Maior organização de escoteiros dos EUA declara falência após processos de abuso sexual

O grupo Boys Scouts of America, principal movimento de escoteiros dos Estados Unidos, apresentou um pedido de falência nesta terça-feira (18), em um esforço para salvaguardar as indenizações às vítimas de abuso sexual, afirma um comunicado.

O procedimento de falência ajudará a “compensar de forma equitativa” as vítimas por meio da criação de um “fundo de compensação” e permitirá que a organização Boys Scouts of America (BSA) continue operando a nível local, indica o texto.

“A BSA se preocupa profundamente com todas as vítimas de abuso e pede sinceras desculpas a qualquer pessoa que tenha sido prejudicada durante sua permanência entre os escoteiros”, afirmou o presidente-executivo Roger Mosby no comunicado.

Com 110 anos de história e 2,2 milhões de integrantes com idades entre 5 e 21 anos, a BSA foi acusada de acobertar abusos contra milhares de jovens durante gerações e de não ter feito o suficiente para expulsar os pedófilos da organização.

Mais de 12 mil integrantes foram vítimas de abuso desde 1944, afirmou no ano passado o advogado Jeff Anderson, que citou mais de 7.800 abusadores dentro da organização.

A existência dos dados figura no que foi chamado de “arquivos da perversão”, revelados pela primeira vez em um processo judicial de 2012.

Além disso, a organização admitiu que sua resposta aos escândalo foi “claramente insuficiente, inapropriada ou equivocada”. Também indicou ter iniciado uma revisão de seus procedimentos para proteger os integrantes.

“A BSA tem hoje algumas das políticas mais sólidas de proteção aos jovens, com a assessoria de especialistas que podem ser encontrados em qualquer organização que serve aos jovens, incluindo uma capacitação obrigatória de proteção à juventude e a verificação de antecedentes para todos os voluntários e funcionários”, afirma a organização no comunicado.

“Abused in Scouting”, uma rede de escritórios de advocacia que representa as vítimas, considerou que a declaração de falência poderia significar o fim do grupo BSA.

A organização calcula passivos de até US$ 1 bilhão, de acordo com documentos apresentados ao tribunal nesta terça-feira.

O Conselho Nacional da BSA e os conselhos locais afiliados têm ativos que alcançam US$ 5 bilhões, incluindo imóveis, de acordo com uma reportagem do The Wall Street Journal publicada no mês passado.

Os conselhos locais possuem quase dois terços dos ativos da organização, que, segundo o WSJ, poderiam ser protegidos dos credores durante o processo de falência, limitando sua exposição às ações de abuso sexual.

O plano de falência foi discutido pela primeira vez em 2018, segundo o jornal, em consequências dos problemas causados pela diminuição do número de membros e o aumento dos custos.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …