Mais de 80% das famílias venezuelanas vivem na pobreza e procuram comida no lixo

Miguel Gutierrez / EPA

Venezuelanos protestam contra a falta de alimentos e produtos básicos em Catia, Caracas

Venezuelanos protestam contra a falta de alimentos e produtos básicos em Catia, Caracas

A situação “cada vez mais difícil” na Venezuela, onde 82% da população vive na pobreza, já leva várias famílias a procurarem comida no lixo para conseguirem sobreviver, conforme alerta a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

De acordo com esta organização dependente do Vaticano, “é cada vez mais difícil a situação que se vive na Venezuela, com a economia em acelerado colapso e um número cada vez maior de pessoas mergulhadas na mais absoluta pobreza”.

Esta fundação católica refere que “calcula-se que cerca de 82% dos venezuelanos estejam a viver uma situação trágica, sem recursos econômicos suficientes para a própria sobrevivência”.

O arcebispo da cidade de Bolivar, Ulises Antonio Gutiérrez Reyes, confirmou que muitas famílias procuram comida no lixo, citando notícias da agência Fides, o órgão de informação das Pontifícias Obras Missionárias.

Já não há nada para comer”, disse Reyes, criticando o Governo de Nicolás Maduro, pois considera que o presidente “administra mal os recursos” do país.

No artigo da agência Fides, citado pela AIS, o arcebispo exemplifica as dificuldades com a história de um homem afetado pelos baixos salários e constantes subidas dos preços.

“Recentemente, encontrei um senhor que procurava comida no lixo e, conversando com ele, me disse que trabalha, mas que com o salário que recebe não consegue alimentar os filhos e por isso tem que procurar comida no lixo”, aponta Gutierrez.

De acordo com dados do FMI citados pela revista brasileira IstoÉ, “a escassez atinge 68% dos produtos básicos” na Venezuela. Enquanto isso, a inflação continua a crescer “descontroladamente”, prevendo-se que atinja os “1.660% em 2017”, aponta a publicação.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …

Navalny deixa hospital em Berlim

Oposicionista russo recebe alta após um mês de tratamento para curar envenenamento por agente neurotóxico do tipo Novitchok. Médicos dizem que recuperação total é possível, mas não sabem estimar efeitos de longo prazo. O oposicionista russo …

Governo pede suspensão de filme da Netflix após acusações de pedofilia

Após diversas acusações de pedofilia nas redes sociais ao filme Lindinhas, que estreou com exclusividade na Netflix, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pediu a suspensão e investigação sobre sua distribuição …

Mais de 13 milhões de britânicos enfrentam novo lockdown diante do aumento de casos de Covid-19

Um quinto da população do Reino Unido acordou sob um novo lockdown nesta terça-feira (22). Essas pessoas estão sobretudo no norte da Inglaterra e no País de Gales, as regiões mais afetadas pela Covid-19 …

Pinguim é encontrado morto no litoral de SP com máscara no estômago

Um pinguim foi encontrado morto no último dia 9 de setembro na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral de São Paulo – e, depois de realizada a necropsia, a causa da morte foi determinada: …

Misteriosa minilua vai entrar na órbita da Terra em outubro e ficará por meio ano

Corpo celeste tem uma velocidade muito baixa, o que é atípico para asteroides. Cientistas suspeitam que a minilua afinal seja lixo espacial do século passado. Astrônomos descobriram o corpo celeste 2020 SO, que está em uma …

Na ONU, Bolsonaro diz ser vítima de campanha de desinformação

Presidente defende política ambiental do governo e afirma que Amazônia e Pantanal sofrem campanha de desinformação internacional. Ele também elogia sua gestão da epidemia de covid-19, que já matou 137 mil. No discurso de abertura da …