Equivalente a oceano: novo reservatório de gelo é descoberto em Marte

Foram descobertas enormes massas de gelo misturadas com areia e escondidas sob a calota polar do norte do Planeta Vermelho.

O primeiro estudo, realizado por pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), baseia-se em observações do radar SHARAD da sonda Orbitador de Reconhecimento de Marte da NASA – um dispositivo capaz de emitir ondas que penetram 1,5 km do manto marciano.

As observações do radar através de dados de gravidade e topografia do planeta foram confirmadas por uma segunda pesquisa, feita por cientistas das Universidades John Hopkins e do Texas.

Camadas de gelo e areia foram encontradas em cavidades perto do polo norte marciano, cuja porcentagem média de água varia de 62% a 88%. O volume total encontrado desse líquido (2,2 milhões de km³) seria suficiente para criar um oceano com uma profundidade de um metro e meio.

Não esperávamos encontrar tanta água gelada aqui“, afirmou o coautor de ambos os artigos, Stefano Nerozzi, adicionando que esse já é o terceiro reservatório de água achado fora das calotas polares com um volume imenso.

Segundo os cientistas, a estrutura em camadas de gelo se deve a uma sucessão de aquecimento e resfriamento de Marte. A cada 50 mil anos, as temperaturas sobem e a areia cobre os restos das calotas polares, protegendo-os da evaporação. Para Nerozzi, essa descoberta incrível ajudaria a compreender melhor se o Planeta Vermelho teria sido habitável no passado.

“Você pode ter todas as condições certas para a vida, mas se a maior parte da água está presa nos polos, então é difícil ter água líquida suficiente perto do equador”, explica o especialista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …

Metade da matéria do universo havia sumido, mas foi encontrada

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter finalmente resolvido o “problema dos bárions desaparecidos”. Bárion é uma classificação genérica para um tipo partículas que engloba prótons e nêutrons. Estas partículas, por sua vez, são os blocos …

Máscara elétrica autolimpante que carrega celular deverá custar apenas 1 dólar

Devido à pandemia do coronavírus, diversos especialistas alertam para a, cada vez mais real, possibilidade de usarmos máscaras para sair de casa até, no mínimo, o final do ano. Por isto, diversas empresas estão estendendo …

Bolsonaro bate recorde de rejeição, mostra Datafolha

Na primeira pesquisa feita após divulgação de vídeo da reunião ministerial, 43% dos entrevistados consideram governo ruim ou péssimo. Entre os quatro últimos presidentes eleitos, Bolsonaro é o pior avaliado. O índice de rejeição ao presidente …

Renault detalha plano econômico e anuncia 4.600 cortes na França

A empresa automobilística revelou nesta sexta-feira seu plano de cortes no país que integra um plano de economias de cerca de € 2 bilhões (cerca de R$ 12 bilhões) em três anos. A Renault …