Zimbábue se prepara para ter governo de transição nas próximas 24 horas

U.S. Navy photo by Jesse B. Awalt / Wikimedia

Robert Mugabe, presidente do Zimbábue

A capital do Zimbabué, Harare, amanheceu esta quinta-feira (16) em aparente calma apesar da tensão que se vive no país após a intervenção militar contra o governo do presidente Robert Mugabe.

De acordo com o periódico português Expresso, o presidente Robert Mugabe teria assinado, durante a noite, um acordo com os militares para abandonar o poder no Zimbábue, abrindo assim espaço para que, nas próximas 24 horas, a Zanu PF, partido do poder, anuncie um governo de transição, que liderará os destinos do Zimbábue por três anos.

Depois de já ter assinado o acordo, os militares pressionam agora Mugabe para que apareça na televisão anunciando oficialmente a decisão. Emmerson Mnangagwa, seu ex-vice presidente, passará então a assumir as funções interinamente.

Além da transição do poder, o acordo prevê a proteção de Mugabe e da sua família. Igualmente, os militares e veteranos associados ao golpe de estado prometeram responsabilizar, por atos de corrupção, o G40 (um grupo de propagandistas de Robert Mugabe).

Mnangagwa será auxiliado por Teurai Ropa e Richard Tsvangirai. O trio tem a missão de restaurar a economia zimbabuana nos próximos três anos. A Zanu PF publicou, no final da tarde desta quarta-feira (15), uma série de mensagens para tranquilizar os zimbabuanos negando haver “golpe de Estado” e afirmando que a situação estava estável.

O Zanu PF disse que a detenção de Mugabe era um ato necessário, porque “nem Zimbábue nem a Zanu PF são propriedade de Mugabe e sua esposa“. Afirmam ainda que esta quarta-feira começa no Zimbábue uma nova fase na qual o “camarada Emmerson Mnangagwa ajudará o povo a alcançar um Zimbábue melhor”.

Por outro lado, o jornal Observador não dá como certo que o governo de transição, que estará no poder por três anos, seja encabeçado pelo ex-vice presidente.

O jornal adianta que decorrem negociações entre entre Morgan Tsvangirai, líder do MDC, o maior partido da oposição e que chegou a governar em coligação com Robert Mugabe entre 2008 e 2013, e o representante dos veteranos de guerra do Zimbábue, Christopher Mutsvangwa. Segundo o Newsday, estão ambos em negociações para formar um governo de união nacional e de transição.

As negociações também deverão, no entanto, incluir o ex-vice-presidente e autor moral do golpe militar, Emmerson Mnangagwa, que atualmente se encontra na África do Sul.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …