Escolas do Rio serão usadas como locais de vacinação contra febre amarela

PAHO / WHO

-

As 1.250 escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro serão utilizadas como locais de vacinação contra a febre amarela, priorizando o atendimento de alunos e pais, informou hoje (16) a Secretaria estadual de Educação.

A vacinação nas escolas estaduais começará pelos seguintes municípios: Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Macaé, Rio das Ostras, Trajano de Moraes, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e Cabo Frio. Neste período, as aulas ocorrerão normalmente, sem impacto na rotina das unidades escolares.

Após a confirmação dos dois primeiros casos de febre amarela silvestre com transmissão dentro do estado, com uma morte, na área rural de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, a Secretaria de Saúde informou que vai antecipar a vacinação para 24 municípios estratégicos nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas.

A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

O secretário de Saúde do estado do Rio, Luiz Antônio de Souza Teixeira Jr., recomendou hoje que moradores do estado que ainda não foram imunizados contra a febre amarela não frequentem áreas de florestas. Segundo ele, é preciso esperar 10 dias para que a vacina faça efeito.

Campanha de vacinação é iniciada

A campanha de vacinação começou hoje em Casimiro de Abreu em 12 postos de saúde e 24 escolas municipais, além de unidades volantes. Um hospital de campanha foi montado nesta quinta-feira, na Praça Feliciano Sodré, para imunizar os moradores. A meta é atingir 40 mil pessoas.

Após reunião com 12 prefeitos em Casimiro de Abreu, Teixeira Jr. disse que o estado do Rio recebe hoje todas as doses para cobrir 100% da população das 24 cidades que foram definidas como estratégicas, mas que a distribuição será gradativa.

Para a primeira etapa da vacinação dos moradores desses municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas.

Os demais municípios, incluindo a capital e a região metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim deste mês, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, que também participou da reunião em Casimiro de Abreu, o estado registrou 37 notificações de febre amarela, dos quais 19 descartadas e os dois casos confirmados.

Macacos mortos

A Secretaria de Estado de Saúde informou que recebeu, na última semana, os resultados dos exames das amostras encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, em outubro de 2016, referente a macacos encontrados mortos naquela ocasião, em diferentes pontos do município do Rio.

Diante do contexto epidemiológico a ser avaliado e dos resultados, até o momento, inconclusivos, a secretaria disse que aguarda os resultados da análise que está sendo conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio.

A entidade esclareceu ainda que, até o momento, não há resultado conclusivo que confirme a morte de primatas por febre amarela no estado.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Ausência nas eleições poderá ser justificada pelo celular

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quarta-feira (30) que a justificativa de ausência nas próximas eleições - cujas votações ocorrerão em 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno) - poderá …

"Mafalda" perde seu criador, Quino, aos 88 anos

O criador de Mafalda, o cartunista argentino Quino, morreu aos 88 anos. O icônico ilustrador e humorista marcou a vida argentina e do mundo todo com a criação da pequena menina com grandes ideias que …

Muito além de Netuno: objeto binário choca cientistas por ter partes orbitando muito perto

Um objeto transnetuniano (TNO, na sigla em inglês) binário foi detectado por uma rede de observação nos EUA. Objetos transnetunianos consistem em pequenos corpos gelados que orbitam o Sol a uma distância longínqua, para além …

Acusados de financiar terrorismo na Síria com bitcoins são detidos na França

A Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT) da França anunciou a detenção nesta terça-feira (29) de 29 pessoas acusadas de transferir recursos a jihadistas na Síria graças a um circuito sofisticado no qual foram utilizadas criptomoedas. A …

Donald Trump e Joe Biden travam debate caótico

Xingamentos e interrupções marcam primeiro duelo direto. Trump se recusa a condenar racistas, e Biden chama presidente de palhaço e mentiroso. Democrata sinaliza que pretende retaliar Brasil por devastação ambiental. Faltando pouco mais de um mês …

Flight Simulator tem um bug com buraco bizarro no mapa do Brasil

Vejam só: encontraram um bug respeitável na edição 2020 de Flight Simulator, o respeitado simulador de voo da Microsoft. E, para o nosso orgulho, a falha se localiza especificamente no Brasil. Se você sobrevoar as coordenadas …

Médica fez viagem institucional para impedir aborto de criança vítima de estupro e Damares teria atuado nos bastidores

Uma reportagem da Folha de São Paulo afirmou que uma das médicas que trabalhou para impedir o aborto legal de uma criança de 10 anos que foi estuprada em São Mateus, ES, confessou, em entrevista, …

COVID-19: produção de vacina pode causar morte de meio milhão de tubarões, alertam especialistas

Óleo natural feito a partir do fígado dos tubarões é um componente-chave entre os ingredientes utilizados por vários candidatos a vacina contra a COVID-19. A Shark Allies, uma organização de defesa aos tubarões, da Califórnia, EUA, …

Quem é Amy Barrett, a indicada de Trump para Suprema Corte?

Se aprovada pelo Senado, atual juíza federal e católica devota poderá influenciar a vida pública dos EUA por décadas e mover de vez a composição da Corte para uma orientação conservadora. Se no Brasil o presidente …

Uber ganha 18 meses de licença para atuar em Londres

Após uma longa batalha jurídica, a Uber ganhou uma licença para restabelecer suas operações em Londres pelos próximos 18 meses. Em novembro de 2019, a empresa havia sido impedida de atuar na capital inglesa, depois que …