Sobrinho de Kim Jong-un está cansado de fugir

Ele está fora da Coreia do Norte e perdeu o pai em um ataque com uma arma química. Aos 21 anos, Kim Han-sol está cansado de fugir do que seria a perseguição do tio, Kim Jong-un, líder norte-coreano que teria envolvimento na morte do irmão, informou um canal sul-coreano.

De acordo com informações da TV Chosun, Kim Han-sol é filho de Kim Jong-nam, meio irmão mais velho de Kim Jong-un e que foi morto em um aeroporto da Malásia, em fevereiro – duas suspeitas são acusadas de utilizarem uma arma química, o VX, para assassiná-lo.

Após a morte do pai, Kim Han-sol vive agora sobre “proteção ferrenha” da mãe, Ri Hye-kyong, que também protege a filha de 19 anos, Kim Sol-hui, de acordo com a TV Chosun. “Isso o mantém seguro, mas também o deixa frustrado ao mesmo tempo”, explicou o canal.

O jovem teria ainda desenvolvido o hábito de ingerir bebidas alcoólicas durante o dia, um efeito da fuga vivida pela família desde a morte de Kim Jong-nam, que teria a participação direta de Kim Jong-un, segundo especulações da imprensa sul-coreana.

“Kim Han-sol tem dito às pessoas ao seu redor que ele está feliz que sua família esteja segura, mas o programa de proteção é sufocante. Ele também tem consumido álcool durante o dia, enquanto dizia que ele tinha mais liberdade trabalhando em Macau”, afirmou o canal de TV da Coreia do Sul.

Primogênito do ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, Kim Jong-nam foi preterido em favor de Kim Jong-un. Antes de ser assassinado, ele vivia com a família em Macau, onde trabalhava em um hotel. O seu exílio da Coreia do Norte começou em 2001, segundo o jornal Korea Herald.

(cv) The New York times

Kim Han-sol, filho de Kim Jong-nam e sobrinho de Kim Jong-un, bisneto de Kim Il-sung

O interesse na morte de Kim Han-sol teria justificativa. Acredita-se que ele seja o último homem sobrevivente da descendência de “Baekdu”, a linhagem direta do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e do seu filho Kim Jong-il, o que poderia fazer dele uma ameaça potencial para seu tio Kim Jong-un.

Não por acaso, o atual líder norte-coreano tem consistentemente eliminado tais ameaças desde que ele subiu ao poder, após a morte do pai, em 2011.

Em uma entrevista à mídia finlandesa em 2012, Kim Han-sol criticou abertamente o regime norte-coreano e o governo do tio, dizendo que sempre sonhou que um dia retornará à sua pátria para “melhorar as coisas”. No momento da entrevista, Kim estudava em uma escola internacional na Bósnia e passou por uma experiência educacional na França.

O paradeiro do sobrinho de Kim Jong-un e da família é desconhecido, embora os governos da Holanda, China, Estados Unidos e um quarto país tenham oferecido asilo à família.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …