Cientistas desvendam causa da morte do “homem de sal”

Historiadores iranianos conseguiram determinar a razão da morte de um dos chamados “homens de sal”, antigas múmias descobertas no noroeste do país e preservadas no Museu Nacional em Teerã. Segundo a pesquisa, a morte não foi natural.

Durante anos, historiadores tentaram desvendar segredos de um dos “homens de sal”. Mas os pesquisadores conseguiram agora, finalmente, determinar a razão da morte da múmia mais famosa.

“Homens de sal” é o nome dado pelos arqueólogos aos restos de oito múmias, encontradas durante um período de 15 anos nas salinas perto da cidade de Chahrabad, no noroeste do Irã. Os restos da primeira múmia masculina foram encontrados por um mineiro no ano de 1994.

A idade das múmias varia. Três delas são datadas dos tempos do Império Parta (247 a.C./224 d.C.) e do Império Sassânida (224/651 a.C.). As restantes estão ligadas ao Império Aquemênida (550/330 a.C).

Segundo a agência Mehr, os historiadores estão seguros de que a morte da múmia não esteja relacionada a causas naturais.

A investigação de ossos do crânio da múmia, muito bem preservada, revelou que o “homem de sal” morreu devido a um golpe forte na cabeça aos 40 anos de idade. Para se aprofundar nos detalhes, os historiadores realizaram uma datação radiométrica.

Os restos da primeira múmia, analisados pelos cientistas, estão bem preservados graças ao sal: a múmia ainda hoje tem barba comprida e um brinco de ouro na orelha.

No entanto, o que esse homem desconhecido estava fazendo nas minas e quem o matou? Estas perguntas continuam sem resposta.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …

Dois anos após mortes de Marielle e Anderson, Anistia Internacional cobra identificação de mandantes

Dois anos após os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, o crime permanece sem solução e ilustra a impunidade no combate à violência …

Coronavírus poderia ser a 1ª de muitas outras pandemias futuras, adverte cientista

Apesar do registro de mais de um milhão de infectados à escala mundial, a doença poderia ser suplantada por patologias bem mais perigosas. Comparando com as doenças que poderiam reaparecer como resultado do aquecimento global, o …

Pesquisadores portugueses revelam que os neandertais foram pioneiros na exploração de recursos marinhos

Um novo estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Lisboa (Portugal) descobriu que a familiaridade dos hominídeos com o mar e os seus recursos é muito mais antiga do que se pensava – ao que …

Filipinas: presidente Duterte diz que polícia deve matar quem perturbar confinamento

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse que as forças de ordem podem abater qualquer pessoa que provoque “transtornos” nas regiões onde o confinamento da população foi decretado. As autoridades do país tentaram minimizar as declarações …