Existe uma “Biblioteca do Apocalipse” e é o lugar mais seguro do mundo

Global Crop Diversity Trust / Flickr

O Global Seed Vault, que preserva sementes, fica na mesma mina que o Arctic World Archive, que preserva dados

O Global Seed Vault, que preserva sementes, fica na mesma mina que o Arctic World Archive, que preserva dados

Nunca se falou tanto sobre a possibilidade de o fim do mundo estar próximo. Uma empresa tecnológica norueguesa já está se preparando para esse cenário e criou um arquivo de dados no “lugar mais seguro do planeta” para garantir que, pelo menos essa informação, sobreviverá ao apocalipse.

A tecnológica Piql construiu o Arctic World Archive, um repositório de dados situado em uma antiga mina da ilha Svalbard, na Noruega, 300 metros abaixo do solo. Assim, fica garantido que, pelo menos, os dados conseguirão sobreviver a um inevitável apocalipse.

Já tinha sido notícia o Global Seed Vault, uma espécie de arca que contém cerca de um milhão e meio de sementes, de diferentes espécies, com o objetivo de preservar a sua diversidade, no caso de um desastre em grande escala.

Situado na mesma montanha e mina, o Arctic World Archive tem um objetivo semelhante mas, em vez de sementes, protege dados.

A Piql, cujo nome é uma referência a um pickle e à sua conserva em vinagre, afirma que os dados, depois de guardados no cofre, serão mantidos em segurança durante por pelo menos 500 anos, podendo mesmo chegar aos 1.000 anos.

“Desenvolvemos uma nova tecnologia única para a preservação de longo prazo de dados digitais para futuras gerações”, destaca a diretora do projeto, Katrine Thomson, em declarações ao Digital Trends.

A mina em que o cofre está situado tem “condições perfeitas, entre 5 a 10 graus centígrados negativos, e a quantidade certa de umidade” para que um projeto destes tenha sucesso, garante Katrine Thomson.

Os dados a serem preservados são enviados para a empresa, onde são processados e convertidos para um formato de filme analógico fotossensível.

Acredita-se que, apesar da revolução digital, o formato analógico é o mais “resistente” ao futuro, nomeadamente porque não requer comportamentos como atualizações de sistema. É algo mais básico.

Depois de guardados, é impossível alterar os dados, garante a Piql. No entanto, podem ser visualizados a pedido da entidade proprietária. Mas este processo não é instantâneo – por razões de segurança, o repositório não está ligado à internet, de forma a prevenir eventuais situações de hacking.

Após serem recolhidos, os dados são transformados e enviados por fibra óptica.

“Quando se quiser recuperar os dados no futuro, simplesmente é feito o scan do filme, usando um dos nossos scanners ou alguma luz amplificadora e um meio de a capturar, como em uma câmara e se obtêm os dados de volta”, explica Thomson.

Podemos armazenar todo tipo de dados, desde imagens e sons a texto“, acrescenta Katrine Thomson, notando que as informações a preservar podem ser enviadas para a empresa através da internet ou de qualquer outro método de armazenamento.

“A longo prazo, a nossa solução é muito mais acessível do que outras soluções de armazenamento digital, onde as pessoas têm que, continuamente, migrar os dados”, sublinha ainda a directora do projecto.

“O lugar mais seguro do planeta”

A localização do Arctic World Archive oferece ainda outras vantagens. Além de se encontrar em uma ilha remota, é uma zona desmilitarizada, por via de um tratado internacional assinado por 42 países, depois da Segunda Guerra Mundial, havendo assim a segurança de que o cofre não pode ser manipulado ou atacado.

O cofre também está protegido contra ataques nucleares, pelo que a empresa diz que estamos falando do “lugar mais seguro do planeta para uma Embaixada digital”.

Disponível desde 27 de Março deste ano, os governos de Brasil, México e Noruega foram os primeiros clientes da já chamada “Biblioteca do Apocalipse”. O Brasil teria guardado no cofre documentos sobre a Constituição, enquanto os mexicanos teriam preservado dados históricos que remontam ao tempo dos incas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …