Para combater aquecimento global, Elon Musk libera todas patentes da Tesla

JD Lasica / Wikimedia

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

O bilionário engenheiro e inventor Elon Musk segue determinado a salvar o planeta, e parece disposto a derrubar as bases do capitalismo pra isso.

Em uma decisão surpreendente, o empresário Elon Musk anunciou recentemente que irá liberar as patentes de sua gabricante de carros elétricos Tesla, e não irá processar nenhuma outra empresa que, “em boa fé, quiser usar sua tecnologia”. A medida seria a ajuda de Musk para tentar frear o aquecimento global.

A notícia surgiu no mesmo dia em que promotores dos EUA entraram com processo contra empresa chinesa que teria roubado informações a respeito do projeto de um carro autônomo da Apple.

Segundo Musk, o propósito da Tesla é mais importante do que o lucro, essencialmente baseado em patentes e exclusividades.  “A Tesla Motors foi criada para acelerar o advento de transportes sustentáveis”, afirmou.

“Se abrirmos o caminho para a criação de veículos elétricos, mas depois criamos armadilhas de propriedade intelectual para inibir outras empresas, estaremos agindo no sentido contrário de nosso objetivo”, concluiu Musk. Para o criador sul-africano, as patentes servem muitas vezes como barreira de um progresso verdadeiro.

Outra questão é a própria competição contra as grandes fabricantes automotivas. Para ele, diante de uma produção anual de centenas de milhões de carros poluentes no mundo, é impossível para a Tesla sozinha combater a crise da emissão de carbono. A liberação das patentes será boa para o planeta e para a valorização de sua próprio empresa, afirmou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Apple quer proibir lançamento de livro que revela segredos comerciais da empresa

O livro alemão App Store Confidential, de Tom Sadowski, é uma publicação temida pela Apple. Isso porque o autor foi o líder de desenvolvimento da loja de aplicativos da Gigante de Cupertino na Alemanha, Áustria …

Chineses acusam governo de usar epidemia de coronavírus para prender dissidentes

No momento em que a China enfrenta a epidemia do COVID-19 que já causou 2 mil mortes e infectou 74 mil pessoas no país, o mundo se pergunta se a crise reforça ou, pelo …

Suíça quer devolver dinheiro ganho com tráfico de escravizados para as Américas

O horror do tráfico de pessoas escravizadas entre os séculos XVI e XIX para os EUA, Caribe, América Latina e principalmente o Brasil teve mais responsáveis do que nos dita a história. E a Suíça …

Reino Unido pós-Brexit fecha portas para imigrantes pouco qualificados

No Reino Unido pós-Brexit, os estrangeiros que quiserem obter um visto de trabalho no país vão ter que provar muitas habilidades. Os candidatos receberão pontos de acordo com seu nível de inglês, diploma e profissão …

Síria realiza primeiro voo comercial entre Damasco e Aleppo desde 2013

Diretores de aeroportos da Síria mencionam o trabalho realizado no aeroporto de Aleppo para permitir o feito, realizado graças à vitória do Exército sírio e esforço dos operários. A Síria realizou seu primeiro voo comercial em …

Mudanças climáticas ameaçam futuro das crianças do mundo, diz ONU

Estudo de Nações Unidas, Unicef e revista 'The Lancet' aponta ações de sustentabilidade insuficientes. Países ricos fracassam em prover meio ambiente favorável, apesar de melhor ponto de partida. Países de todo o mundo estão fracassando em …

Bug no sistema do McDonald's forneceu lanches de graça sem limite de quantidade

Imagine você poder realizar quantos pedidos quiser no McDonald's e não ter que arcar com um só centavo para isso. Bem, essa mamata virtual era o que vinha acontecendo no sistema da multinacional de fast-food …

Governo chinês está até "queimando" dinheiro para combater o coronavírus

A briga do governo chinês contra o Covid-19 (também conhecido como "novo coronavírus") tem colocado diversos órgãos governamentais em alerta, e o governo da China parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença …

Maior organização de escoteiros dos EUA declara falência após processos de abuso sexual

O grupo Boys Scouts of America, principal movimento de escoteiros dos Estados Unidos, apresentou um pedido de falência nesta terça-feira (18), em um esforço para salvaguardar as indenizações às vítimas de abuso sexual, afirma um …

Ações humanas alteram dispersão de sementes na Amazônia, aponta estudo

Análise de mais de 26 mil árvores demonstra que atividades como queimadas e desmatamento abalam o equilíbrio entre fauna e flora. Com degradação, restam animais pequenos na floresta, que espalham sementes menores. Quando se fala em …