A CBF anunciou na tarde desta terça-feira a nova treinadora da Seleção Brasileira feminina de futebol: Emily Lima. Ela chega para substituir Oswaldo “Vadão” Alvarez, que deixou o cargo nesta manhã.
Com o anúncio de Emily Lima, esta será a primeira vez que uma mulher comandará a Seleção Feminina.
Sua apresentação está marcada para a próxima quinta-feira, na Sede da CBF, no Rio de Janeiro. Já a sua estreia deve ser ainda este ano, em dezembro, no Torneio Internacional de Manaus. O Brasil estreia no dia 7, contra a Costa Rica. Quatro dias depois, encara a Rússia e encerra a primeira fase diante da Itália, no dia 14.
Nascida em São Paulo, Emily, 36 anos, começou a jogar futebol ainda criança, e desde cedo teve o apoio de sua mãe, Oneida, seu irmão Weber e de seu pai, Antônio.
Como jogadora, Emily atuou em clubes do Brasil, da Espanha e da Itália. fez parte da primeira Seleção Brasileira Sub-17, em 1997. Na categoria principal, entretanto, jogou como volante da seleção portuguesa de 2007 a 2009.
Já comandou a Seleção Brasileira Sub-17. Na última semana, ele foi vice-campeã da Copa do Brasil com o São José-SP, perdendo para o Audax na decisão.
Saída de Vadão
Por meio de uma nota, a CBF agradeceu aos serviços prestados por Vadão. Ele foi bicampeão do Torneio Internacional (2014 e 2015), conquistou a medalha de ouro pan-americana em Toronto 2015, além do quarto lugar na Rio-2016.
O anúncio veio no mesmo dia em que ele foi indicado ao prêmio de melhor treinador de Seleções Femininas de 2016.