Empresária australiana abre supermercado gratuito; cada um pega o que quer

(dr) OzHarvest

Ronni Kahn

Ronni Kahn

Um supermercado gratuito. É isso mesmo que você leu! Um lugar onde tudo é de graça! Uma empresária visionária abriu na Austrália uma casa apenas com produtos que seriam descartados.

O supermercado gratuito da OzHarvest, uma ONG que age no combate ao desperdício de alimentos criada pela empresária Ronni Kahn, é baseado no modelo “take what you need, give if you can” – em tradução livre, “Pegue o que precisa, dê o que puder.”

É o primeiro do gênero no país com produtos rejeitados por supermercados, restaurantes e pelos próprios clientes.

Lá tem desde frutas e legumes, pães, conservas, refeições congeladas e bebidas, ate produtos de higiene e limpeza. Cenouras quase passadas e alimentos enlatados com data de validade pra vencer, ou recém-vencidos, têm importância sim e são tratados com respeito.

Produtos considerados com “defeitos” – como enlatados amassados ou frutas e legumes com “hematomas”, que acabam indo parar no lixo – são aproveitados pela OzHarvest. O comércio fica em Sidney e dá tudo de graça para pessoas que não podem pagar.

“Toda vez que salvamos comida boa, ajudamos o planeta. Cada vez que usamos esse alimento para a alimentação de pessoas famintas, lidamos com questões sociais”, disse Ronni Kahn à revista Broadsheet.

O OzHarvest recebe alimentos de mais de 2.500 doadores. “Nós resgatamos alimentos que não podem ser vendidos por supermercados e varejistas de alimentos pelo seu prazo de validade, mas que ainda estão perfeitamente bons para o consumo”, explica.

“Se algo expirou, isso não é motivo para jogá-lo fora.Só resgatamos comida que seja absolutamente comestível. Estamos mostrando aos nossos consumidores como é loucura que este produto tenha sido rejeitado”, alerta.

OzHarvest Market / Facebook

OzHarvest Market: Take what you need, give if you can

“Todos os nossos motoristas são treinados no manuseio, eles não aceitam nenhum produto que eles mesmo não comeriam.”

O desperdício de alimentos na Austrália chega a US $ 20 bilhões por ano. Os clientes são incentivados a doar qualquer coisa que eles não queiram mais.

Uma em cada cinco cestas de alimentos vão para o lixo dos australianos a cada ano. São quatro milhões de toneladas de alimentos que acabam em aterros sanitários, onde se decompõem e emitem metano, um gás que provoca o efeito estufa.

Khan diz que a OzHarvest planeja abrir outros estabelecimentos, tanto em Sidney como em todo o país. “Acreditamos que isso será um catalisador para outros desenvolvedores imobiliários. Temos a capacidade de levá-lo a todo o país, se todas as forças se unirem. Este é um modelo duplicável.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …