Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Daniel Kopatsch / EPA

Horst Seehofer, ministro do Interior e líder da CSU

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro do governo nacional.

A União Social Cristã (CSU) obteve 37,2% dos votos, contra os 47,7% conquistados há cinco anos. Foi o pior desempenho do partido desde 1950 em uma votação estadual na Baviera, que tradicionalmente dominava.

As disputas constantes no governo nacional de Angela Merkel e a luta interna pelo poder contribuíram para o resultado do CSU, partido posicionado tradicionalmente um pouco mais à direita do que o da chanceler, e que assumiu uma linha dura na migração, tendo assumido um confronto público com a chefe do governo alemão na questão.

Nas eleições deste domingo, há vitórias da esquerda e da direita: os Verdes garantiram o segundo lugar ao arrecadarem 17,5% dos votos, duplicando sua base de apoio em relação a 2013, enquanto o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) assegurou 10,2% da votação.

Já os social-democratas de centro-esquerda, outro parceiro nacional de coligação de Merkel, terminaram em quinto lugar com apenas 9,7%, ou seja, com menos da metade dos votos de 2013 e o pior resultado naquele estado desde a Segunda Guerra Mundial.

A CSU governa a Baviera há mais de seis décadas, um próspero estado no sudeste da Alemanha onde vivem cerca de 13 dos 82 milhões de habitantes do país.

A necessidade de fazer coligações para governar é, por si só, um grande revés para o partido, que existe apenas na Baviera e que, com exceção de cinco dos últimos 56 anos, detinha uma maioria absoluta no parlamento estadual.

“É claro que esse não é um dia fácil para a CSU”, disse o chefe do governo do estado, Markus Soder, perante militantes em Munique, acrescentando que o partido aceitou o “doloroso” resultado “com humildade”.

Soder disse ainda que é difícil não fazer uma leitura nacional desses resultados, mas salientou que a CSU continua se assumindo como o partido mais forte do estado, com mandato para formar o próximo governo da Baviera.

O governante admitiu também que sua preferência vai para uma coligação de centro-direita com os Freie Wähler, um rival conservador local que somou 11,6% dos votos. Os Verdes, que assumem habitualmente oposição à CSU, com uma abordagem mais liberal à migração e ênfase nas questões ambientais, é outro parceiro possível.

O CSU alavancou durante muito tempo sua força nos resultados estaduais para aumentar seu peso na política nacional. Em Berlim, o partido é um dos três do governo de coligação nacional de Merkel, juntamente com a União Democrata Cristã (CDU) da chanceler e o Partido Social-Democrata (SPD).

Revés para Angela Merkel

A perda da maioria absoluta da CSU na Baviera é mais um revés para Angela Merkel, que no mês passado viu Volker Kauder, um dos seus grandes aliados no Bundestag, perder uma votação interna e ser afastado de líder da bancada parlamentar dos conservadores.

Agora, adianta o Diário de Notícias, Merkel tem um desafio muito maior pela frente: as eleições regionais em Hesse, no dia 28 de outubro. As últimas pesquisas dão uma vantagem de apenas seis pontos percentuais à CDU, com o SPD em segundo com 23% e os Verdes em terceiro, com 18%.

“Essas duas eleições afetarão a política nacional e, consequentemente, a reputação da chanceler”, avisou na sexta-feira (12) Wolfgang Schäuble, presidente do Bundestag e veterano da CDU.

No último mês do ano, Merkel enfrenta a corrida à reeleição como líder da CDU. Há 18 anos à frente do partido, a chanceler não tem tido um caminho fácil desde que abriu as portas do país a mais de 1 milhão de refugiados, em 2015.

A decisão teve como consequência um aumento da força da extrema-direita nas legislativas de setembro de 2017.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …