Documentos secretos revelam que neozelandês tentou matar a Rainha Elizabeth II

Os serviços secretos neozelandeses revelaram, nesta quinta-feira (1º), que a Rainha Elizabeth II foi alvo de uma tentativa de homicídio durante sua visita oficial à Nova Zelândia, em 1981.

Segundo a BBC, um jovem de 17 anos tentou assassinar a Rainha Elizabeth II, em 1981, durante uma das suas visitas oficiais ao país. De acordo com o SIS (Security Intelligence Service) da Nova Zelândia, Christopher Lewis disparou um tiro contra a monarca quando ela se encontrava na cidade de Dunedin.

Na época, a polícia encobriu a tentativa de assassinato para não criar um incidente diplomático entre os dois países. O tiro foi ouvido pelas várias pessoas que estavam no local, mas as autoridades disseram se tratar de um semáforo que tinha caído.

O adolescente foi detido pouco tempo depois e a polícia descobriu uma arma e um cartucho usado em um prédio que tinha vista para o desfile onde a rainha se encontrava.

“Lewis pretendia, de fato, assassinar a rainha. Mas não tinha um ponto adequado para disparar nem uma arma com potência suficiente para esse alcance”, pode-se ler nos documentos agora divulgados pelo site Stuff.

O jovem nunca foi responsabilizado pela tentativa de homicídio, mas foi acusado de ofensas, incluindo utilização de uma arma de fogo.

“As investigações policiais foram conduzidas de forma discreta e muitos representantes da mídia tiveram a impressão de que o barulho foi causado por fogos de artifício. No entanto, existe a preocupação de que, no tribunal, a imprensa possa fazer conexões entre esse episódio e a visita da rainha”, pode-se ler na nota do SIS, citada pela emissora.

Mais tarde, Christopher Lewis cometeu vários assaltos à mão armada e acabou condenado por um homicídio. Ele se matou na cadeia, em 1997.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Depois do gato, o termômetro de Schrodinger

Parecida com a teoria do gato de Schrodinger, em que o gato dentro da caixa pode estar ao mesmo tempo vivo e morto, um novo princípio de incerteza sustenta que os objetos quânticos podem ter …

Padre acusado de agressão sexual se suicida em sua igreja na França

Jean-Baptiste Sèbe, um padre de 38 anos acusado por uma mulher de "comportamento indecente" e agressão sexual contra sua filha, se suicidou na terça-feira (18) em sua igreja na Normandia, informou nesta quarta-feira (19) a …

Gato ganha na Justiça o direito de passear em shopping do Rio

Rubinho era uma figura presente no centro comercial Cidade Copacabana, no Rio de Janeiro, até ter sido proibido de circular na área comum do estabelecimento. Agora, o tribunal deu provimento a uma medida cautelar, permitindo …

Os insetos estão “comendo” plástico (e isso ameaça a cadeia alimentar)

Os microplásticos já são um problema conhecido dos nossos oceanos, mas seu alcance pode ser maior do que imaginávamos. Segundo uma nova pesquisa, o problema deixou de ser apenas dos oceanos, tendo já chegado aos …

Funcionários do McDonald’s entram em greve nos EUA contra o assédio sexual

Trabalhadores do McDonald’s realizaram, nesta terça-feira (17), em dez cidades norte-americanas, uma greve laboral contra o assédio sexual na empresa, em consonância com o movimento #MeToo. De acordo com os organizadores, o objetivo foi protestar contra …

Facebook é acusado de discriminar mulheres em anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polêmica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar candidatos com base no gênero. Segundo uma denúncia apresentada nesta terça-feira (17) na agência federal norte-americana, vários recrutadores utilizam o …

Em parecer ao STF, PGR insiste para que Eduardo Cunha continue preso

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, insistiu, em manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha continue preso preventivamente em Curitiba, onde se encontra desde outubro de …

Cúpula das Coreias: terra de paz, visita inédita a Seul e candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos

Os líderes das duas Coreias se comprometeram em fazer da península coreana “uma terra de paz”, com o Norte disposto a avançar com o desmantelamento do seu programa nuclear, se os EUA também tomarem “medidas proporcionais”. O …

Maduro compara “inquisição” contra venezuelanos à perseguição dos judeus

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (17) que há uma “campanha de inquisição” contra os venezuelanos, comparando a situação à perseguição dos judeus liderada pelo ditador Adolf Hitler.  De acordo com Maduro, países …

Estudantes criam solução para absorver óleo no mar com casca de coco

As estudantes Núbia Marques da Silva e Aline Faustino Soares, do curso de Logística da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo, desenvolveram uma solução que absorve vazamentos de óleo no …