É o fim das telas rachadas: descoberto o vidro que se regenera sozinho

Já podemos dizer adeus às telas rachadas nos celulares! Um aluno da Universidade de Tóquio, no Japão, descobriu um polímero que se regenera sozinho.

Uma equipe de cientistas japoneses parece ter encontrado a solução para o problema das telas quebradas dos smartphones. Liderada pelo professor Takuzo Aida, do departamento de química e biotecnologia da Universidade de Tóquio, os pesquisadores criaram um novo tipo de vidro que se regenera sozinho.

O estudo, publicado na revista Science, retrata a descoberta feita por acaso por um aluno da Universidade de Tóquio, Yu Yanagisawa, que trabalhava na criação de uma cola e, acidentalmente, cortou a superfície do polímero. 

Para seu espanto, notou que o vidro se consertou sozinho e, além disso, recuperou sua firmeza original em apenas duas horas. O vidro é feito a partir de um polímero chamado poliéter-tioureia, que precisa apenas ser pressionado com os dedos para se regenerar, caso seja riscado ou partido.

Este poderia ser o primeiro material duro capaz de se regenerar à temperatura ambiente, tal como as borrachas e plásticos autorregenerativos. “Espero que o vidro reparável se torne um novo material amigo do ambiente, que evite a necessidade de ser jogado fora quando estragado”, explica Yanagisawa.

Assim como informa a BBC, a invenção tem potencial para ser usada em smartphones, mas não somente: poderia também ser usada em outros tipos de dispositivos frágeis. Uma novidade que viria, certamente, para revolucionar o mundo da tecnologia.

Ciberia // BBC / ZAP

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA:

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre a França e a Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas …

Coreia do Sul desliga “máquina de propaganda” na fronteira com o Norte

Os militares da Coreia do Sul anunciaram nesta segunda-feira (23) que desligaram os alto-falantes de propaganda na fronteira militarizada com a Coreia do Norte, em um gesto de boa vontade, com a aproximação do encontro …

Salah Abdeslam é condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris e seu cúmplice, o tunisiano Sofiane Ayari, foram condenados a 20 anos de prisão pela participação em um tiroteio com a …

Começa a vacinação contra a gripe em todo o país

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de …

É menino! Nasce terceiro filho de Kate e William; e faz história na monarquia britânica

Nasceu nesta segunda-feira (23), às 11h01 o terceiro filho do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. E é um menino, mistério só desfeito depois do parto. O casal real tem mais dois …

Existem evidências de que um planeta do Sistema Solar foi destruído

Astrônomos encontraram compostos comuns nos diamantes da Terra, mas em rochas vindas do espaço. Essa é a primeira vez que esse tipo de componente é encontrado em um corpo extraterrestre. Em 2008, um asteroide atingiu o deserto …

Além de ser o mais venenoso do mundo, este peixe também tem canivetes nos olhos

Os peixes-pedra já eram uma espécie de meter medo no mundo aquático, agora a situação piorou: além de serem o tipo mais venenoso de peixe que conhecemos, têm vários espinhos afiados nos olhos. Os cientistas descobriram …

Atrizes de Smallville envolvidas em seita de tráfico sexual; “Chloe” foi presa

Allison Mack, conhecida pelo seu papel na série televisiva “Smallville”, foi presa e acusada de tráfico sexual pela sua suposta ligação à seita Nxivm. Allison Mack, de 35 anos, atriz da série “Smallville”, deverá comparecer em …

Cientistas criam implante vaginal que promete proteger as mulheres do HIV

O novo dispositivo desenvolvido por cientistas na Universidade de Waterloo, no Canadá, faz com que o número de células do HIV que se fixam no trato genital feminino diminua. De acordo com o estudo, publicado na …

Falsa BBC anuncia guerra nuclear e deixa o mundo alarmado

Uma conta de YouTube publicou um vídeo em que o suposto jornalista da BBC anunciava uma guerra nuclear entre a Rússia e a Otan. Nos últimos dias, foi publicado um vídeo no YouTube que simulava o …