Equipe da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, descobre novo planeta

Sete cientistas brasileiros divulgam a descoberta de um novo planeta localizado na direção da constelação de Monoceros – distante cerca de 1.200 anos-luz.

O diretor do Observatório Astronômico e professor do Departamento de Geociências da UEPG, Marcelo Emilio, integrante da equipe de cientistas, registra que o trabalho sobre o novo astro foi publicado na revista britânica Monthly Notices of The Royal Astronomical Society.

Além do professor da UEPG, participam da descoberta, o ex-aluno do curso de licenciatura em Física da UEPG, Rodrigo C. Boufleur (ON), e o aluno pós-doc, Laerte Andrade, mais pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Observatório Nacional do Rio de Janeiro (ON) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O diretor do Observatório Astronômico relata que o planeta descoberto possuiu o tamanho aproximado de Saturno, mas com metade de sua massa.

É um corpo celeste gasoso, a exemplo de Júpiter em nosso sistema solar”, diz o cientista, acrescentando que “o planeta orbita uma estrela parecida com o Sol: sua massa é 8% maior, seu raio 21% menor e sua temperatura 200°C mais quente”.

(dv) OPAH

Representação artística do planeta CoRoT ID 223977153-b

Marcelo Emílio pontua que essas medidas indicam que a densidade do planeta é menor que a densidade da água. Para exemplificar, registra que, se existisse um oceano grande suficiente para conter o planeta, ele flutuaria. Mas diz que, entretanto, são necessárias mais observações para confirmar a medida da densidade.

Outros Aspectos

Marcelo Emílio observa que a órbita do planeta é muito próxima da estrela. “A distância entre eles é cinco vezes menor que a de Mercúrio ao Sol, o que o torna muito quente. Estimamos que a temperatura do planeta esteja em torno de 1100° C, e que possua ventos de milhares de quilômetros por hora”, explica Marcelo Emílio.

O professor orientou a tese de doutoramento (em Astronomia) de Rodrigo Carlos Boufleur, defendida no ON, em 28 de agosto (segunda-feira), e que deu origem ao trabalho científico. Sobre a técnica “trânsito planetário” utilizada para encontrar o planeta, o professor da UEPG assinala que é semelhante ao fenômeno dos trânsitos de Mercúrio e Vênus em frente do Sol.

O cientista cita que, nesse aspecto, observa-se a diminuição do brilho da estrela pelo fato do planeta ter passado em frente à estrela. Para fazer a medida foram analisadas observações feitas pelo satélite CoRoT (Convection Rotation and planetary Transits), segundo ele.

Marcelo Emílio ressalta que esse satélite foi construído e operado pela Agência Espacial Francesa, pela Agência Espacial Europeia e pelo Brasil. Para a confirmação da existência do planeta utilizou-se a técnica de espectroscopia com um dos melhores instrumentos para esse propósito chamado HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), localizado em La Silla, Chile.

De acordo com o professor Marcelo, outros dois planetas do tamanho de Júpiter também foram encontrados no mesmo trabalho. Entretanto, necessitam de mais observações para que seja possível determinar melhor suas massas.

“A descoberta de novos mundos é um dos campos mais interessantes e promissores na área da astronomia. O número de planetas descobertos ainda é pequeno em relação ao que deve existir em nossa Galáxia”, disse.

“Mais descobertas são necessárias para entendermos como sistemas solares são formados. Seria o nosso sistema solar uma exceção? Em nosso sistema solar planetas gigantes e gasosos estão distantes do Sol. No entanto planetas gasosos são encontrados em grande número perto de suas estrelas mães em outros sistemas”, explicou.

Marcelo Emílio ainda destaca a importância dessa descoberta para a UEPG, que tem proposta de criação do curso de bacharelado em Astronomia.

“Hoje a UEPG conta com uma projeção significativa nesta área, pela realização de eventos nacionais que envolveram a Sociedade Brasileira de Astronomia e entidades internacionais deste segmento da ciência, trazendo a Ponta Grossa cientistas renomados mundialmente”, comenta.

O professor adianta que, ainda este ano, deverá anunciar novas conquistas que vão dar maior suporte a esse objetivo de ter na instituição um curso para a formação de astrônomos.

Os autores do artigo sobre o novo planeta são Rodrigo C. Boufleur (ON), Marcelo Emilio (UEPG), Eduardo Janot Pacheco (IAG/USP), Laerte Andrade (UEPG), Sylvio Ferraz-Mello (IAG/USP), José Dias do Nascimento Júnior (UFRN), J. Ramiro de La Reza (ON).

Ciberia // UEPG

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …