Criatura marinha fluorescente pode ter levado os EUA à guerra com o Vietnã

Wikimedia

USS Maddox esteve envolvido no incidente do Golfo de Tonkin, em 1964, que levou os EUA à guerra contra o Vietnã

Um biólogo marinho norte-americano está certo de que o famoso incidente do Golfo de Tonkin que, em 1964, levou os EUA à guerra contra o Vietnã foi apenas um grande equívoco causado por pyrosomas gigantes, criaturas marinhas fluorescentes.

A tese é defendida por Todd Newberry, biólogo marinho e professor da Universidade da Califórnia, nos EUA, em declarações à revista The Atlantic, e por outros especialistas.

Está em causa o chamado incidente do Golfo de Tonkin, na costa vietnamita, que, em 1964, empurrou os EUA para a guerra contra o Vietnã. Em 2 de agosto daquele ano, o navio norte-americano USS Maddox foi atacado por três barcos do Vietnã do Norte, em plena luz do dia.

Os marinheiros dos EUA conseguiram repelir o ataque, mas duas noites depois, durante uma violenta tempestade, voltaram a ser atacados – pelo menos, era o que eles acreditavam.

Durante horas, o USS Maddox procedeu a manobras evasivas e lançou inúmeros tiros no escuro, com seus radares detectando torpedos e luzes inimigas. Mas o navio não encontrou nenhuma prova da presença de barcos inimigos, nem se verificaram quaisquer danos na infraestrutura ou vestígios de alvos abatidos.

Documentos tornados públicos em 2005, pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, com comunicações dos militares durante o famoso incidente de 1964, levaram historiadores a concluir que não houve qualquer ataque vietnamita nesse fatídico dia 4 de agosto, aponta a The Atlantic.

“O historiador Edwin Moïse acredita que o tempo, grupos de peixes próximo da superfície, pássaros ou problemas nos sensores levaram os marinheiros a interpretar erroneamente seus instrumentos”, cita a revista.

A publicação lembra ainda que na época, o próprio presidente Lyndon Johnson teria dito que a marinha disparou “contra baleias”.

O certo é que o incidente contribuiu para a entrada dos EUA na guerra com o Vietnã, onde morreram 58 mil norte-americanos e 2,5 milhões de soldados vietnamitas e do sudeste asiático.

E afinal, a culpa pode ter sido de um encontro não desejado com criaturas marinhas fluorescentes conhecidas como pyrosomas gigantes. Estes organismos em forma de tubo criam grandes colônias que podem alcançar quase 20 metros.

A imensa colônia destes organismos enigmáticos “nada colada como um preservativo gigante, explica o The Atlantic, que lembra também que são presença conhecida na zona do Golfo de Tonkin.

Assim, as pyrosomas gigantes podem ter sido confundidas com torpedos nos radares e sua capacidade de bioluminescência, que as torna fluorescentes, pode ter feito os norte-americanos pensarem que eram luzes do inimigo.

“Estas coisas têm o tamanho de torpedos, e produzem a mesma imagem de sonar. Tudo se encaixa, quanto ao caráter da colônia e do seu comportamento”, explica Newberry. “Foi um mal entendido por parte de pessoas que nunca tinham ouvido falar de pyrosomas“, conclui o biólogo.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …