Cueca, sacos plásticos e cordas encontrados em veado morto com 7 kg de lixo no estômago

Um veado morto em um parque nacional ao norte da Tailândia foi encontrado com 7 quilos de lixo em seu estômago, dizem autoridades.

Entre os itens encontrados no estômago do animal estavam uma cueca, sacos plásticos, sachês de café instantâneo e partes de uma corda feita de plástico. Um oficial do parque nacional de Khun Sathan disse que o veado vinha comendo plástico por “muito tempoantes de morrer.

Ainda este ano, um filhote de dugongo, um mamífero semelhante ao peixe-boi, morreu depois de ingerir plástico, também na Tailândia. O dugongo, chamado de Mariam, ganhou o coração do público tailandês quando fotos de seu resgate viralizaram. Ele faleceu meses depois, e a autópsia mostrou que o plástico havia obstruído seu estômago.

‘Seja responsável’

No dia 25 de novembro, um oficial em patrulha encontrou o veado macho de 10 anos no Parque Nacional de Khun Sathan, no distrito de Na Noi. Também foram encontrados luvas de borracha, uma toalha pequena e macarrão instantâneo em seu estômago.

“Nós acreditamos que ele estivesse se alimentando desses plásticos há algum tempo antes de morrer”, afirmou Kriangsak Thanompun, diretor do Departamento de Parque Nacional, Vida Selvagem e Conservação de Plantas, à BBC News tailandesa.

“As autoridades [acreditam] que o plástico tenha bloqueado seu canal alimentar, [mas uma] investigação mais aprofundada [será] iniciada”.

Nas redes sociais, muitos criticaram os frequentadores do parque que deixam lixo espalhado pelo lugar. “Quando for a um parque nacional, recolha seu próprio lixo. Seja responsável”, diz um comentário no Facebook.

Outro afirma que é difícil fazer com que as pessoas limpem a própria sujeira. “Isso é algo que precisa ser ensinado e implementado desde cedo. Já na vida adulta, é difícil [mudar]”, disse outro usuário.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …