Derrota histórica dos aliados de Angela Merkel põe em jogo estabilidade do governo alemão

Daniel Kopatsch / EPA

Horst Seehofer, ministro do Interior e líder da CSU

Os aliados conservadores da chanceler Angela Merkel perderam a maioria absoluta no parlamento estadual da Baviera por larga margem na eleição regional que ocorreu neste domingo (14), um resultado que pode causar mais turbulência dentro do governo nacional.

A União Social Cristã (CSU) obteve 37,2% dos votos, contra os 47,7% conquistados há cinco anos. Foi o pior desempenho do partido desde 1950 em uma votação estadual na Baviera, que tradicionalmente dominava.

As disputas constantes no governo nacional de Angela Merkel e a luta interna pelo poder contribuíram para o resultado do CSU, partido posicionado tradicionalmente um pouco mais à direita do que o da chanceler, e que assumiu uma linha dura na migração, tendo assumido um confronto público com a chefe do governo alemão na questão.

Nas eleições deste domingo, há vitórias da esquerda e da direita: os Verdes garantiram o segundo lugar ao arrecadarem 17,5% dos votos, duplicando sua base de apoio em relação a 2013, enquanto o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) assegurou 10,2% da votação.

Já os social-democratas de centro-esquerda, outro parceiro nacional de coligação de Merkel, terminaram em quinto lugar com apenas 9,7%, ou seja, com menos da metade dos votos de 2013 e o pior resultado naquele estado desde a Segunda Guerra Mundial.

A CSU governa a Baviera há mais de seis décadas, um próspero estado no sudeste da Alemanha onde vivem cerca de 13 dos 82 milhões de habitantes do país.

A necessidade de fazer coligações para governar é, por si só, um grande revés para o partido, que existe apenas na Baviera e que, com exceção de cinco dos últimos 56 anos, detinha uma maioria absoluta no parlamento estadual.

“É claro que esse não é um dia fácil para a CSU”, disse o chefe do governo do estado, Markus Soder, perante militantes em Munique, acrescentando que o partido aceitou o “doloroso” resultado “com humildade”.

Soder disse ainda que é difícil não fazer uma leitura nacional desses resultados, mas salientou que a CSU continua se assumindo como o partido mais forte do estado, com mandato para formar o próximo governo da Baviera.

O governante admitiu também que sua preferência vai para uma coligação de centro-direita com os Freie Wähler, um rival conservador local que somou 11,6% dos votos. Os Verdes, que assumem habitualmente oposição à CSU, com uma abordagem mais liberal à migração e ênfase nas questões ambientais, é outro parceiro possível.

O CSU alavancou durante muito tempo sua força nos resultados estaduais para aumentar seu peso na política nacional. Em Berlim, o partido é um dos três do governo de coligação nacional de Merkel, juntamente com a União Democrata Cristã (CDU) da chanceler e o Partido Social-Democrata (SPD).

Revés para Angela Merkel

A perda da maioria absoluta da CSU na Baviera é mais um revés para Angela Merkel, que no mês passado viu Volker Kauder, um dos seus grandes aliados no Bundestag, perder uma votação interna e ser afastado de líder da bancada parlamentar dos conservadores.

Agora, adianta o Diário de Notícias, Merkel tem um desafio muito maior pela frente: as eleições regionais em Hesse, no dia 28 de outubro. As últimas pesquisas dão uma vantagem de apenas seis pontos percentuais à CDU, com o SPD em segundo com 23% e os Verdes em terceiro, com 18%.

“Essas duas eleições afetarão a política nacional e, consequentemente, a reputação da chanceler”, avisou na sexta-feira (12) Wolfgang Schäuble, presidente do Bundestag e veterano da CDU.

No último mês do ano, Merkel enfrenta a corrida à reeleição como líder da CDU. Há 18 anos à frente do partido, a chanceler não tem tido um caminho fácil desde que abriu as portas do país a mais de 1 milhão de refugiados, em 2015.

A decisão teve como consequência um aumento da força da extrema-direita nas legislativas de setembro de 2017.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …