Misterioso monumento de 1500 anos é descoberto no Cazaquistão

(dr) Evgeniï Bogdanov

-

Arqueólogos descobriram um gigantesco monumento de pedra perto do Mar Cáspio, com área equivalente a 200 campos de futebol.

A novidade foi publicada na revista Ancient Civilizations from Scythia to Siberia.

As estruturas são feitas “de placas de pedras inseridas verticalmente no chão”, segundo descrição dos pesquisadores. Cada uma das pedras tem um tamanho diferente, sendo que algumas medem apenas quatro metros, enquanto outras metem 34m por 24m. Os pesquisadores ainda não sabem por que elas são tão variadas.

Quem está estudando a região são os pesquisadores Andrey Astafiev, da Reserva Histórica e Cultural Magistaus do Cazaquistão, e Evgenii Bogdanov, da Academia Russa de Estudos.

Tudo começou em 2010, quando um homem conhecido como F. Akhmadulin explorava a região com um detector de metais e notou algo estranho: pedaços de prata perto de uma enorme placa de pedra na região de Altÿnkazgan.

Não é incomum que arqueólogos façam uma grande descoberta ao seguir dicas de amadores, então os pesquisadores logo se interessaram pelas informações do homem.

A descoberta que mais animou os pesquisadores foi uma sela de prata com decoração em alto-relevo, com imagens de javalis, veados e animais que parecem ser leões.

“Infelizmente, a situação socioeconômica da região não é uma em que é fácil se envolver em pesquisas arqueológicas, e foi apenas em 2014 que os autores deste artigo conseguiram escavar certas partes deste local”, escreveram os autores.

Quando as escavações começaram em 2014, os arqueólogos tralharam na estrutura de pedra onde Akhmadulin encontrou a sela. Eles localizaram mais partes de selas e outros artefatos, incluindo dois objetos de bronze que são pedaços de um chicote.

(dr) Evgeniï Bogdanov

-

Quem era o dono da sela?

Certas características da construção e detalhes das pedras de Altÿnkazgan nos permite dizer que elas foram deixadas ali por tribos nômades. O design das decorações da sela indica que ela foi feita quando o Império Romano estava se despedaçando e um grupo chamado Hunos estavam viajando pela Ásia e Europa.

O dono da sela provavelmente era alguém de poder e riqueza consideráveis. Os símbolos chamados “tamgas” encontrados acima das cabeças dos predadores podem ser uma indicação do status privilegiado do dono da sela, assim como uma ligação com o clã do qual ele fazia parte, explicam os pesquisadores.

Ainda não ficou claro por que as selas foram colocadas na estrutura de pedra, mas é possível que isso tenha acontecido por conta de algum ritual, como em um enterro. Restos de um esqueleto foram encontrados abaixo da estrutura, mas ele é muito mais recente do que a sela.

As pesquisas continuam para responder a essa e outras perguntas, e a dupla de pesquisadores pretendem publicar um novo artigo em 2017.

Espero que um dia haja um filme sobre as escavações arqueológicas de Mangÿshlak, sobre civilizações antigas e habitantes modernos”, diz Bogdanov ao Live Science.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …