Enorme cratera em Marte pode albergar vida alienígena, diz cientista

Goddard Space Center / NASA

O físico Brian Cox afirma que Marte, que agora se parece com um deserto rochoso, poderia ter sido no passado um verdadeiro paraíso com cachoeiras e rios, com todas as condições para a existência de vida.

Em uma recente série da BBC2, onde ele relata a história do Sistema Solar ao longo dos últimos 4.5 bilhões de anos, o professor Brian Cox revelou que a “vida extraterrestre” pode estar escondida em uma cratera em Marte com 1.500 km de largura.

No novo episódio de “Os Planetas”, o professor refere uma área em Marte onde é provável que haja alguma forma de vida. Ele explica que a maior parte da água do Planeta Vermelho teria provavelmente desaparecido quando a atmosfera mudou, revela o Express.

“A maior parte da água teria evaporado e vazado para o espaço, deixando apenas pequenos vestígios congelados espalhados pelo planeta”, disse o físico.

Existe uma cratera em Marte que se chama Hellas Basin, (Bacia de Impacto Hellas, em português), que tem 1.500 quilômetros de largura e 9 quilômetros de profundidade, isso significa que nós poderíamos colocar o monte Everest no fundo da cratera e que o seu cume não iria atingir as bordas.

Segundo o cientista, devido à alta pressão na cratera, permitindo que a água líquida exista, é possível que lá existam micróbios escondidos. “A pressão lá no fundo da cratera é tão alta que poderia existir água em estado líquido, então suponho que não é impossível imaginar que os micróbios veem para cima lá das profundezas para se aquecer no sol do meio-dia, e fugindo para baixo para sobreviver o frio da noite em Marte”, revelou Cox.

“Mas não haverá nada tão complexo como nós [humanos]”, disse o cientista. De acordo com doutor Cox, 3.5 bilhões de anos atrás, Marte tinha uma atmosfera rica em gases com efeito de estufa, mas não conseguiu mantê-los devido ao tamanho relativamente pequeno do planeta.

Por isso, os rios supostamente teriam evaporado para o espaço “deixando apenas alguns vestígios congelados espalhados pelo planeta, onde as missões enviadas a Marte continuam procurando sinais de vida extraterrestre”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …