O verdadeiro elixir da imortalidade poderia estar no Império Chinês

Michael McDonough / Flickr

A Grande Muralha da China na zona de Mutianyu

Qin Shihuang, primeiro imperador da China unificada, tentou realmente conseguir a imortalidade e ordenou que todos os residentes do império procurassem a receita do “elixir da vida eterna”.

“A emissão do decreto e o próprio fato de as pessoas terem mesmo tentado cumpri-lo nos diz que Qin Shihuang criou um sistema de poder executivo e legislativo muito confiável e eficiente, capaz de realizar as vontades do imperador à escala de todo o país numa época em que os transportes e comunicações ainda praticamente não existiam”, afirmou Zhang Chunlong, supervisor das escavações na área, citado pela Live Science.

Tradicionalmente, considera-se que a China foi fundada pelo chamado Imperador Amarelo, Huangdi, que governou o Império Celestial em 2800 a.C. As lendas atribuem a ele forças mágicas, inclusive uma vida extremamente longa e uma resistência inédita.

Primeiro imperador de uma China unificada, Qin Shihuang, por sua vez, considerava ser seu herdeiro espiritual, tendo no ano de 221 a.C. conseguido unir os 7 reinos rivais em um império unido com leis comuns e uma estrutura de poder vertical.

Nos anos seguintes, adquiriu a reputação de um líder violento, mas justo, que trouxe à China a ordem e a paz.

Devido aos seus projetos grandiosos, como a construção da Muralha da China e do mausoléu gigante em Xian, bem como os numerosos atentados contra o imperador, contribuíram para que sua figura ficasse associada a inúmeras lendas.

Os arqueólogos chineses descobriram inesperadamente que até o próprio governante chinês acreditava em alguns desses mitos, o que foi comprovado por uma descoberta na província chinesa Hunan.

De acordo com Zhang, sua equipe tem realizado escavações na parte central da província já há mais de 10 anos. Durante esse período, os pesquisadores conseguiram encontrar milhares de artefatos da época, inclusive uma grande coleção de placas de bambu com os mais diversos dados sobre a vida cotidiana do império.

Recentemente, os arqueólogos chineses terminaram a análise da parte médica destes arquivos. Entre estes, foi encontrado um decreto oficial de Qin Shihuang no qual o imperador ordenava a todos os funcionários públicos e residentes do império que procurassem o “elixir da imortalidade” ou que recolhessem dados sobre ele, relatando-os à capital sem demora.

Deste modo, o documento oficial confirma lendas relacionadas com o imperador. Cronistas da época escreviam que Qin Shihuang tinha obsessão pelo mistério da imortalidade e não parava de viajar pelo país à procura de pensadores ou de algo semelhante à “fonte de juventude eterna” dos mitos da Grécia Antiga.

Conforme as placas descobertas pela equipe de cientistas, não foi apenas o imperador que se ocupou desta iniciativa, mas também toda a população.

Talvez tenha sido devido a procuras e experiências que o primeiro imperador da China unida morreu aos 39 anos. Falecimento foi provocado por intoxicação com mercúrio.

Este produto poderia ter integrado os “elixires de imortalidade” com base em cinabre, uma mistura de mercúrio e enxofre, que Qin Shihuang supostamente teria consumido nos últimos anos de vida.

Ciberia // Sputnik News / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …