D’oh! Universidade de Glasgow abre curso de filosofia sobre Homer Simpson

(dr) Respond Blogs / FOX

-

Se você pensava que nunca aprenderia nada vendo desenhos animados, pode mudar de opinião agora mesmo. Um novo curso oferecido pela Universidade de Glasgow, na Escócia, pretende ensinar filosofia através dos situações representadas em episódios de Os Simpsons.

A capacitação ganhou o título de “D’oh! Os Simpsons Introduzem a Filosofia e é aberta à comunidade. A ideia para a criação do curso partiu de John Donaldson, tutor na universidade, que acredita que os personagens da animação podem ensinar aos alunos muitas coisas sobre filosofia.

“Os Simpsons são um dos melhores artefatos culturais do mudo moderno em parte porque ele é repleto de filosofia”, define a página da capacitação, que tem um custo de 30 libras – cerca de R$ 127.

“Aristóteles, Kant, Mill, Camus e muitas outras ideias de grandes pensadores estão representadas no que é discutivelmente a mais pura das formas filosóficas: os desenhos animados”, diz a página.

Além da oferta inusitada, a Universidade de Glasgow também possui outros cursos não-convencionais, como “Dr Who e Filosofia: viagem no tempo e a natureza da realidade“; e o muito procurado “Game of Thrones e Filosofia: política, poder e guerra“.

O curso “D’oh! Os Simpsons Introduzem a Filosofia” irá ocorrer em três edições diferentes: nos dias 4 e 18 de fevereiro e 4 de março de 2017. Cada turma terá a duração de apenas um dia e as inscrições podem ser feitas aqui.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden pedirá a americanos para usarem máscara por cem dias

Em entrevista à CNN, presidente eleito afirma que medida pode ajudar a reduzir números da pandemia e garante que Anthony Fauci continua como conselheiro-chefe de saúde em seu governo. O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, …

Taxas de mortalidade por câncer de pulmão têm redução acentuada a cada ano devido a novos tratamentos

As taxas de mortalidade do câncer de pulmão mais comum caíram drasticamente nos Estados Unidos nos últimos anos (desde os anos 1990 para homens e desde os anos 1980 para mulheres). A avaliação é de um …

'TikTok foi feito para ser viciante': o homem que investigou as entranhas do aplicativo

Uma tela de celular, um vídeo vertical e um minuto da sua vida. Esses três elementos são a essência do Tik Tok, a rede social de vídeos curtos que está viciando os jovens e que já …

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …