Cientistas desvendam causa da morte do “homem de sal”

Historiadores iranianos conseguiram determinar a razão da morte de um dos chamados “homens de sal”, antigas múmias descobertas no noroeste do país e preservadas no Museu Nacional em Teerã. Segundo a pesquisa, a morte não foi natural.

Durante anos, historiadores tentaram desvendar segredos de um dos “homens de sal”. Mas os pesquisadores conseguiram agora, finalmente, determinar a razão da morte da múmia mais famosa.

“Homens de sal” é o nome dado pelos arqueólogos aos restos de oito múmias, encontradas durante um período de 15 anos nas salinas perto da cidade de Chahrabad, no noroeste do Irã. Os restos da primeira múmia masculina foram encontrados por um mineiro no ano de 1994.

A idade das múmias varia. Três delas são datadas dos tempos do Império Parta (247 a.C./224 d.C.) e do Império Sassânida (224/651 a.C.). As restantes estão ligadas ao Império Aquemênida (550/330 a.C).

Segundo a agência Mehr, os historiadores estão seguros de que a morte da múmia não esteja relacionada a causas naturais.

A investigação de ossos do crânio da múmia, muito bem preservada, revelou que o “homem de sal” morreu devido a um golpe forte na cabeça aos 40 anos de idade. Para se aprofundar nos detalhes, os historiadores realizaram uma datação radiométrica.

Os restos da primeira múmia, analisados pelos cientistas, estão bem preservados graças ao sal: a múmia ainda hoje tem barba comprida e um brinco de ouro na orelha.

No entanto, o que esse homem desconhecido estava fazendo nas minas e quem o matou? Estas perguntas continuam sem resposta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …

Gangorra que uniu imigrantes no muro da fronteira dos EUA ganha prêmio

Lembra das gangorras que permitiram que famílias mexicanas brincasse de lados opostos do muro da fronteira EUA-México? O projeto das três gangorras ganhou o prêmio “Design do Ano 2020” pelo Museu de Londres. O arquiteto norte-americano …

Irã diz ter batido recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções dos EUA

O Irã bateu recorde de exportação de derivados de petróleo apesar das sanções impostas pelos Estados Unidos, declarou o ministro do Petróleo da República Islâmica, Bijan Zangeneh, nesta sexta-feira (22). Durante o 25º Show Petrolífero do …

A ameaça de epidemia que surge de nova espécie de mosquito Aedes detectada pela 1ª vez nas Américas

Durante a noite de 18 de junho de 2019, na base americana em Guantánamo, Cuba, um intruso foi pego por uma armadilha. A base é conhecida como um lugar onde os EUA aprisionam, por tempo indeterminado …

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …