Software de plágio encontra a fonte de 11 peças de Shakespeare

RafkinsWarning / DeviantArt

William Shakespeare

Como todo artista bem-sucedido, William Shakespeare era uma potência criativa que utilizava diversas referências em seus trabalhos. Por exemplo, é conhecido que se inspirou nos escritos de Plutarco e de autores italianos contemporâneos para criar as tramas de suas peças.

Agora, há evidências de uma nova fonte da qual Shakespeare bebeu: “A Brief Discourse of Rebellion and Rebels”, um livro escrito no final de 1500 por George North, uma figura presente na corte da Rainha Elizabeth. A descoberta foi feita, surpreendentemente, através de um software de detecção de plágio.

O escritor Dennis McCarthy, pesquisador da história da língua inglesa, tinha ouvido falar do livro de North através de um catálogo de leilões. O anúncio sugeria que seria interessante compará-lo com o trabalho de Shakespeare.

McCarthy e a professora de inglês June Schlueter então digitalizaram o texto do autor pouco conhecido, comparando-o contra as peças de Shakespeare em seguida através do software de código aberto WCopyfind, muito utilizado por professores para verificar se os seus alunos estão plagiando artigos acadêmicos.

Ao que tudo indica, Shakespeare leu “A Brief Discourse of Rebellion and Rebels” e achou a linguagem tão brilhante que decidiu copiá-la, muitas vezes diretamente, em suas peças. A dupla de pesquisadores descobriu que 11 obras de Shakespeare possuem inspirações tiradas do livro de North.

Por exemplo…

Na dedicação do seu livro, North incentiva aqueles que se veem como feios a se esforçarem para serem interiormente lindos, a fim de desafiar a natureza. Ele usa uma sucessão de palavras para fazer seu argumento, incluindo “proporção”, “vidro”, “recurso”, “justo”, “deformado”, “mundo”, “sombra” e “natureza”.

No solilóquio de abertura da peça shakespeariana “Ricardo III”, o tirano corcunda usa as mesmas palavras praticamente na mesma ordem para chegar à conclusão oposta: que, uma vez que ele é exteriormente feio, ele agirá como o vilão que parece ser.

Shakespeare não só usa as mesmas palavras que North, mas muitas vezes as usa em cenas sobre temas semelhantes, bem como emprega os mesmos personagens históricos.

Em outra passagem do livro, North usa seis termos sobre cachorros para argumentar que, assim como os cães existem em uma hierarquia natural, os humanos também. Shakespeare utiliza essencialmente a mesma lista para fazer argumentos semelhantes em “Rei Lear” e “Macbeth”.

“As pessoas não percebem quão raras essas palavras realmente são”, disse McCarthy.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …