Organização de Direitos Humanos denuncia abuso sexual de menores na Coreia do Norte

(dv) KCNA / YONHAP

A organização Human Rights Watch (HRW) instou nesta quarta-feira (20) as Nações Unidas a pressionarem a Coreia do Norte para prevenir e investigar os abusos sexuais a menores, crime que o regime de Pyongyang diz não existir no país.

Segundo a organização de direitos humanos, Pyongyang insiste em afirmar que não tem havido um único caso de abuso sexual de menores na última década, argumentando que “semelhantes atos são inconcebíveis” para os norte-coreanos, de acordo com um comunicado divulgado nesta quarta.

A organização humanitária assegura, contudo, que tem conhecimento de pelo menos quatro casos documentados entre 2008 e 2015 e de outros três no início da década, que refletem uma preocupante desproteção das crianças norte-coreanas por parte das autoridades perante os abusos sexuais.

O Comitê dos Direitos da Criança (CRC, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas convocou nesta quarta os representantes da Coreia do Norte para discutir a proteção de menores no país.

O CRC deve desmentir a afirmação de que não existem abusos sexuais e exigir que Pyongyang tome medidas imediatas para assegurar que protegem as vítimas de maneira real e sustentável”, afirmou o vice-diretor da organização humanitária para a Ásia, Phil Robertson.

Apoiada em várias entrevistas com norte-coreanos que conseguiram sair do país, a HRW afirma que “é completamente normal que as mulheres e meninas da Coreia do Norte testem ou experimentem violência de gênero” e que as vítimas geralmente não denunciam casos de abuso às autoridades.

Esta não denúncia acontece porque as vítimas têm medo de ser estigmatizadas e desconfiam das forças de segurança do Estado, que não consideram os abusos contra as mulheres como um crime grave.

“Embora o número de entrevistados não seja suficientemente grande para poder tirar conclusões sobre as condições em todo o país, proporciona um panorama dos abusos com base nas experiências pessoais dos entrevistados”, acrescentou o comunicado da HRW.

O documento conclui garantindo que o testemunho dos entrevistados “fornece relatos preocupantes de assédio sexual, violação infantil e falta de proteção infantil“.

Um relatório da ONU de 2014 já tinha destacado o abuso generalizado de direitos humanos que os habitantes da Coreia do Norte sofrem diariamente.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …

Um acelerador de partículas cósmico, muito mais poderoso do que o LHC foi descoberto no espaço

Cientistas rastrearam uma partícula fantasma para uma estrela despedaçada e descobriram um gigantesco acelerador de partículas cósmico. A partícula subatômica, chamada de neutrino, foi lançada em direção à Terra depois que a estrela condenada chegou muito …

Mulher de 'El Chapo' Guzmán é presa nos EUA acusada por narcotráfico

Foi presa nesta segunda-feira (22/02) nos Estados Unidos Emma Coronel Aispuro, 31, mulher de Joaquín "El Chapo" Guzmán, ex-líder do cartel de drogas mexicano Sinaloa. Aispuro, que tem cidadania mexicana e americana, foi presa no aeroporto …

Gana é o primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, da OMS

Gana recebeu nesta quarta-feira o primeiro lote mundial de vacinas financiadas pelo programa Covax, que proporciona aos países de renda baixa e média as primeiras doses de fármacos antiCovid. Os imunizantes foram enviados de …

Variante da Califórnia parece ser mais contagiosa e resistente a vacinas, aponta estudo

Um novo estudo confirma que a mutação do SARS-CoV-2 na Califórnia, EUA, é mais contagiosa e mais resistente a vacinas, embora a escala de sua ameaça ainda não esteja clara. Uma variante descoberta pela primeira vez …

Cheirinho de carro novo? Estudo alerta para risco de câncer em odor favorito de muitos

Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade da California Riverside mostrou que o cheiro de carro novo, tão amado por todo mundo que acaba de comprar o seu veículo, pode ser um risco para saúde. Mas …

STJ anula quebra do sigilo de Flávio Bolsonaro no caso das "rachadinhas"

Ministros apontaram falta de fundamentação do juiz de 1ª instância. Decisões da próxima semana determinarão chance de o processo contra o senador ir adiante ou voltar ao início. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça …

Troca de comando na Petrobras: Bolsonaro repete interferência de Dilma na estatal?

As ações da Petrobras derreteram depois que o presidente Jair Bolsonaro decidiu mudar o comando da empresa. Na noite de sexta-feira (19/02), Bolsonaro anunciou o general da reserva Joaquim Silva e Luna para substituir o …

Uruguai, último país da América do Sul a receber vacinas, começa imunização em março

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, informou nesta segunda-feira (22) que as primeiras vacinas contra a Covid-19 chegarão nesta quinta-feira ao país, o único na América do Sul que ainda não possui doses …