Diretor do FBI é demitido por Donald Trump

(dr) tua ulamac / Flickr

James Comey, ex-diretor do FBI

James Comey, ex-diretor do FBI

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu hoje (10) o diretor do FBI, James Comey, que conduzia uma investigação às eventuais relações entre sua equipe de campanha nas eleições de 2016 e a Rússia, anunciou a Casa Branca.

“O FBI é uma das instituições mais respeitadas do nosso país e hoje marca um novo ponto de partida para a agência referência do nosso sistema judicial”, considerou Donald Trump em comunicado. Ele afirmou ainda que a Casa Branca vai trabalhar “imediatamente” para nomear um novo diretor.

Em uma mensagem enviada a Comey e tornada pública pela Casa Branca, Donald Trump comunicou ao até então diretor do FBI que a demissão tinha “efeitos imediatos”.

Ex-procurador federal e antigo vice-secretário da Justiça, James Comey, de 56 anos, esteve muito tempo ligado aos republicanos, mas foi nomeado pelo antigo presidente democrata, Barack Obama, para a direção do FBI. Quando tomou posse, em 20 de janeiro, Donald Trump pediu que ele permanecesse em funções.

A notícia do afastamento do diretor do FBI surge também depois de a agência AP ter noticiado que o FBI tinha enviado uma carta ao Congresso corrigindo o registro das declarações feitas no testemunho de Comey sobre Huma Abedin, colaboradora de Hillary Clinton.

Na carta enviada hoje, o FBI diz que Comey se expressou mal quando disse que Abedin tinha reencaminhado “centenas de milhares” de “emails” do computador portátil do marido, o antigo congressista Anthony Weiner.

O FBI disse que apenas um pequeno número de “emails” encontrados no computador tinha sido reencaminhado e muitas das situações se prendiam com o “backup” de outros dispositivos eletrônicos.

Senadores classificam demissão como erro grave

O chefe dos democratas no Senado, Chuck Schumer, classificou esta quarta-feira a demissão surpresa do diretor do FBI como um “grave erro”.

Durante uma conferência de imprensa no Capitólio, Schumer apelou à nomeação de um magistrado independente para liderar o inquérito a uma eventual coordenação entre a equipe de campanha eleitoral de Trump e a Federação Russa em 2016. Inquérito está sendo feito pelo FBI.

Eleito pelo Estado de Nova York, Schumer, que disse ter recebido uma ligação de Trump, questionou a razão pela qual a demissão tinha ocorrido e se as investigações sobre possíveis ligações entre a campanha eleitoral de Trump e a Rússia não estão a “ficando muito próximas do presidente”.

No mesmo sentido, outro senador, o republicano John McCain, defendeu que o Congresso deveria criar uma comissão especial para investigar a interferência russa nas eleições presidenciais de 2016.

Este senador, pelo Estado do Arizona, lembrou que há muito tempo defende uma comissão especial do Congresso para investigar a interferência russa e acentuou que a decisão de Trump “apenas confirma a necessidade e a urgência de tal comissão”.

McCain confessou desapontamento pela decisão de Trump, classificou Comey como um homem íntegro e de honra, que liderou bem o FBI em circunstâncias extraordinárias.

Um segundo senador republicano, Bob Corker, do Estado do Tennessee, considerou que a demissão de Comey “levanta questões” e disse que “é essencial que as investigações em curso sejam livres de interferências políticas até sua conclusão”.

Também o vice-presidente da comissão senatorial das Informações, Mark Warner, se pronunciou sobre o caso, considerando “chocante” e profundamente perturbadora a demissão do chefe do FBI.

Warner, eleito pelo Estado da Virgínia, defendeu as considerações pelo fato de a demissão acontecer durante uma investigação em curso do FBI sobre eventuais contatos impróprios entre a campanha eleitoral de Trump e agentes russos.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …