Seleção norueguesa doa parte dos salários para que a equipe feminina receba o mesmo

Ailura / Wikimedia

Jogo da seleção feminina de futebol da Noruega contra a Áustria

Os jogadores da seleção masculina de futebol da Noruega irão doar, a partir de 2018, parte dos seus salários para que as colegas da equipe feminina possam receber o mesmo valor.

Quando falamos de igualdade de gênero, a Noruega ocupa, sem dúvida, um lugar de destaque em relação ao resto do mundo e, por isso, nem o futebol fica de fora.

Para que homens e mulheres possam receber o mesmo salário quando estiverem defendendo as cores da seleção, os jogadores da equipe masculina de futebol resolveram contribuir com parte dos seus salários para que os valores possam ser iguais.

Desta forma, o valor total pago às jogadoras da seleção feminina vai quase duplicar de 3,1 milhões de coroas norueguesas (comparado com os 6,55 milhões ganhos pelos colegas homens) para seis milhões de coroascerca de R$ 2,3 milhões.

O valor já inclui as 550 mil coroas oferecidas pelos jogadores às compatriotas. O dinheiro vem também de quantias que recebem de campanhas publicitárias.

O capitão da seleção masculina, Stefan Johansen, apoia 100% a iniciativa. “Acho que é assim mesmo que tem de ser. Acho que pode ajudá-las muito. Queremos o futebol norueguês à frente. As mulheres são tão importantes quanto os homens”, disse o jogador, citado pelo jornal britânico Independent.

A mesma opinião tem a defesa do time, Tore Reginiussen: “É bom poder contribuir. Não há nada nos resultados que tivemos nos últimos anos que indiquem que temos de ter muito mais. Agora, será uma distribuição mais uniforme. Isto é importante”, acrescentou.

Por sua vez, o líder da NISO (Federação Norueguesa de Jogadores Profissionais de Futebol), Joachim Walltin, diz que é “algo muito bom para a seleção feminina, mas também para a Noruega como nação”. “Vamos ser pioneiros nesta área”, afirmou à NRK.

A diferença financeira é grande, especialmente tendo em conta que o futebol feminino possui alguma instabilidade: muitas das jogadoras ainda estudam e até trabalham.

Algumas das jogadoras norueguesas já agradeceram o gesto, como é o caso de Caroline Graham Hansen. “Obrigada por darem este passo pelas atletas mulheres. Por mostrarem igualdade e por nos ajudarem a todas, tornando um pouco mais fácil irmos atrás dos nossos sonhos”, escreveu na conta do Instagram.

Ciberia // Hypeness / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Eduardo Bolsonaro desiste de ser embaixador nos EUA

Filho do presidente anuncia decisão após conquistar liderança do PSL na Câmara e em meio à incerteza sobre apoio de senadores à sua indicação à embaixada. Deputado diz que fica no Brasil para defender pauta …

Após coletes amarelos, Macron enfrenta crise e onda de suicídios no meio rural

Agricultores franceses protestaram nesta terça-feira em toda a França contra o que chamam de “agribashing”, ou, em tradução livre da expressão em inglês, uma "agressão violenta" (“bashing”) contra o setor. O fenômeno se repetiu na Alemanha, …

Sujar-se de terra é o mais moderno e eficaz antidepressivo de acordo com este estudo

Com a depressão já diagnosticada como a doença do século XXI, em um mundo cada vez mais tomado por medicamentos como a agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetine – entre tantos outros – , a …

Patenteado material que permite ocultar objetos e é chamado capa de invisibilidade

A empresa canadense fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionado ao Quantum Stealth. O material também é chamado de “capa de invisibilidade”. O inventor dos quatro pedidos …

Netanyahu desiste de formar governo em Israel

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, renunciou, nesta segunda-feira (21), à tarefa de formar um novo governo. O presidente Reuven Rivlin informou que entregará a missão ao opositor Benny Gantz. O primeiro-ministro anunciou a decisão nas redes …

'Nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder', diz Joice sobre governo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) declarou nesta segunda-feira (22) que "nunca houve tanta interferência de uma família dentro de um poder" como existe no governo do presidente Jair Bolsonaro. Após ser retirada da função de …

"Táxis de cocaína" são problema crescente em Berlim

Aumento do número de veículos que entregam drogas diretamente na casa dos usuários preocupa a polícia berlinense. A cocaína perde apenas para a heroína como causa de mortes relacionadas a drogas na capital alemã. A polícia …

A casa da Barbie existe na vida real – e você pode se hospedar lá

Possivelmente a mais célebre e vendida boneca do mundo, a Barbie costumava sugerir uma vida de luxo e deleite ao imaginário da criançada que cresceu – e ainda cresce – inventando uma vida enquanto brinca …

Eleição na Bolívia: Resultados parciais indicam 2º turno inédito entre Evo Morales e Carlos Mesa

Com quase 90% dos votos contabilizados, resultados parciais da eleição realizada neste domingo na Bolívia indicam que o atual presidente Evo Morales não teve votos suficientes para garantir já sua vitória, caminhando para disputar com …

Voo mais longo e sem escalas da história pousou em Sydney

O voo mais longo e sem escalas da história pousou nesse domingo (20) em Sydney, 19 horas e 16 minutos após a decolagem, em Nova York. Foi um teste da companhia australiana Qantas, que pretende …