Elon Musk está envolvido em vários projetos “futurísticos”, como levar o cidadão comum para o espaço através da SpaceX, além da produção de carros autônomos, com a Tesla, e ainda a produção de telhas solares que transformam a luz solar em energia elétrica. Agora, a novidade da vez está focada em inteligência artificial.
De acordo com o The Wall Street Journal, o novo projeto de Musk é chamado de Neuralink e o seu objetivo é explorar a tecnologia que é capaz de fazer conexões diretas entre um cérebro humano e um computador.
Musk deverá apresentar um protótipo que será constituído de implantes cerebrais que podem tratar várias doenças, incluindo epilepsia, Parkinson e até mesmo depressão. Vários cientistas renomados já teriam sido contratados para a nova empresa, que possui sede na Califórnia, nos Estados Unidos.
No ano passado, durante uma declaração, o bilionário comentou que uma fusão com máquinas é a única coisa que poderia impedir que os humanos virassem escravos da inteligência artificial.
“Não gosto da ideia de ser um gato de estimação, mas qual é a solução? Acredito que uma das soluções seria adicionar uma camada de inteligência artificial a nós. Uma terceira camada digital que funcione bem e de maneira simbiótica”, declarou Musk.
Por enquanto, não há qualquer menção oficial sobre a empresa. A Neuralink foi fundada em julho de 2015, porém, somente agora com reportagem do WSJ que a empresa foi ligada ao nome de Elon Musk.