Energia solar produzida em aeroportos poderia abastecer uma cidade inteira

Em países onde o sol brilha forte praticamente o ano todo, não usar esse recurso natural como fonte de energia é um desperdício enorme. Para tentar reverter esse quadro, cientistas querem usar os aeroportos da Austrália para gerar eletricidade solar em grande escala.

A ideia dos pesquisadores da Universidade RMIT, que fica lá na Terra dos Cangurus, é instalar painéis solares nos telhados dos edifícios construídos dentro dos aeroportos. A energia gerada só por esses painéis daria para abastecer 136 mil casas australianas, informam os especialistas.

Toda essa eletricidade produzida pelos painéis solares também seria suficiente para manter os 21 aeroportos federais da Austrália independentes de outras fontes de energia, como a termoelétrica.

Energia concentrada

Durante os estudos, os cientistas descobriram que os painéis instalados nos telhados dos edifícios aeroportuários podem gerar uma quantidade de energia 10 vezes maior do que os 17 mil painéis residenciais da cidade de Melbourne.

Na maioria dos casos, os aeroportos têm uma ótima exposição ao sol porque são construídos em áreas grandes e descampadas, sem o sombreamento de edifícios altos ou árvores por perto.

O mapeamento feito pelos pesquisadores mostra que os aeroportos australianos possuem quase três quilômetros quadrados de espaço útil nos telhados, que poderiam ser usados para instalação de painéis solares.

“Não podemos contar com pequenos painéis solares residenciais para nos levar a uma economia de emissão zero, mas a instalação de grandes painéis em locais como aeroportos nos deixaria muito mais próximos”, disse a professora Chayn Sun.

Sem escalas

Se a energia produzida nos aeroportos fosse canalizada diretamente para as casas australianas, a estimativa é que 63 quilotons de carvão deixariam de ser queimados para a produção de eletricidade em todo o país. Só no aeroporto de Perth, a maior cidade e capital da Austrália Ocidental, a geração de energia elétrica seria de quase 100 gigawatts-hora por ano.

Para aproveitar melhor as características geográficas de cada aeroporto, os pesquisadores definiram ângulos diferentes para instalação dos painéis. Nos prédios menos adequados, os sistemas solares para captação de energia poderiam ser colocados no solo.

“Os reflexos das células fotovoltaicas não seriam um problema para os pilotos, já que os painéis solares modernos absorvem em vez de refletir a luz solar”, explica a professora Sun.

Próxima parada

Os estudos mostram que a ideia também pode ser aplicada em outros países com as mesmas características geográficas e climáticas da Austrália. Por lá, a expectativa é que os painéis solares também sejam instalados nos 150 aeródromos privados, aumentando ainda mais a capacidade de geração de energia.

Imagine aqui no Brasil, que possui o segundo maior número de aeroportos do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. São 150 aeroportos comerciais e 2.500 aeródromos que poderiam produzir eletricidade suficiente para abastecer o país inteiro.

“Países tropicais recebem muita radiação solar, basta fazer o investimento certo e saber como aproveitá-la em grande escala”, completa a professora Sun.

Ciberia // Canaltech

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …