Cientistas criam embriões híbridos para tentar salvar rinoceronte-branco do norte

Ol Pejeta Conservancy

Sudan, o último rinoceronte-branco do norte macho do mundo

Uma equipe internacional de cientistas criou vários embriões híbridos de rinocerontes, a experiência faz parte de uma tentativa científica para salvar um dos mamíferos mais ameaçados do mundo.

Os embriões híbridos, que agora se encontram congelados, contêm DNA dos rinocerontes-brancos do norte, vítima da caça furtiva e um dos mamíferos mais ameaçados do planeta, e de rinocerontes-brancos do sul, uma subespécie semelhante.

Os pesquisadores planejam agora implantar os embriões em animais vivos para que, depois de 16 meses de gravidez, possam dar à luz um primeiro filhote. Os resultados da pesquisa foram publicados, semana passada, na Nature Communications.

As únicas fêmeas dessa espécie tão ameaçada se chamam Najin e Fatu, vivem na reserva de OI Pejeta Conservacy, no Quênia, e são, respectivamente, a filha e a neta de Sudão, o último macho rinoceronte-branco do norte que morreu em março, no mesmo parque.

Na altura, os cientistas que acompanhavam o animal de 45 anos explicaram que a morte se relacionou com “complicações relacionadas com a idade“. Os músculos e ossos estavam se deteriorando e tinha desenvolvido extensos ferimentos na pele.

Apesar da morte de Sudão, que procriou com duas fêmeas e era considerado um grande embaixador da espécie, os cuidadores conseguiram recolher seu esperma. No entanto, conseguir uma gravidez que decorra sem problemas será um grande desafio.

Najin tem lesões nas patas que dificultariam uma eventual gravidez e Fatu tem problemas de fertilidade, que impedem os embriões de se implantarem no útero. Por isso, os embriões serão implantados nas fêmeas do rinoceronte-branco do sul, mas, caso os filhotes cheguem a nascer, ficarão sob o cuidado das familiares diretas de Sudão.

Para alcançar a pureza genética do rinoceronte-branco do norte, é necessário passar por várias etapas de reprodução e são supostos muitos riscos e altas probabilidades de fracasso. Porém, os cientistas estão animados com a ideia e por terem conseguido concluir “a primeira etapa essencial para salvar a subespécie”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …