Escolas do Rio serão usadas como locais de vacinação contra febre amarela

PAHO / WHO

-

As 1.250 escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro serão utilizadas como locais de vacinação contra a febre amarela, priorizando o atendimento de alunos e pais, informou hoje (16) a Secretaria estadual de Educação.

A vacinação nas escolas estaduais começará pelos seguintes municípios: Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Macaé, Rio das Ostras, Trajano de Moraes, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e Cabo Frio. Neste período, as aulas ocorrerão normalmente, sem impacto na rotina das unidades escolares.

Após a confirmação dos dois primeiros casos de febre amarela silvestre com transmissão dentro do estado, com uma morte, na área rural de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, a Secretaria de Saúde informou que vai antecipar a vacinação para 24 municípios estratégicos nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas.

A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

O secretário de Saúde do estado do Rio, Luiz Antônio de Souza Teixeira Jr., recomendou hoje que moradores do estado que ainda não foram imunizados contra a febre amarela não frequentem áreas de florestas. Segundo ele, é preciso esperar 10 dias para que a vacina faça efeito.

Campanha de vacinação é iniciada

A campanha de vacinação começou hoje em Casimiro de Abreu em 12 postos de saúde e 24 escolas municipais, além de unidades volantes. Um hospital de campanha foi montado nesta quinta-feira, na Praça Feliciano Sodré, para imunizar os moradores. A meta é atingir 40 mil pessoas.

Após reunião com 12 prefeitos em Casimiro de Abreu, Teixeira Jr. disse que o estado do Rio recebe hoje todas as doses para cobrir 100% da população das 24 cidades que foram definidas como estratégicas, mas que a distribuição será gradativa.

Para a primeira etapa da vacinação dos moradores desses municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas.

Os demais municípios, incluindo a capital e a região metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim deste mês, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, que também participou da reunião em Casimiro de Abreu, o estado registrou 37 notificações de febre amarela, dos quais 19 descartadas e os dois casos confirmados.

Macacos mortos

A Secretaria de Estado de Saúde informou que recebeu, na última semana, os resultados dos exames das amostras encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, em outubro de 2016, referente a macacos encontrados mortos naquela ocasião, em diferentes pontos do município do Rio.

Diante do contexto epidemiológico a ser avaliado e dos resultados, até o momento, inconclusivos, a secretaria disse que aguarda os resultados da análise que está sendo conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio.

A entidade esclareceu ainda que, até o momento, não há resultado conclusivo que confirme a morte de primatas por febre amarela no estado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Secularismo e tolerância a minorias predizem a prosperidade de um país

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Universidade do Tennesse analisaram dados de quase 500 mil pessoas de 109 países e concluíram que mudanças na cultura geralmente vêm antes da melhora na riqueza, educação e democracia. Os …

Estudo: declínio de abelhas se aproxima da extinção em massa

De acordo com um novo estudo liderado por cientistas da Universidade de Ottawa (Canadá), a probabilidade de uma população de abelhas sobreviver em qualquer lugar diminuiu 30% no curso de uma geração humana. Os pesquisadores sugerem …

Pesquisador diz ter descoberto droga capaz de apagar memória ruim de separação amorosa

Um pesquisador de Montreal, no Canadá, diz ter encontrado uma maneira de acabar com o sofrimento causado por uma separação traumática — ele "edita" as memórias dolorosas usando um betabloqueador e sessões de terapia. Alain Brunet …

Documento revela que Facebook poderia ter virado uma "Wikipédia da vida privada"

Steven Levy, conhecido editor da Wired, conseguiu colocar as mãos em algo que ele talvez nunca imaginou encontrar: um diário de Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, datado de 2006 e que mostra algumas …

Missão suicida: satélite queimará na atmosfera da Terra, mas por uma boa causa

Na próxima semana, a Agência Espacial Europeia (ESA) vai destruir um satélite, lançando-o em direção à atmosfera da Terra, só para vê-lo queimar durante a reentrada. Sim, tudo de propósito. Trata-se de um experimento muito …

Pé Grande vagueia pelo Reino Unido enquanto centenas de relatos são registrados

Apesar de a lenda do Pé Grande ser tipicamente americana, centenas de pessoas relataram ter visto a enigmática criatura em diversas localidades do Reino Unido. Se por um lado o Reino Unido é um país relativamente …

Um terço de todas as espécies de animais e plantas pode desaparecer em 50 anos

Um novo estudo da Universidade do Arizona (EUA) estimou que um terço de todas as espécies de plantas e animais do planeta pode ser extinta em até 50 anos devido aos efeitos da mudança climática. Para …

Huawei ataca governo dos EUA e lembra caso Snowden

Em comunicado publicado nesta quinta-feira (13), a Huawei voltou a se defender dos ataques feitos pelos Estados Unidos nesta semana, afirmando que, se tem alguém envolvido com espionagem internacional, esse alguém é justamente o governo …

Os efeitos políticos e religiosos do encontro entre Lula e o papa

Reunião no Vaticano vai além de troca de gentilezas entre dois líderes sul-americanos. Para especialistas, audiência tem repercussões para o ex-presidente, o PT e a própria Igreja Católica, que vive disputa de poder. A reunião entre …

Candidato de Macron à prefeitura de Paris renuncia devido a escândalo sexual

Reviravolta na campanha pelas eleições municipais em Paris a apenas um mês da votação. O candidato do partido presidencial, Benjamin Griveaux, renunciou nesta sexta-feira (14) à corrida pela prefeitura da capital. A decisão foi anunciada …