Boko Haram reivindica rapto de centenas de estudantes na Nigéria

Anouk Delafortrie / EU Humanitarian Aid and Civil Protection / Flickr

O líder do grupo radical islâmico Boko Haram, Abubakar Shekau, reivindicou nesta terça-feira (15/12) o sequestro de centenas de garotos estudantes do ensino médio no noroeste da Nigéria, ocorrido na sexta-feira passada.

“Sou Abubakar Shekau, e nossos irmãos estão por trás do sequestro em Katsina”, anunciou em mensagem de voz o líder do grupo, que também esteve por trás do sequestro de mais de 200 meninas em Chibok em 2014, um episódio que provocou uma onda de indignação internacional.

Ao menos 333 adolescentes permanecem desaparecidos desde o ataque a uma escola no estado de Katsina, noroeste da Nigéria. O ataque foi considerado atípico, já que a área fica a mais de 100 quilômetros do território controlado pelo Boko Haram.

Habitualmente, o grupo atua nas proximidades do lago Chade, mas o novo ataque parece demonstrar que está expandido sua área de operação.

O número de 333 estudantes sequestrados foi divulgado pelo governador de Katsina e confirmado na segunda-feira por fontes militares, mas pode sofrer alterações, já que alguns dos alunos podem estar escondidos.

No Twitter, o governador Aminu Bello Masari afirmou que estão sendo travadas “negociações” com os sequestradores para garantir a segurança dos adolescentes e permitir seu retorno às suas casas.

O ataque

Mais de cem homens armados, em motos, atacaram na sexta-feira à noite uma escola rural na cidade de Kankara. Muitos adolescentes conseguiram fugir e se refugiaram numa floresta próxima, enquanto outros foram capturados, separados em vários grupos e levados pelos agressores, relataram habitantes.

Num primeiro momento, o sequestro foi atribuído a grupos armados de criminosos comuns, como forma de exigir pagamento de resgate. “O anúncio da reivindicação pelo Boko Haram destruiu toda a esperança que eu tinha de voltar a ver meu filho em breve”, disse o pai de uma das crianças. No caso do rapto de 276 alunas em 2014, cerca de cem continuam desaparecidas.

O presidente Muhammadu Buhari condenou o ataque e ordenou o reforço das medidas de segurança em todas as escolas. Todos os centros de ensino foram fechados no estado de Katsina.

O grupo jihadista de Abubakar Shekau cometeu inúmeras atrocidades nas últimas semanas. Reivindicou o massacre de dezenas de trabalhadores agrícolas perto de Maiduguri, a capital do Estado de Borno. Também assumiu a autoria de um bárbaro ataque no fim de semana passado a uma aldeia perto de Diffa, no país vizinho do Níger, onde ao menos 28 pessoas morreram, a maioria queimadas vivas.

O conflito jihadista já causou 36 mil mortes, principalmente no nordeste do país, e cerca de 2 milhões de deslocados. Expandiu-se para o Chade, Camarões e Níger, países vizinhos da bacia do lago Chade.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …