Se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?

O problema matemático que consta em uma ficha de avaliação apresentada a alunos do ensino fundamental, na China, tem deixado meio mundo com a cabeça em parafusos.

O problema de matemática não tem, aparentemente, solução e foi precisamente por isso que foi incluído na ficha de avaliação, como explica o Departamento de Educação de Shunqing, na cidade de Nanchong, situada na parte ocidental da China.

“Algumas fichas mostram que os estudantes do ensino fundamental, no nosso país, têm falta de uma consciência crítica em relação à matemática“, explica uma fonte daquele Departamento, conforme cita a BBC.

A enigmática pergunta – “se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?” – surgiu numa ficha de avaliação apresentada a alunos do ensino fundamental com idades em torno dos 11 anos.

O objetivo foi permitir aos alunos “desafiarem seus limites e pensarem fora da caixa”, explica o Departamento de Educação de Shunqing.

E alguns alunos deram asas à imaginação para encontrar a resposta ao problema. “O capitão tem 36, porque 26 + 10 dá 36 e o capitão queria que os animais tivessem a sua idade”, foi a resposta de um dos estudantes, conforme cita a BBC.

Pelas redes sociais, há também quem tenha se dedicado a especular respostas para o problema. “O peso total de 26 ovelhas e 10 cabras é 7.700 kg, com base no peso médio de cada animal. Na China, para conduzir um navio com mais de 5.000 kg de carga, é preciso ter uma licença de barco há cinco anos. A idade mínima para conseguir uma licença é 23 anos, por isso, o capitão tem, pelo menos, 28 anos“, comentou um internauta.

Já outros utilizadores das redes sociais preferiram abordar o problema com sarcasmo, como é o caso de um que pergunta: “Se uma escola tiver 26 professores, 10 dos quais não pensam, qual é a idade do diretor?”

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É fácil:
    o meu irmão é meio estúpido tem 20 anos, quem faz uma pergunta dessas é estúpido inteiro por isso deve ter 40 anos.
    Problema resolvido

  2. Uma besta vive uns 20 anos… o formulador da questão é uma besta “quadrada”…. portanto, tem uns 400 anos. O capitão, sendo produto da imaginação desse ser, pode chegar a uns 600, brincando….

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Manaus suspende campanha de vacinação contra covid-19

Segundo prefeitura, medida visa redefinir a prioridade dentro de grupo que deve receber primeiras doses. Paralisação temporária ocorre em meio a suspeitas de desvios do imunizante para parentes de empresários. A vacinação contra a covid-19 foi …

"Estupendamente grandes": cientistas descobrem buracos negros maiores que os supermassivos

Estudo sugere a possível existência de "buracos negros estupendamente grandes", ainda maiores do que os buracos negros supermassivos já observados no centro das galáxias. Os astrônomos já estudam há algum tempo os buracos negros supermassivos (SMBHs, …

União Europeia quer acelerar vacinação contra Covid-19 em todo o bloco

Líderes europeus se reúnem em videoconferência nesta quinta-feira (21) para discutir como acelerar a campanha de imunização contra a Covid-19 nos países-membros. Na agenda, os dirigentes da União Europeia também devem debater a cooperação …

Britânico não pode entrar na Holanda com sanduíche e ouve: ‘Bem-vindo ao Brexit’

Um simples sanduíche de presunto, feito em casa e devidamente embrulhado em papel alumínio, foi motivo suficiente para que um motorista britânico fosse parado, interrogado e por fim perdesse o alimento na alfândega localizada na …

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …