Parentes de vítimas dos Ataques de 11 de Setembro processam Arábia Saudita

Joshua Siniscal / Flickr

Luzes lembram a posição das torres destruídas nos ataques terroristas de 11 de Setembro em Nova York

Luzes lembram a posição das torres destruídas nos ataques terroristas de 11 de Setembro em Nova York

Familiares de 800 vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 entraram ontem (20) com um processo no tribunal federal de Manhattan, em Nova York (EUA), contra a Arábia Saudita, país ao qual acusam de cumplicidade nos atentados, confirmaram à Agência Efe fontes judiciais.

O processo cobra indenização para as vítimas e seus parentes e acusa vários funcionários públicos da Arábia Saudita de estarem envolvidos no ataque, alegando que teriam ajudado alguns dos terroristas que sequestraram os aviões comerciais utilizados nos atentados.

O documento, apresentado pelo escritório de advocacia Kreindler & Kreindler, afirma que estes funcionários, de embaixadas sauditas, apoiaram os sequestradores Salem al-Hazmi e Khalid Al-Mihdhar um ano e meio antes dos ataques em vários aspectos.

Entre as ajudas alegadas, estão a facilitação de “dinheiro, proteção, conselhos, contatos, transporte, assistência com o idioma e a cultura dos EUA, identificação e o acesso a cursos de treinamento de pilotos”.

Além disso, a denúncia apresenta provas de que empregados da embaixada saudita na Alemanha apoiaram o líder do grupo de sequestradores, Mohammed Atta, e aponta que outro funcionário do governo da Arábia Saudita estava no mesmo hotel que vários dos terroristas no estado da Virgínia na noite anterior aos ataques.

Dos 19 sequestradores, 15 eram de nacionalidade saudita, e 3 tinham trabalhado para o governo do país.

Além disso, o processo diz que a família real saudita estava ciente de que fundos de várias organizações de caridade acabavam em poder da rede terrorista Al Qaeda, o que ela supostamente permitia para contar com o apoio de muçulmanos extremistas do país e permanecer assim no poder.

“Durante a década anterior ao 11 de setembro de 2001, a Arábia Saudita foi a responsável pelo financiamento substancial da Al Qaeda, que era vital para as operações da organização terrorista e seus preparativos para a materialização dos ataques de 11/9”.

A denúncia aponta ainda que os oficiais da Arábia Saudita ouvidos pelas autoridades americanas depois do atentado mentiram repetidamente “negando estar em contato ou ter informações sobre assistência material que prestaram aos sequestradores e à Al Qaeda”.

O escritório de advocacia que apresentou o processo civil trabalha no caso há vários anos e é especializado em defender vítimas de acidentes aéreos. Grande parte das acusações que constam na denúncia foram tiradas das investigações realizadas pelo FBI sobre o caso.

Os ex-presidentes George W. Bush e Barack Obama afirmaram em várias ocasiões que não há provas suficientes para ligar os ataques de 11/9 com a Arábia Saudita, mas os familiares das vítimas esperam uma possível mudança de postura com Donald Trump no poder.

A Arábia Saudita é um importante aliado dos EUA frente ao Irã, e onde Washington tem grandes interesses ligados ao petróleo.

Os familiares das vítimas apresentaram o processo poucos meses após a aprovação, no Congresso americano, da lei de “Justiça Contra os Patrocinadores do Terrorismo” (JASTA, na sigla em inglês).

A legislação permite às cortes federais americanas julgar outras nações pela ajuda em ações terroristas contra os EUA, independentemente de se o país acusado faz parte de sua lista oficial de Estados que apoiam o terrorismo.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …