O bilionário engenheiro e inventor Elon Musk segue determinado a salvar o planeta, e parece disposto a derrubar as bases do capitalismo pra isso.
Em uma decisão surpreendente, o empresário Elon Musk anunciou recentemente que irá liberar as patentes de sua gabricante de carros elétricos Tesla, e não irá processar nenhuma outra empresa que, “em boa fé, quiser usar sua tecnologia”. A medida seria a ajuda de Musk para tentar frear o aquecimento global.
A notícia surgiu no mesmo dia em que promotores dos EUA entraram com processo contra empresa chinesa que teria roubado informações a respeito do projeto de um carro autônomo da Apple.
Segundo Musk, o propósito da Tesla é mais importante do que o lucro, essencialmente baseado em patentes e exclusividades. “A Tesla Motors foi criada para acelerar o advento de transportes sustentáveis”, afirmou.
“Se abrirmos o caminho para a criação de veículos elétricos, mas depois criamos armadilhas de propriedade intelectual para inibir outras empresas, estaremos agindo no sentido contrário de nosso objetivo”, concluiu Musk. Para o criador sul-africano, as patentes servem muitas vezes como barreira de um progresso verdadeiro.
Outra questão é a própria competição contra as grandes fabricantes automotivas. Para ele, diante de uma produção anual de centenas de milhões de carros poluentes no mundo, é impossível para a Tesla sozinha combater a crise da emissão de carbono. A liberação das patentes será boa para o planeta e para a valorização de sua próprio empresa, afirmou.
// Hypeness