Seleção norueguesa doa parte dos salários para que a equipe feminina receba o mesmo

Ailura / Wikimedia

Jogo da seleção feminina de futebol da Noruega contra a Áustria

Os jogadores da seleção masculina de futebol da Noruega irão doar, a partir de 2018, parte dos seus salários para que as colegas da equipe feminina possam receber o mesmo valor.

Quando falamos de igualdade de gênero, a Noruega ocupa, sem dúvida, um lugar de destaque em relação ao resto do mundo e, por isso, nem o futebol fica de fora.

Para que homens e mulheres possam receber o mesmo salário quando estiverem defendendo as cores da seleção, os jogadores da equipe masculina de futebol resolveram contribuir com parte dos seus salários para que os valores possam ser iguais.

Desta forma, o valor total pago às jogadoras da seleção feminina vai quase duplicar de 3,1 milhões de coroas norueguesas (comparado com os 6,55 milhões ganhos pelos colegas homens) para seis milhões de coroascerca de R$ 2,3 milhões.

O valor já inclui as 550 mil coroas oferecidas pelos jogadores às compatriotas. O dinheiro vem também de quantias que recebem de campanhas publicitárias.

O capitão da seleção masculina, Stefan Johansen, apoia 100% a iniciativa. “Acho que é assim mesmo que tem de ser. Acho que pode ajudá-las muito. Queremos o futebol norueguês à frente. As mulheres são tão importantes quanto os homens”, disse o jogador, citado pelo jornal britânico Independent.

A mesma opinião tem a defesa do time, Tore Reginiussen: “É bom poder contribuir. Não há nada nos resultados que tivemos nos últimos anos que indiquem que temos de ter muito mais. Agora, será uma distribuição mais uniforme. Isto é importante”, acrescentou.

Por sua vez, o líder da NISO (Federação Norueguesa de Jogadores Profissionais de Futebol), Joachim Walltin, diz que é “algo muito bom para a seleção feminina, mas também para a Noruega como nação”. “Vamos ser pioneiros nesta área”, afirmou à NRK.

A diferença financeira é grande, especialmente tendo em conta que o futebol feminino possui alguma instabilidade: muitas das jogadoras ainda estudam e até trabalham.

Algumas das jogadoras norueguesas já agradeceram o gesto, como é o caso de Caroline Graham Hansen. “Obrigada por darem este passo pelas atletas mulheres. Por mostrarem igualdade e por nos ajudarem a todas, tornando um pouco mais fácil irmos atrás dos nossos sonhos”, escreveu na conta do Instagram.

Ciberia // Hypeness / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA:

Finlândia desiste da experiência de rendimento básico universal

O projeto-piloto consistia em pagar a 2 mil desempregados um rendimento mensal de 560 euros, sem condições. Mas a experiência vai ficar por aqui. O primeiro país da Europa a implementar a ideia de um rendimento básico universal …

Com 12 anos, menino pega um trem, dois aviões e viaja sozinho até a Indonésia

Drew* é um menino de 12 anos, natural de Sydney, que não gostou de ouvir a mãe dizer não a uma viagem a Bali, na Indonésia. Sem aceitar, ele decidiu ir sozinho. Drew conseguiu cruzar meio …

Espécie de formiga explode para defender a colônia

Uma equipe internacional de cientistas identificou uma nova espécie de formiga kamikaze que explode, lançando um líquido para defender a sua colônia dos inimigos. Nas florestas do Bornéu, da Tailândia e da Malásia existem formigas que explodem …

Trump chama Kim de "honroso" e diz que quer vê-lo "o mais rápido possível"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira (24) de "muito honroso" o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e disse que a Coreia do Norte comunicou aos Estados Unidos que quer que a reunião …

Dia da Liberdade: Portugal comemora a Revolução dos Cravos

Portugal comemora nesta quarta-feira (25) 44 anos da Revolução dos Cravos, como ficou conhecida a revolta que marcou o fim da ditadura do Estado Novo. Apesar de abalar as estruturas políticas e econômicas do país, …

Queijos mineiros levam 11 medalhas em prêmio na França

Existe uma disputa oculta, mas saudável entre mineiros e baianos para saber qual é a melhor cozinha do Brasil. Quando o assunto é queijo, não tem pra ninguém e Minas Gerais toma a dianteira como …

STF derruba decisão de enviar delação envolvendo Lula para Moro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (24) derrubar a decisão individual do ministro Edson Fachin que determinou o envio de acusações de delatores da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio …

Prisão perpétua para inventor que matou e esquartejou jornalista sueca no próprio submarino

O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado nesta quarta-feira (25) a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado, em agosto de 2017, perto de Copenhague. O engenheiro autodidata Peter …

Primeiro transplante de pênis e escroto é bem-sucedido nos EUA

https://vimeo.com/266316565 Um militar norte-americano ferido no Afeganistão recebeu o primeiro transplante completo de pênis e escroto. A cirurgia demorou 14 horas. A complexa intervenção, que reparou os danos causados na zona genital de um militar norte-americano que combateu …

São Paulo em alerta: há uma onda de suicídio nas escolas

Duas das escolas mais caras e tradicionais de São Paulo estão passando por um momento delicado: o Colégio Bandeirantes e o Vértice registraram três casos de suicídio de alunos do ensino médio. O primeiro ocorreu no …