Empresa dos Emirados Árabes Unidos compra 3 toneladas de ouro da Venezuela

A empresa de investimentos dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Noor Capital anunciou a compra de três toneladas de ouro do Banco Central da Venezuela, mas se absterá de compras futuras até que a crise política no país latino-americano seja resolvida.

Anteriormente, a agência de notícias Reuters relatou sobre os planos do governo de Nicolás Maduro de vender 15 toneladas de ouro aos EAU nos próximos dias.

A Noor Capital não se envolve em transações ilegais ou proibidas. Em 21 de janeiro de 2019, a Noor Capital adquiriu aproximadamente três toneladas de ouro do Banco Central da Venezuela conforme os padrões e leis internacionais vigentes naquela data“, diz a empresa em um comunicado publicado no Twitter na sexta-feira (1).

Não houve transações subsequentes“, escreveu a empresa. A empresa do país árabe ressaltou que suas relações com o Banco Central venezuelano eram reguladas por acordos comerciais, no entanto a empresa “se absteria de quaisquer transações” até à resolução da situação na Venezuela.

Em 23 de janeiro, em meio à crise política na Venezuela, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, declarou-se presidente interino do país. Na mídia surgiram artigos com várias versões sobre o destino das reservas de ouro do país.

Na quinta-feira (31), o Banco da Rússia já tinha refutado a publicação sobre que em seus cofres havia cerca de 30 toneladas de ouro venezuelano, supostamente exportado depois para Dubai, e que o dinheiro proveniente de sua venda foi entregue a Caracas.

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, depois de reconhecer Guaidó, apreendeu bilhões de dólares em ativos petrolíferos da Venezuela.

O presidente Nicolás Maduro acusa os EUA de orquestrarem uma tentativa de golpe, enquanto a Rússia, China, Irã, México, Turquia e vários outros países manifestaram seu apoio a Maduro como único presidente legítimo do país.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacina contra o câncer de mama pode estar disponível em 8 anos, diz a Clínica Mayo

Pesquisadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o câncer ovário e de mama que poderia estar disponível dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes a …

Líder de Hong Kong abandona discurso no Parlamento após protestos

Parlamentares pró-democracia forçam Carrie Lam a interromper pronunciamento anual. Sem conseguir completar fala, chefe do Executivo faz discurso sobre futuro político da região administrativa especial da China em vídeo. A chefe do Executivo de Hong Kong, …

Barcelona se prepara para novos protestos, depois de noite tensa em aeroporto

A Catalunha se prepara para um novo dia de indignação, depois que milhares de ativistas pela independência cercaram o aeroporto de Barcelona, na segunda e terça-feira, para denunciar a condenação de seus líderes a sentenças …

Erdogan acusa militares sírios de bombardear posições turcas

Dois soldados turcos foram mortos na área de Manbij pelo Exército do governo sírio, disse o presidente turco Recep Tayyip Erdogan. No dia anterior foi noticiada a morte de mais dois soldados turcos durante um ataque …

Operação da PF amplia briga interna no PSL

A disputa pública pelo comando do PSL, o partido do presidente Jair Bolsonaro, ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (15/10) quando agentes da Polícia Federal (PF) realizaram uma operação de busca e apreensão na casa …

Cidade na Itália proíbe Google Maps porque pessoas 'se perdem' o tempo todo

Serviços de emergência de Baunei já tiveram que resgatar 144 perdidos em dois anos devido ao Google Maps. O prefeito da cidade italiana de Baunei, Salvatore Corrias, proibiu o uso do aplicativo de localização geográfica Google …

Emma Watson lança consultoria jurídica gratuita para mulheres assediadas no local de trabalho

A atriz Emma Watson acaba de lançar uma consultoria jurídica gratuita para mulheres que sofreram assédio no local de trabalho. O serviço está disponível na Inglaterra e no País de Gales. De acordo com o texto …

Polícia do Rio perdeu imagens que poderiam identificar assassinos de Marielle

A Polícia Civil do Rio de Janeiro perdeu imagens do carro dos suspeitos de matar a vereadora Marielle Franco gravadas no dia do homicídio, em 14 de março de 2018. A informação foi publicada neste domingo …

Protestos se espalham pela Catalunha após condenação de separatistas

Manifestantes bloqueiam principal aeroporto de Barcelona, além de ruas e uma via férrea, após nove líderes catalães serem condenados pela tentativa de independência da região. Confrontos com a polícia deixam feridos. A condenação de nove líderes …

Erdogan revela objetivos da operação turca na Síria

Nesta terça-feira (15), o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que a operação militar no norte da Síria está progredindo com sucesso, tendo 1.000 km de território ao longo da fronteira sido libertados de terroristas. "Temos …