Se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?

O problema matemático que consta em uma ficha de avaliação apresentada a alunos do ensino fundamental, na China, tem deixado meio mundo com a cabeça em parafusos.

O problema de matemática não tem, aparentemente, solução e foi precisamente por isso que foi incluído na ficha de avaliação, como explica o Departamento de Educação de Shunqing, na cidade de Nanchong, situada na parte ocidental da China.

“Algumas fichas mostram que os estudantes do ensino fundamental, no nosso país, têm falta de uma consciência crítica em relação à matemática“, explica uma fonte daquele Departamento, conforme cita a BBC.

A enigmática pergunta – “se um navio tiver 26 ovelhas e 10 cabras a bordo, quantos anos tem o capitão do navio?” – surgiu numa ficha de avaliação apresentada a alunos do ensino fundamental com idades em torno dos 11 anos.

O objetivo foi permitir aos alunos “desafiarem seus limites e pensarem fora da caixa”, explica o Departamento de Educação de Shunqing.

E alguns alunos deram asas à imaginação para encontrar a resposta ao problema. “O capitão tem 36, porque 26 + 10 dá 36 e o capitão queria que os animais tivessem a sua idade”, foi a resposta de um dos estudantes, conforme cita a BBC.

Pelas redes sociais, há também quem tenha se dedicado a especular respostas para o problema. “O peso total de 26 ovelhas e 10 cabras é 7.700 kg, com base no peso médio de cada animal. Na China, para conduzir um navio com mais de 5.000 kg de carga, é preciso ter uma licença de barco há cinco anos. A idade mínima para conseguir uma licença é 23 anos, por isso, o capitão tem, pelo menos, 28 anos“, comentou um internauta.

Já outros utilizadores das redes sociais preferiram abordar o problema com sarcasmo, como é o caso de um que pergunta: “Se uma escola tiver 26 professores, 10 dos quais não pensam, qual é a idade do diretor?”

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. É fácil:
    o meu irmão é meio estúpido tem 20 anos, quem faz uma pergunta dessas é estúpido inteiro por isso deve ter 40 anos.
    Problema resolvido

  2. Uma besta vive uns 20 anos… o formulador da questão é uma besta “quadrada”…. portanto, tem uns 400 anos. O capitão, sendo produto da imaginação desse ser, pode chegar a uns 600, brincando….

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …

Ataques iranianos teriam deixado 11 militares dos EUA feridos

Ao menos 11 militares norte-americanos foram retirados do Iraque para receberem tratamento médico em decorrência dos ataques iranianos contra as bases dos EUA. "Quando ficarem aptos para o serviço, estes militares regressarão ao Iraque", declarou à …

Evo recua e diz que não pretende mais criar milícias

Em carta pública divulgada nesta quinta-feira (16/01), o ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que está refugiado na Argentina há mais de um mês, recuou da ideia de promover a formação de milícias no país. "Há alguns …