Diretor do FBI é demitido por Donald Trump

(dr) tua ulamac / Flickr

James Comey, ex-diretor do FBI

James Comey, ex-diretor do FBI

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu hoje (10) o diretor do FBI, James Comey, que conduzia uma investigação às eventuais relações entre sua equipe de campanha nas eleições de 2016 e a Rússia, anunciou a Casa Branca.

“O FBI é uma das instituições mais respeitadas do nosso país e hoje marca um novo ponto de partida para a agência referência do nosso sistema judicial”, considerou Donald Trump em comunicado. Ele afirmou ainda que a Casa Branca vai trabalhar “imediatamente” para nomear um novo diretor.

Em uma mensagem enviada a Comey e tornada pública pela Casa Branca, Donald Trump comunicou ao até então diretor do FBI que a demissão tinha “efeitos imediatos”.

Ex-procurador federal e antigo vice-secretário da Justiça, James Comey, de 56 anos, esteve muito tempo ligado aos republicanos, mas foi nomeado pelo antigo presidente democrata, Barack Obama, para a direção do FBI. Quando tomou posse, em 20 de janeiro, Donald Trump pediu que ele permanecesse em funções.

A notícia do afastamento do diretor do FBI surge também depois de a agência AP ter noticiado que o FBI tinha enviado uma carta ao Congresso corrigindo o registro das declarações feitas no testemunho de Comey sobre Huma Abedin, colaboradora de Hillary Clinton.

Na carta enviada hoje, o FBI diz que Comey se expressou mal quando disse que Abedin tinha reencaminhado “centenas de milhares” de “emails” do computador portátil do marido, o antigo congressista Anthony Weiner.

O FBI disse que apenas um pequeno número de “emails” encontrados no computador tinha sido reencaminhado e muitas das situações se prendiam com o “backup” de outros dispositivos eletrônicos.

Senadores classificam demissão como erro grave

O chefe dos democratas no Senado, Chuck Schumer, classificou esta quarta-feira a demissão surpresa do diretor do FBI como um “grave erro”.

Durante uma conferência de imprensa no Capitólio, Schumer apelou à nomeação de um magistrado independente para liderar o inquérito a uma eventual coordenação entre a equipe de campanha eleitoral de Trump e a Federação Russa em 2016. Inquérito está sendo feito pelo FBI.

Eleito pelo Estado de Nova York, Schumer, que disse ter recebido uma ligação de Trump, questionou a razão pela qual a demissão tinha ocorrido e se as investigações sobre possíveis ligações entre a campanha eleitoral de Trump e a Rússia não estão a “ficando muito próximas do presidente”.

No mesmo sentido, outro senador, o republicano John McCain, defendeu que o Congresso deveria criar uma comissão especial para investigar a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

Este senador, pelo Estado do Arizona, lembrou que há muito tempo defende uma comissão especial do Congresso para investigar a interferência russa e acentuou que a decisão de Trump “apenas confirma a necessidade e a urgência de tal comissão”.

McCain confessou desapontamento pela decisão de Trump, classificou Comey como um homem íntegro e de honra, que liderou bem o FBI em circunstâncias extraordinárias.

Um segundo senador republicano, Bob Corker, do Estado do Tennessee, considerou que a demissão de Comey “levanta questões” e disse que “é essencial que as investigações em curso sejam livres de interferências políticas até sua conclusão”.

Também o vice-presidente da comissão senatorial das Informações, Mark Warner, se pronunciou sobre o caso, considerando “chocante” e profundamente perturbadora a demissão do chefe do FBI.

Warner, eleito pelo Estado da Virgínia, defendeu as considerações pelo fato de a demissão acontecer durante uma investigação em curso do FBI sobre eventuais contatos impróprios entre a campanha eleitoral de Trump e agentes russos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …