Irmã de Kim Jong-un pode ser a verdadeira líder da Coreia do Norte

(dr)

Kim Sul-song, irmã do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Kim Sul-song, irmã mais velha do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano Kim Jong-un pode não ser tão poderoso como parece. Ultimamente, cada vez mais especialistas da vizinha Coréia do Sul proclamam que a meia-irmã do líder norte-coreano, Kim Sul-song, poderia realmente ser a única que tem poder real no país.

Os rumores começaram a surgir na Coreia do Sul em 2013, quando vários especialistas disseram que Kim Sul-song, que é 11 anos mais velha que seu meio-irmão, foi quem realmente governou o país quando Kim Jong-un chegou ao poder.

Durante um discurso na Universidade de Koryo, em Kaesong, o especialista sul-coreano Cheong Seong-Chang disse recentemente que muitas das decisões tomadas pelo líder norte-coreano são geralmente aprovadas por sua meia-irmã.

“De acordo com fontes confiáveis, parece ser verdade que no atual sistema da liderança da República Popular da Coreia (RPDC), qualquer decisão do chefe de Estado requer a aprovação de sua irmã mais velha”, afirmou o diretor do Departamento de Estudos de Estratégia de Unificação no Instituto Sejong.

De acordo com vários relatos, tal distribuição de poder entre a irmã e o irmão poderia ter sido planejada por seu pai, Kim Jong-il.

Em 2013, o semanário coreano Sisain relatou que “Kim Jong-il apreciava muito o potencial de sua filha, que tinha educação no campo de TI, e até confiava em gerenciar todo o setor de TI da RPDC”.

Ao mesmo tempo, algumas pessoas acreditam que as suposições não são nada mais do que apenas rumores.

Segundo Kim Jeongbong, antigo funcionário do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia e professor da Universidade de Hanzhong, Kim Sol-song “é uma mulher comum, que definitivamente não está morrendo de fome, por ser filha e irmã do chefe do país”.

Além disso, já em 2014 os mídia tinham sugerido que uma irmã de Kim Jong-un tinha o poder real na Coreia do Norte – mas na altura, se referindo à irmã mais nova do líder coreano, Kim Yo-jong.

Segundo o The Guardian, quando Kim Yo-jong foi apresentada como membro do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, foi sugerido entre os especialistas em política norte-coreana que a irmã mais nova de Kim Yong-un poderia estar sendo promovida para dar uma ajudinha ao irmão a gerir o país.

Kim Jong-un tornou-se líder norte-coreano em 2011 após a morte de seu pai Kim Jong-iI. Desde que tomou posse, acredita-se que ele tenha autoridade absoluta no país. O líder é notório por sua política de poder duro para com seus próprios membros do partido e é dito ter executado mais de 100 militares e funcionários do governo que ousaram criticá-lo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Bebês ingerem 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia, diz estudo

Um bebê de 12 meses ingere, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia que são liberadas da mamadeira, revelou um estudo divulgado nesta segunda-feira (19/10). O impacto destas micropartículas para …

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …