Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

(dr) Connie Moultroup

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de DNA.

Quase 70 anos depois, uma mãe que achava que sua filha tinha morrido, a abraçou pela primeira vez. “Você não está morta”, exclamou Genevieve Purinton, uma americana de 88 anos, que conheceu a filha no dia 3, Connie Moultroup, hoje com 69 anos.

De acordo com o New York Times, foi um teste de DNA que ajudou a reunir mãe e filha depois de quase 70 anos vivendo separadas por um segredo: depois de dar à luz, em 1949, Genevieve achava que a bebê recém-nascida tinha morrido, mas a menina tinha sido adotada por uma família no sul da Califórnia.

Tudo começou com um teste de DNA que Connie fez. O teste a levou a uma prima que, por sua vez, a levou à mãe biológica. A mulher de 69 anos revelou ter ficado “absolutamente chocada”, ao descobrir que a mãe biológica morava em Tampa, na Flórida. “Ela estava tão feliz em me conhecer”, disse Connie, que vive em Richmond, Vermont.

Genevieve ficou igualmente chocada, uma vez que achava que sua bebê tinha morrido. Estava sozinha quando deu à luz em 12 de maio de 1949, em um hospital de Gary, Indiana, a cerca de 48 quilômetros a sudeste de Chicago.

Quando se conheceram pela primeira vez, a ligação “foi quase instantânea”, revelou a filha. Segundo Connie, ver a mãe foi quase como olhar para um espelho.

I’ve just met my biological mother for the first time in my life!!!!! What a blessed and wonderful Christmas present!!!! It’s something I’ve dreamed of my whole life….literally.

Posted by Connie Moultroup on Monday, December 3, 2018

Além das semelhanças físicas, descobriram que ambas gostavam de cozinhar e de fazer crochê. Connie foi enfermeira durante 34 anos e Genevieve revelou que essa era a sua profissão de sonho, mas nunca chegou a estudar no Ensino Superior. A mãe percebeu que o homem, que seria o pai biológico de Connie, era, na realidade, casado. Quando a gravidez começou a ser visível, Genevieve deixou a escola secundária.

Ela nunca viu a bebê. “Disseram que era uma menina, mas que morreu”, disse, que não respondeu nem pediu para ver um atestado de óbito. “Quem, aos 18 anos, pensaria em algo assim?”, questionou.

Depois de dar à luz, cortou relações com os pais e se mudou para a Flórida em 1950. Lá, tornou-se chef e ajudou a criar um dos filhos da irmã. Uma histerectomia impediu que tivesse mais filhos.

Genevieve disse que não se lembra do nome do hospital onde deu à luz Connie. De acordo com a documentação de adoção, a bebê foi entregue ao Hospital St. Mary’s Mercy, um hospital católico em Gary que já não existe.

Os documentos de adoção, que Connie recuperou da unidade de adoção e abandono do Tribunal de Menores Edmund D. Edelman, em Los Angeles, comprovam que um médico do hospital facilitou a adoção.

Naquela época, havia um “enorme estigma” sobre as mulheres grávidas solteiras e as crianças nascidas fora do casamento, disse Ryan Hanlon, vice-presidente do Conselho Nacional de Adoção.

Entre 1945 e 1973, o ano em que foi legalizado o aborto nos EUA, centenas de milhares de mulheres jovens foram forçadas a abandonar seus filhos recém-nascidos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Asteroide passará perto da Terra a 27.000 km/h na sexta-feira, alerta NASA

Um grande corpo celeste está se movendo na direção da Terra e chegará ao ponto mais próximo do nosso planeta nesta sexta-feira (6). De acordo com as estimativas da NASA, o asteroide 2019 WR3 mede entre …

Mensagem misteriosa pintada em urso polar na Rússia alarma pesquisadores

Imagens compartilhadas por perfis russos nas redes sociais com um urso polar pintado em spray com o símbolo "T-34" ter alarmado especialistas. Eles advertem que a pintura — cujas circunstâncias ainda não foram identificadas — pode …

Experimento deve provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

De onde estiver, Stephen Hawking segue presente na ciência, e seus últimos conselhos devem render uma descoberta para lá de impressionante (e revolucionária). Em conversa com um pesquisador da Austrália, o gênio da física falou sobre …

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …