A British Antarctic Survey (BAS) anunciou na semana passada que, pelo segundo inverno consecutivo, terá de fechar a Halley VI, base móvel de pesquisas do Reino Unido que fica situada na plataforma de gelo no Mar de Weddell, na Antártida, devido a rachaduras encontradas no solo de gelo.
A estação ficará de portas fechadas durante todo o inverno polar do hemisfério sul, de março até novembro de 2018, pois há riscos de a plataforma sucumbir entre as duas fissuras, que têm cerca de 150 metros de profundidade.
Glaciologistas afirmaram que uma imensa fenda a 20 quilômetros de Halley VI está crescendo em direção à base de pesquisas e uma segunda rachadura, mais ao norte, que foi encontrada em outubro de 2016, também está em expansão.
“O crescimento de ambas as fissuras durante o último inverno antártico tem nos preocupado”, disse à Live Science a diretora de comunicação da BAS, Athena Dinar.
Dinar ainda explicou que, na eventualidade de haver acidentes em relação às rachaduras, não há a possibilidade de contar com aeronaves ou navios para realizar o resgate da tripulação da base de pesquisas.
// CanalTech / Live Science