é só mais uma prova de que o amor que os cães sentem pelos donos é mesmo verdadeiro.
Ciberia // ZAP