Descoberta prova surpreendente de que dinossauros tinham penas

Royal Saskatchewan Museum / Facebook

A plumagem na base da cauda do dinossauro

A plumagem na base da cauda do dinossauro

Cientistas descobriram parte da cauda de um dinossauro com penas em bom estado em um pedaço de âmbar. A idade da descoberta é de 99 milhões de anos, informou a mídia chinesa esta sexta-feira.

Embora o achado tenha apenas 36 mm de comprimento, nele são visíveis penas e pele de um antigo dinossauro em muito bom estado. Cientistas pensam que os restos pertencem a um dinossauro do grupo de maniraptors.

A pesquisa, publicada na revista Current Biology, foi realizada sob a chefia de Xing Lida, professor da Universidade Chinesa de Ciências Geológicas, e de Ryan McKellar, professor do Museu Real de Saskatchewan.

Um ano atrás, Xing Lida comprou o pedaço de âmbar em um mercado em Myanmar, perto de fronteira com a China. “Compreendi que os restos no interior do âmbar são de um vertebrado, possivelmente, um terópoda, e não um qualquer vegetal”, disse Xing Lida.

Royal Saskatchewan Museum / Facebook

A cauda de dinossauro preservada em âmbar

A cauda de dinossauro preservada em âmbar

Este é o primeiro caso na história em que cientistas conseguem descobrir uma parte mumificada do esqueleto de um dinossauro. Antes, tinham sido encontrados somente restos de asas de aves que viveram no tempo dos dinossauros.

O descobrimento prova que muitos dinossauros estavam cobertos de penas. Segundo a versão geralmente aceite, as aves evoluíram a partir de dinossauros no período Jurássico, cerca de 150 milhões de anos atrás.

O âmbar é uma resina fossilizada de árvores que costuma preservar alguns artefactos. No filme “Jurassic Park“, de 1993, os cientistas conseguiram clonar e reproduzir dinossauros em laboratório através do fóssil de um mosquito preservado em âmbar.

“Infelizmente, a resposta do “Jurassic Park” ainda é um não! Mantém-se firmemente no reino da ficção científica”, adiantou Ryan McKellar.

Apesar de os cientistas garantirem que criar dinossauros a partir de um fóssil em âmbar é uma coisa da ficção, esta nova descoberta pode ser importante para a recolha de novas informações acerca da existência desses animais pré-históricos.

BZR // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarampo causou mais de 140 mil mortes em 2018

De acordo com OMS, maioria das vítimas tinha menos de cinco anos de idade e não havia sido vacinada. No ano passado, foram registrados quase 10 milhões de casos da doença no mundo. O sarampo causou …

O que contribuiu em peso para o 'colapso maia'?

Pesquisas recentes reforçam a teoria de que o colapso de muitas das grandes cidades maias mesoamericanas estava relacionado a períodos prolongados de seca, alguns de até 200 anos. Nayelli Jiménez Cano, pesquisadora do Laboratório de Zooarqueologia …

Com 39% da população abaixo da linha da pobreza, Ruanda patrocina PSG e causa polêmica

O time de futebolParis Saint-Germain (PSG) divulgou nesta quarta-feira (4), uma parceria de três anos com o governo de Ruanda, sem especificar o valor. Em maio de 2018, o país africano já havia assinado um acordo …

Os pássaros estão encolhendo, e você nunca vai adivinhar por quê

De acordo com um novo estudo americano, devido a mudança climática, os pássaros estão encolhendo em tamanho, embora a envergadura de suas asas esteja ficando maior. “Descobrimos que quase todas as espécies estavam ficando menores. As …

Navio de combate alemão da 1ª Guerra Mundial é encontrado nas Malvinas

Um cruzador alemão, afundado pelos britânicos durante a Primeira Guerra Mundial em 8 de dezembro de 1914, foi achado perto da costa das ilhas Malvinas. Trata-se do SMS Scharnhorst, principal navio da esquadra do almirante Maximilian …

Impeachment de Trump avança nos EUA: entenda o caso em poucas palavras

Você já deve ter ouvido falar que a reação a um polêmico telefonema com um líder estrangeiro ameaça o futuro da Presidência de Donald Trump. O presidente americano enfrenta um inquérito de impeachment sob a acusação …

Twitter vai ser mais rígido com conteúdo adulto na internet e preocupa criadores

Desde o ano passado tem sido mais difícil para os criadores de páginas com o perfil NSFW (Not Safe for Work ou não seguro para ver no trabalho — impróprio, em tradução livre) ter seus …

Otan tenta exibir união, enquanto líderes são flagrados falando de Trump

Chefes de Estado e de Governo de 29 países participaram nesta quarta-feira (4) do segundo dia da cúpula de aniversário de 70 anos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em Watford, nos arredores …

Radar aéreo descobre um navio viking em uma fazenda

Um estudo do Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) descobriu um navio viking em uma fazenda usando radar aéreo. O achado foi uma surpresa e um golpe de sorte, uma vez que este local …

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo saltam 61,7% no Brasil

O número de casamentos realizados entre pessoas do mesmo sexo em 2018 aumentou 61,7% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com …