Existe uma “Biblioteca do Apocalipse” e é o lugar mais seguro do mundo

Global Crop Diversity Trust / Flickr

O Global Seed Vault, que preserva sementes, fica na mesma mina que o Arctic World Archive, que preserva dados

O Global Seed Vault, que preserva sementes, fica na mesma mina que o Arctic World Archive, que preserva dados

Nunca se falou tanto sobre a possibilidade de o fim do mundo estar próximo. Uma empresa tecnológica norueguesa já está se preparando para esse cenário e criou um arquivo de dados no “lugar mais seguro do planeta” para garantir que, pelo menos essa informação, sobreviverá ao apocalipse.

A tecnológica Piql construiu o Arctic World Archive, um repositório de dados situado em uma antiga mina da ilha Svalbard, na Noruega, 300 metros abaixo do solo. Assim, fica garantido que, pelo menos, os dados conseguirão sobreviver a um inevitável apocalipse.

Já tinha sido notícia o Global Seed Vault, uma espécie de arca que contém cerca de um milhão e meio de sementes, de diferentes espécies, com o objetivo de preservar a sua diversidade, no caso de um desastre em grande escala.

Situado na mesma montanha e mina, o Arctic World Archive tem um objetivo semelhante mas, em vez de sementes, protege dados.

A Piql, cujo nome é uma referência a um pickle e à sua conserva em vinagre, afirma que os dados, depois de guardados no cofre, serão mantidos em segurança durante por pelo menos 500 anos, podendo mesmo chegar aos 1.000 anos.

“Desenvolvemos uma nova tecnologia única para a preservação de longo prazo de dados digitais para futuras gerações”, destaca a diretora do projeto, Katrine Thomson, em declarações ao Digital Trends.

A mina em que o cofre está situado tem “condições perfeitas, entre 5 a 10 graus centígrados negativos, e a quantidade certa de umidade” para que um projeto destes tenha sucesso, garante Katrine Thomson.

Os dados a serem preservados são enviados para a empresa, onde são processados e convertidos para um formato de filme analógico fotossensível.

Acredita-se que, apesar da revolução digital, o formato analógico é o mais “resistente” ao futuro, nomeadamente porque não requer comportamentos como atualizações de sistema. É algo mais básico.

Depois de guardados, é impossível alterar os dados, garante a Piql. No entanto, podem ser visualizados a pedido da entidade proprietária. Mas este processo não é instantâneo – por razões de segurança, o repositório não está ligado à internet, de forma a prevenir eventuais situações de hacking.

Após serem recolhidos, os dados são transformados e enviados por fibra óptica.

“Quando se quiser recuperar os dados no futuro, simplesmente é feito o scan do filme, usando um dos nossos scanners ou alguma luz amplificadora e um meio de a capturar, como em uma câmara e se obtêm os dados de volta”, explica Thomson.

Podemos armazenar todo tipo de dados, desde imagens e sons a texto“, acrescenta Katrine Thomson, notando que as informações a preservar podem ser enviadas para a empresa através da internet ou de qualquer outro método de armazenamento.

“A longo prazo, a nossa solução é muito mais acessível do que outras soluções de armazenamento digital, onde as pessoas têm que, continuamente, migrar os dados”, sublinha ainda a directora do projecto.

“O lugar mais seguro do planeta”

A localização do Arctic World Archive oferece ainda outras vantagens. Além de se encontrar em uma ilha remota, é uma zona desmilitarizada, por via de um tratado internacional assinado por 42 países, depois da Segunda Guerra Mundial, havendo assim a segurança de que o cofre não pode ser manipulado ou atacado.

O cofre também está protegido contra ataques nucleares, pelo que a empresa diz que estamos falando do “lugar mais seguro do planeta para uma Embaixada digital”.

Disponível desde 27 de Março deste ano, os governos de Brasil, México e Noruega foram os primeiros clientes da já chamada “Biblioteca do Apocalipse”. O Brasil teria guardado no cofre documentos sobre a Constituição, enquanto os mexicanos teriam preservado dados históricos que remontam ao tempo dos incas.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …