Esposa de Kim Jong-un está desaparecida há 7 meses

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

Os analistas sul-coreanos que acompanham a mídia da Coreia do Norte estão discutindo as razões do desaparecimento da mulher de Kim Jong-un.

Segundo a agência Yonhap, a esposa do líder norte-coreano, Ri Sol-ju, apareceu em público com seu marido pela última vez em março deste ano, quando eles visitaram um centro comercial e centro de lazer em Pyongyang.

Ri Sol-ju costumava comparecer em eventos públicos de dois em dois meses no ano passado, mas neste ano, ela já não é vista jfaz sete meses. É extraordinário, diz um dos especialistas citado pela agência.

Muitos analistas fizeram a sugestão de que a primeira dama não participa dos eventos por poder estar grávida. Outros não excluem que o casal poderia ter se separado.

Ao mesmo tempo, existe a opinião de que a ausência da mulher estará ligada à atenção que lhe é prestada pela irmã de Kim Jong-um, Kim Yo-jong, que em junho se tornou deputada.

Quase tudo sobre Ri Sol-ju, a primeira-dama da Coreia do Norte, é um mistério. Até mesmo sua data de nascimento é alvo de especulação. Presume-se que ela tenha nascido entre 1985 e 1989.

Ri Sol-ju era uma cantora clássica, e o supremo líder norte-coreano a teria conhecido durante uma apresentação. Seus pais são um professor e uma médica. Eles se casaram em 2009, e segundo o ex-jogador de basquete Dennis Rodman, que já visitou o ditador algumas vezes e o considera seu amigo, eles tem uma filha de nome Kim Ju-Ae.

Suas primeiras aparições públicas foram a partir de 2012, acompanhando o marido em suas costumeiras visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isso representou uma quebra de tradição, já que as esposas e concubinas do pai e avô de Kim Jong-Un jamais foram vistas em público.

Segundo especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objetivo de impulsar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …

Brasil é líder em conflitos socioambientais na Amazônia

Dono da maior extensão de Floresta Amazônica, o Brasil também é campeão em conflitos socioambientais na região. Um levantamento inédito comparando a situação de quatro países mostrou que, dos 1.308 confrontos registrados em 2017 e …

Lukashenko toma posse em cerimônia secreta em Belarus

O presidente de Belarus prestou juramento, nesta quarta-feira (26), em uma cerimônia mantida em sigilo. Este é o sexto mandato do chefe de Estado, no poder há 26 anos. "Alexander Lukashenko prestou juramento no idioma bielorrusso, …

Pássaros sacrificados como oferenda aos deuses são encontrados no Egito

Milhões de aves, que teriam sido utilizadas como oferenda aos deuses Hórus, Rá ou Thoth foram encontradas por uma equipe de arqueólogos no Egito. Os arqueólogos da Universidade Claude Bernard Lyon estavam trabalhando nas escavações de …