NASA detecta elemento químico essencial para a vida no solo de Marte

O Curiosity, robô que perambula pelo terreno marciano coletando amostras do solo e registrando belíssimas imagens do Planeta Vermelho, acaba de detectar a existência de boro por lá — um elemento químico essencial para a vida.

Por conta disso, há quem esteja especulando que a descoberta possa confirmar que, em um dia longínquo, existiu algum tipo de vida em Marte.

A descoberta, que foi publicada no periódico científico Geophysical Research Letters, reforça ideias de que a vida marciana se extinguiu por conta das mudanças climáticas do planeta, que, atualmente, é um verdadeiro deserto quase sem atmosfera.

Segundo Patrick Gasda, pesquisador do Los Alamos National Laboratory, “porque os boratos têm um papel importante na construção do RNA — um dos blocos de construção da vida — descobrir o boro em Marte abre a possibilidade de que a vida pode ter uma vez acontecido no planeta”.

Afinal, consideram os cientistas, se elementos orgânicos já existiram por lá, com reações químicas a vida pode sim ter ocorrido.

O elemento foi detectado em minerais de sulfato de cálcio na cratera Gale, o que significa que o boro marciano estava presente em um terreno onde, um dia, houve água no estado líquido.

O Curiosity vem estudando com afinco o terreno rochoso de Marte, subindo em montanhas e descobrindo evidências químicas de lagos em sua superfície, além de água também em seu subterrâneo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Merkel é premiada por compromisso com a União Europeia

"Somente uma Europa unida é uma Europa forte", diz a líder alemã ao receber o prêmio Carlos 5º. Rei espanhol destaca pragmatismo e confiabilidade da chanceler federal, descrevendo-a como uma "mulher extraordinária". Prestes a deixar o …

França: crianças pobres são ainda mais vulneráveis à poluição do ar, aponta relatório

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a rede mundial Climate Action Network International, que reúne associações que lutam contra o aquecimento global, divulgaram, nesta quinta-feira (14), o relatório "Injustiça social …

'Love is in the Bin': a obra semidestruída de Banksy vendida a R$ 121 milhões em leilão

Uma obra de arte de Banksy que se autodestruiu parcialmente em um leilão anterior foi arrematada agora a um preço recorde de 16 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões). Love is in the Bin …

EUA tentam virar a página da era Trump e voltam ao Conselho de Direitos Humanos da ONU

Os Estados Unidos voltaram, nesta quinta-feira, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, órgão que o país havia deixado durante o mandato de Donald Trump. O retorno mostra a vontade de Washington de fazer …

Explosões deixam vários mortos em mesquita no Afeganistão

Ao menos 33 pessoas morrem após explosões em mesquita xiita durante a oração de sexta-feira. Testemunha diz ter visto homens-bomba. Incidente ocorre dias depois de ataque do "Estado Islâmico" contra xiitas no país. Fortes explosões atingiram …

Vênus tinha oceanos? Cientistas refutam hipótese popular usando modelagem

Cientistas da Suíça e França refutaram a hipótese de que anteriormente Vênus era coberta por oceanos. Um novo estudo revela que mesmo no início, quando o Sol era mais fraco do que agora, a superfície …

Suspeito de ataque na Noruega era fichado na polícia por radicalização

Convertido ao islã e conhecido da polícia, dinamarquês de 37 anos teria usado outras armas além de arco e flecha em ataque que matou cinco pessoas em Kongsberg. Ele está preso e reconheceu envolvimento no …

Oposição manobra para destituir Piñera no Chile por citação nos Pandora Papers

Deputados de todos os partidos da oposição chilena apresentaram uma acusação no Congresso nesta quarta-feira (13) para destituir o presidente Sebastián Piñera pela controversa venda de uma mineradora em um paraíso fiscal, revelada no escândalo …

Fatores externos influenciam, mas não justificam inflação a dois dígitos no Brasil

A recuperação do impacto brutal da pandemia de coronavírus leva a inflação a subir na maioria dos países do mundo, mas a conjuntura internacional não explica o nível chegar a dois dígitos no Brasil. …

UE anuncia 1 bilhão de euros em ajuda ao Afeganistão

União Europeia justifica que é preciso evitar "colapso" no país e fornecer ajuda humanitária aos afegãos. Paralelamente, representantes do bloco europeu e dos EUA se reúnem com membros do Talibã em Doha, no Catar. O Talibã …