Empresário mais odiado do mundo é preso após oferecer dinheiro por cabelo de Clinton

House Committee on Oversight and Government Reform / Wikimedia

Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – para alguns, O Homem Mais Odiado do Mundo

Cinco mil dólares: era este o valor oferecido a quem conseguisse “arrancar uma mecha de cabelo” de Hillary Clinton. Martin Shkreli ficou em prisão preventiva.

O antigo CEO da Turing Pharmaceuticals tornou-se conhecido em 2015 como o empresário mais odiado do mundo, quando adquiriu a patente de um medicamento contra doenças como a Aids, o câncer ou malária, e aumentou o preço em mais de 5.500%.

Martin Shkreli estava em liberdade depois de ter pago uma fiança de 4 milhões de dólares para aguardar a sentença do seu julgamento por fraude em liberdade.

Agora, uma nova polêmica lançou o “empresário mais odiado do mundo” para a cela, desta vez em prisão preventiva, por ter ameaçado a ex-senadora e candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton.

Segundo o Gizmodo, durante a turnê para divulgar seu novo livro, “What Happened” (“O Que Aconteceu”), Martin Shkreli ofereceu no Facebook uma recompensa de 5 mil dólares a quem conseguisse “arrancar uma mecha de cabelo” de Hillary Clinton.

O juiz responsável pelo caso indicou que na mensagem divulgada “existe perigo”. “O fato de ele continuar sem entender que algumas ações e palavras são inapropriadas demonstra que ele pode estar criando um risco continuado para a comunidade”, disse.

E os procuradores alegaram haver “ameaça pública”, admitindo que existe risco significativo de que um dos seus seguidores ou outra pessoa que fique sabendo da proposta pela mídia possa levá-la a sério – como aconteceu no passado – e atue.

cobblucas / Flickr

Hillary Clinton, ex-vice-presidente de Barack Obama, mulher do ex-presidente Bill Clinton

Mais tarde, Shkreli acabou editando a mensagem com a proposta, antes de apagá-la completamente, dizendo que era uma piada. Mas, mesmo assim, o juiz entendeu que “o empresário mais odiado do mundo” devia voltar para a prisão.

Shkreli vem de uma família de imigrantes albaneses e croatas, que ganharam a vida trabalhando nas limpezas, mas tiveram um filho que, pouco depois dos 20, enriqueceu em Wall Street. Donald Trump o chamou de “um menino mimado” depois de ter aumentado o preço do Daraprim mais de 55 vezes.

Na Retrophin, Shkreli aumentou também os preços de outro medicamento, chamado Thiola, que permite tratar pedras nos rins resistentes a outras formas de tratamento, aumentando o preço de 1,50 para 30 dólares por comprimido.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Jogos de cartas: o passatempo favorito de muitas pessoas

A sorte, o blefe, a convivência com os amigos e as vitórias inesperadas e saborosas, tornam os jogos de cartas populares em todo o mundo. Nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que “quatro em cada …

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …