Setenta anos depois, teste de DNA reúne mãe e filha pela primeira vez

(dr) Connie Moultroup

Genevieve achava que sua bebê recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que mentiu sobre suas origens. Agora, mãe e filha se conheceram graças a um teste de DNA.

Quase 70 anos depois, uma mãe que achava que sua filha tinha morrido, a abraçou pela primeira vez. “Você não está morta”, exclamou Genevieve Purinton, uma americana de 88 anos, que conheceu a filha no dia 3, Connie Moultroup, hoje com 69 anos.

De acordo com o New York Times, foi um teste de DNA que ajudou a reunir mãe e filha depois de quase 70 anos vivendo separadas por um segredo: depois de dar à luz, em 1949, Genevieve achava que a bebê recém-nascida tinha morrido, mas a menina tinha sido adotada por uma família no sul da Califórnia.

Tudo começou com um teste de DNA que Connie fez. O teste a levou a uma prima que, por sua vez, a levou à mãe biológica. A mulher de 69 anos revelou ter ficado “absolutamente chocada”, ao descobrir que a mãe biológica morava em Tampa, na Flórida. “Ela estava tão feliz em me conhecer”, disse Connie, que vive em Richmond, Vermont.

Genevieve ficou igualmente chocada, uma vez que achava que sua bebê tinha morrido. Estava sozinha quando deu à luz em 12 de maio de 1949, em um hospital de Gary, Indiana, a cerca de 48 quilômetros a sudeste de Chicago.

Quando se conheceram pela primeira vez, a ligação “foi quase instantânea”, revelou a filha. Segundo Connie, ver a mãe foi quase como olhar para um espelho.

I’ve just met my biological mother for the first time in my life!!!!! What a blessed and wonderful Christmas present!!!! It’s something I’ve dreamed of my whole life….literally.

Posted by Connie Moultroup on Monday, December 3, 2018

Além das semelhanças físicas, descobriram que ambas gostavam de cozinhar e de fazer crochê. Connie foi enfermeira durante 34 anos e Genevieve revelou que essa era a sua profissão de sonho, mas nunca chegou a estudar no Ensino Superior. A mãe percebeu que o homem, que seria o pai biológico de Connie, era, na realidade, casado. Quando a gravidez começou a ser visível, Genevieve deixou a escola secundária.

Ela nunca viu a bebê. “Disseram que era uma menina, mas que morreu”, disse, que não respondeu nem pediu para ver um atestado de óbito. “Quem, aos 18 anos, pensaria em algo assim?”, questionou.

Depois de dar à luz, cortou relações com os pais e se mudou para a Flórida em 1950. Lá, tornou-se chef e ajudou a criar um dos filhos da irmã. Uma histerectomia impediu que tivesse mais filhos.

Genevieve disse que não se lembra do nome do hospital onde deu à luz Connie. De acordo com a documentação de adoção, a bebê foi entregue ao Hospital St. Mary’s Mercy, um hospital católico em Gary que já não existe.

Os documentos de adoção, que Connie recuperou da unidade de adoção e abandono do Tribunal de Menores Edmund D. Edelman, em Los Angeles, comprovam que um médico do hospital facilitou a adoção.

Naquela época, havia um “enorme estigma” sobre as mulheres grávidas solteiras e as crianças nascidas fora do casamento, disse Ryan Hanlon, vice-presidente do Conselho Nacional de Adoção.

Entre 1945 e 1973, o ano em que foi legalizado o aborto nos EUA, centenas de milhares de mulheres jovens foram forçadas a abandonar seus filhos recém-nascidos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …