Um passo contra o desperdício. A Starbucks do Canadá anunciou esta semana que vai doar 100% dos alimentos que não forem vendidos para pessoas necessitadas. Até agora essa comida era descartada, ou seja, ia para o lixo.
A multinacional norte-americana, detentora da maior cadeia de cafeterias do mundo, orientou 250 de suas lojas sediadas na Grande Toronto a seguir as novas regras a favor da doação desde já.
A empresa quer adotar essa mesma política em todas as suas lojas até 2021. Assim, 1.100 estabelecimentos poderão doar mais 1,5 milhão de refeições por ano.
“A comida desperdiçada é um problema de grande escala para todos os setores de alimentos, enquanto mais de quatro milhões de canadenses são afetados pela fome”, lembrou Luisa Girotto, vice-presidente de assuntos públicos da Starbucks Canadá.
“Isso é inaceitável. Vamos ajudar a combater esse problema agora que temos uma política consistente de doação de alimentos seguros e fresquinhos, preservando sua qualidade.”
As doações serão feitas em parceria com a Second Harvest, a maior organização de caridade e de resgate de alimentos do Canadá. Embora a Starbucks já tenha começado a fazer anteriormente doações de produtos de panificação e doces não vendidos, a companhia agora terá condições de doar alimentos frescos, refrigerados e perecíveis.
A empresa disse em nota que um dos benfeitores do programa-piloto Starbucks FoodShare, que deu origem à política de combate ao desperdício de alimentos, economizou tanto dinheiro que terá fundos suficientes para comprar uma van nova.
Segundo um levantamento feito pela Starbucks, um em cada 8 canadenses passa fome regularmente e 58% de toda comida produzida no país é desperdiçada, quase 35,5 milhões de toneladas cúbicas de alimentos frescos.