Descoberto palácio de rei bíblico embaixo de túmulo destruído pelo Estado Islâmico

Voice of America / Wikimedia

Ruínas da mesquita sunita, onde estava o Templo de Jonas, em Mosul, destruída pelo EI em 2014

Ruínas da mesquita sunita, onde estava o Templo de Jonas, em Mosul, destruída pelo EI em 2014

Arqueólogos iraquianos fizeram uma descoberta surpreendente nos destroços do Túmulo do Profeta Jonas, que foi destruído pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Os pesquisadores encontraram no local o palácio do antigo rei assírio Senaquerib, citado na Bíblia.

O exército iraquiano recuperou das mãos do EI a zona onde se situa o túmulo, em uma colina de Mosul, no Iraque, no mês passado. A ação fez parte da forte ofensiva lançada sobre a cidade que esteve sob controle do grupo terrorista durante os últimos dois anos.

Quando os arqueólogos procediam à documentação dos estragos provocados pelo grupo terrorista no Túmulo de Jonas, que estava situado em uma mesquita sunita, encontraram vestígios do palácio do antigo Rei assírio Senaquerib que data de 600 a.C..

A existência do palácio era conhecida, mas vestígios nunca tinham sido encontrados.

O palácio foi construído para o Rei Senaquerib, cujo nome significa “O Deus da Lua Multiplicou os Seus Irmãos” e que é mencionado na Bíblia por causa da invasão comandada por ele ao antigo Reino de Judá, em 701 a.C..

Senaquerib acabou assassinado por dois de seus filhos. Outro filho, Assaradão, se tornou Rei da Assíria (681 a.C. a 669 a.C.) e tratou de ampliar o palácio que foi depois remodelado pelo seu sucessor, Assurbanípal, o último grande líder da Assíria.

“Descoberta fantástica”

O The Telegraph, que relata a descoberta, conta que os arqueólogos chegaram aos vestígios do palácio graças aos túneis escavados pelo EI para procurar artefatos antigos para tomarem posse.

Foi nessa travessia pelos túneis que a arqueóloga iraquiana Layla Salih descobriu uma inscrição em uma pedra, com referência a Assaradão, em escrita cuneiforme – uma das primeiras formas de escrita do mundo-, datada de 672 a.C., altura em que o palácio integrava a antiga cidade assíria de Nínive.

Os arqueólogos encontraram também antigas esculturas assírias em pedra.

“Os objetos não combinam com as descrições do que pensávamos estar lá em baixo, por isso a destruição do EI nos levou a uma descoberta fantástica“, explica ao The Telegraph a professora Eleanor Robson, diretora do Instituto Britânico para o Estudo do Iraque.

“Há uma grande quantidade de história lá em baixo, não apenas pedras ornamentais. É uma oportunidade para, finalmente, mapear a “casa-do-tesouro” do primeiro grande império do mundo, desde o seu período de maior sucesso”, acrescenta Eleanor.

Não se sabe ainda quais relíquias os terroristas podem ter encontrado antes de os arqueólogos terem encontrado o local. “Acreditamos que eles levaram muitos artefatos, como cerâmica e peças pequenas para vender”, refere Layla Salih ao The Telegraph.

Agora, a grande preocupação dos investigadores sãoos túneis que correm o risco de desabar, o que, se acontecer, deve parar a investigação e colocar em cheque o patrimônio histórico encontrado.

[sc name=”assina” by=”” url=”https://zap.aeiou.pt/descoberto-palacio-rei-biblico-baixo-tumulo-destruido-pelo-daesh-151872″ source=”ZAP”

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Processo de impeachment contra Trump deixa Ucrânia em posição difícil

Em meio a inquérito nos EUA, presidente Zelensky se vê num dilema: se confirmar pressão de Washington, perde a boa vontade de Trump. Se desmentir, arrisca fechar a porta para uma futura Casa Branca sob …

Caso Marielle: Moro defende Bolsonaro e fala em 'fraude' para envolver nome do presidente

  O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cujo nome nas últimas semanas esteve vinculado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, no Rio de …

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …